Estilo de vida atrelado ao aumento dos casos de miopia

  • Aumento no número de míopes
  • Os hábitos de vida podem acarretar no problema
  • Dicas de prevenção

Você usa óculos? Tem notado um maior número de pessoas usando óculos? Acredita-se que em alguns locais, alguns países o problema de visão já se tornou uma epidemia.

Se você usa óculos ou notou um aumento no número de pessoas usando óculos você não está enganada. Isso não é apenas uma questão de achometro. De acordo com a classe médica realmente está havendo um crescente no número de pessoas principalmente míopes.

Leia mais

Nossos pets e seu bem estar em nossa casa

Opções de corte que nunca saem de moda

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até o ano de 2020 praticamente 35% da população terá esse tipo de deficiência visual. Em menor ou maior grau. A miopia é uma condição na qual o indivíduo tem dificuldades para enxergar objetos, pessoas e afins longe. De acordo com o grau da miopia, a pessoa apresenta maior ou menor dificuldade. Isso para enxergar sem o auxilio de óculos corretivos.

A miopia e os nossos hábitos de vida

Ainda segundo dados da OMS até 2050, que nem está tão longe assim (apenas 30 anos), mais de 50% da população apresentará algum grau de miopia. Naturalmente há muitos anos acreditou-se que esta condição estava diretamente relacionada com questões genéticas. Isso porque a miopia nada mais é do que um equivoco refracional seja pelo crescimento anormal. Onde o indivíduo tem a sua visão prejudicada. Entretanto, de acordo com alguns novos estudos, a questão de ser míope ou não poderia ser influenciado diretamente pelo nosso estilo de vida. Desta forma, até 2050 teríamos praticamente 90% dos asiáticos com problemas de visão. Mas não se preocupe, nós vamos explicar porque isso acontece.

O hábitos das crianças nos dias atuais

Atualmente cada vez mais cedo estamos permitindo o acesso de uma criança às novas tecnologias de informação (tablet’s, smartphones, computadores e correlatos). Além desse contato precoce e muitas vezes excessivo, os hábitos de convivência mudaram bastante. Hoje praticamente não vemos mais crianças brincando pelas ruas como habitualmente veríamos a alguns anos. Essa excessiva exposição a agentes luminosos como smartphones, por exemplo, e essa falta de contato com o “mundo externo” atrapalham o desenvolvimento e o bom funcionamento do nosso sistema óptico o que pode acabar gerando disfunções, como o caso da miopia.

No caso do isolamento social da criança dentro de casa, o que temos é a menor produção de dopamina que também atua no controle do tamanho de nossos olhos.

Seus filhos apresentam problemas para adormecerem? Ou permanecerem dormindo? A questão do sono além de ser importante para o reparo dos sistemas de nosso organismo, também podem contribuir para evitar um quadro de acuidade visual deficiente. Isso acontece porque um o principal hormônio do sono, a melatonina também atua para manter o tamanho saudável e normal dos nossos olhos.

Dicas de prevenção para evitar casos de miopia

miopia

Exceto a condição genética que pode levar ao desenvolvimento da miopia, algumas de suas principais causas podem ser evitadas. Livrando nossos pequenos deste male que tem se tornado cada vez mais comum. De acordo com a classe médica, uma das formas de evitar a miopia por meio de agentes externos é permitindo que a criança passe um tempo na rua, brincando do lado externo. O indicado é que vocês, como pais, permitam que as crianças permaneçam, ao menos uma hora ou uma hora e meio brincando do lado externo. Longe de seus smartphones e seus tablets.

E por falar em tablet e smartphone, é fundamental limitar o tempo das crianças em frente a estes aparelhos luminosos. Limitar o uso do aparelho é uma das melhores opções para evitar um comportamento obsessivo, tão como problemas visuais.