Solidão demais pode fazer mal a saúde?

  • O que nos leva a solidão pode ser inevitável
  • O auto conhecimento pode nos ajudar a enfrentar a solitude
  • Animais de estimação são sempre bem vindos

Em era de desemprego no nosso país, muitas pessoas acabam tendo que lidar com a solidão em suas casas. Sem o vínculo social que teriam em um emprego. Este vínculo é fundamental para a saúde não só emocional mas consequentemente física do ser humano.

Além dos desempregados, na mesma condição se encontram certamente a maioria dos solitários, os idosos. Onde seus filhos já saíram de suas casas para construir as suas famílias e os deixaram somente com a famigerada síndrome do ninho vazio. Ou seus companheiros que acabaram partindo antes deles e os deixando sozinhos, os viúvos.

Leia mais

Tuberculose: conheça e saiba como tratá-la

Ortorexia: quando a alimentação saudável vira obsessão

Neste caso além da solidão o sujeito tem que lidar com a saudade dos filhos. Saudade esta que é aumentada caso morem mais longe e consequentemente as visitas sejam menores. Mas também com a saudade do companheiro que já se foi. Duas situações que se forem mútuas ou concomitantes, podem levar ao adoecimento em momento de luto. Se a pessoa não souber lidar seja com qualquer uma das situações juntas ou separadas, também pode levar a uma problemática.

O auto conhecimento é fundamental para enfrentar a solidão

solidão

A partir deste momento da vida de solidão, o indivíduo deve ter auto conhecimento. E a partir dele se perguntar qual o papel da solidão em sua vida. Se está fazendo mal, prejudicando a sua saúde emocional ou física. Se está ao menos lidando bem e conseguindo seguir sua vida a diante ou até mesmo se chegou em um ponto que o termo mais correto seria solitude.

Já dizia Tom Jobim em sua muito conhecida popularmente música que é impossível ser feliz sozinho. Se isto é uma verdade não podemos afirmar. Mas que o convívio social é fundamental para a saúde e bem estar como já falamos aqui, sem dúvida alguma.

Então se a pessoa passa a maior parte do tempo sozinha, medidas devem ser tomadas para que sua vida seja dosada. Tendo desta forma ao menos um pouquinho de convivência humana. Ah! Mas não é só a convivência humana que conta, os animais de estimação são ótimos companheiros para quem vive sozinho. Então se você é uma das pessoas que sofrem com a solidão e nunca pensou nesta possibilidade, nós lhe garantimos, é melhor repensar.

Adote e traga mais amor a sua rotina

Pense na diferença de chegar em casa do seu trabalho ou compromissos e encontrar alguém lhe esperando ansiosamente como sempre fazem os cachorros independente de suas diferenças. Ou até mesmo os mais pacatos gatos comparado a chegar em casa e não ter nenhum animalzinho companheiro lhe esperando.

Quanto a já falada saudade, a tecnologia acaba ajudando muito a matá-la. Principalmente para quem tem familiares que moram longe e não podem visitar sempre. Neste caso chamadas de vídeo certamente são a melhor opção. Pois além de ouvir a voz, permite que a pessoa veja a outra e apesar da distância, se sintam mais pertinho uma da outra. Ainda sobre as formas de lidar com a saudade, temos as ligações telefônicas e quando muito caras dependendo da distância, as cartas, que sempre tem um toquezinho a mais de amor por serem especiais.

Para quem está mais perto, visitas são sempre queridas, ainda mais aos domingos que universalmente acabou sendo o dia dos almoços em famílias. Mas sabemos por outro lado que alguns casos são mais literais. Algumas pessoas realmente são sozinhas ou solitárias e não têm ninguém com quem possam contar ou mesmo conviver e trocar afeto. Seja pelas circunstâncias das pessoas que a rodeavam, como mudanças ou por não terem construído vínculos durante a vida, independente de terem laços sanguíneos ou não.

Nestes casos os asilos são os maiores exemplos, muitas vezes de pessoas que não recebem visitas há muito tempo. Que a solidão a este ponto dói é certo, não a toa certamente um dos maiores medos de muitas pessoas é acabar sozinho, por este motivo e por tantos outros, nossas relações devem ser valorizadas.


Publicado

em

por