Tuberculose: conheça e saiba como tratá-la

  • Conheça um pouco mais sobre a tuberculose
  • Dicas de contágio e transmissão
  • Saiba como prevenir

A tuberculose é uma doença que embora seja um verdadeiro problema de saúde pública não é costumeiramente muito comentada e muito menos tratada. Em relação aos tratamentos falaremos ao longo do texto mas a doença de um modo geral não costuma ser tratada porque dificilmente apresenta sintomas. Mas não se engane, é uma doença que precisa de diagnóstico médico e também de tratamento. Uma vez que pode não parecer, ao menos não inicialmente mas os sintomas e as complicações da tuberculose são incomodas.

Leia mais

Ômega 3 pode ser um aliado no tratamento da ansiedade

Curiosidade sobre os ratos que você nem imagina

Você disse tuberculose?

Muitas pessoas se perguntam o que vem a ser a doença quando polvilham informações sobre formas de tratamento e combate. Mas pouco se fala sobre ela fora das campanhas e é sobre isso que falaremos hoje. A tuberculose é uma doença contagiosa, ou seja, transmissível, que se manifesta basicamente em nosso pulmão mas que pode atingir outros órgãos. A tuberculose acomete, segundo dados do Ministério da Saúde cerca de setenta mil pessoas, no qual quatro mil e quinhentas mortes anualmente são registradas por ano por conta da doença.

A versão manifesta da tuberculose que acomete a outros órgãos que não seja o pulmão, ou tuberculose extrapulmonar não é comum. E habitualmente acomete quem possui HIV/Aids bem como pessoas imunodeprimidas. Pessoas imunodeprimidas são aquelas que apresentam um sistema imonológico deficitário capaz de reagir bem a invasão de vírus e bactérias.

Quando manifesta os sintomas a tuberculose apresenta dentre outras coisas falta de apetite e consequentemente perda de peso, fadiga, cansaço, febre e sudorese (no caso da sudorese ela se manifesta principalmente no período noturno).

Depois de todas essas colocações você deve estar se perguntando como o diagnóstico da tuberculose é feito, uma vez que para iniciar o tratamento é necessário diagnóstico clínico.

O diagnóstico e os meios de transmissão

A tuberculose necessita de exame médico para ser diagnosticada e tratada. Desta forma, para que o diagnóstico seja realizado é necessário exames bacteriológicos e/ou radiografia da região do tórax do paciente.

A transmissão acontece por meio da inalação de fluídos corporais (normalmente oriundos da fala, da saliva, da tosse com tuberculose ativa). Para se ter uma ideia do poder de transmissão da tuberculose alguém com um bacilo da doença em uma comunidade em um ano pode contaminar cerca de quinze pessoas.

É preciso destacar que tuberculose tem cura! Assim como a doença não é de fato muito conhecida, o seu tratamento consequentemente também não é. Há quem acredite inclusive que tuberculose não tenha cura. Mas tem sim! Claro, desde que o tratamento seja feito de maneira correta por no mínimo seis meses e sem interrupções.

O tratamento é oferecido de maneira totalmente gratuita pelo Sistema Único de Saúde. Vale ressaltar aqui que para que o tratamento seja realizado é necessário diagnóstico médico positivo.

Prevenção é o melhor remédio

tuberculose

A prevenção é sempre o melhor remédio em todos os casos. Mesmo que você não esteja no grupo considerado mais propício a desenvolver a doença (moradores de rua, pessoas privadas de liberdade e portadores de HIV/Aids) pode acabar sendo acometido por um diagnóstico positivo para a doença. Assim sendo, alguns cuidados são necessários e essenciais para que você evite o problema.

No caso das crianças a melhor maneira de evitar e prevenir o surgimento da doença é por meio da vacinação. No caso de adultos o indicado é evitar o contato com pessoas infectadas e com o bacilo ativo responsável pelo desenvolvimento da doença. Em caso de contato é recomendado que a pessoa faça o tratamento como se tivesse desenvolvido a doença. Tratamento este que deve ser feito do início ao fim.

Comentários

2 respostas para “Tuberculose: conheça e saiba como tratá-la”

  1. […] Tuberculose: conheça e saiba como tratá-la […]

  2. […] Tuberculose: conheça e saiba como tratar a enfermidade […]