Dieta Cetogênica: conheça e saiba os riscos dessa dieta

  • Dieta cetogênica vs. dieta low carb
  • É possível emagrecer ou não com esse tipo de dieta?
  • Riscos da dieta cetogênica

Atualmente o que mais encontramos, principalmente na internet, são dietas para emagrecer. Seja elas mais restritivas, flexíveis, seja elas antigas ou recentes. Não importa! O que não falta para quem quer emagrecer são opções para seguir.

Dieta da Lua, dieta detox, dieta low carb, dieta das proteínas. Cada uma favorecendo um determinado costume ou hábito alimentar. Utilizando-se dele para levar você ao seu objetivo, que é o emagrecimento.

Leia mais

Se as coisas mudam de lugar inexplicavelmente na sua casa, cuidado!

Regras de ouro para qualquer tipo de cabelo

Certamente você já deve ter ouvido falar da dieta low carb. Embora seja menos conhecida que esta primeira, a dieta cetogênica consiste basicamente em uma prática alimentar parecida com a pregada pela low carb.

A dieta cetogênica e a dieta low carb

A dieta low carb consiste na diminuição da ingestão de carboidratos. Segundo especialistas o consumo de carboidratos diariamente deve integrar cerca de 45 a 55% de nossa quantidade calórica diária. Na low carb entretanto, esse número despenca para até apenas 5%.

Assim como a low carb, na dieta cetogênica se prega uma menor ingestão de carboidratos. Todavia, essa dieta é lembrada como a dieta da gordura, isso porque ao se diminuir a ingestão regular de carboidratos se aumenta consideravelmente a ingestão de gorduras e proteínas.

Embora realmente possa levar ao emagrecimento, a dieta cetogênica vai contra alguns princípios básicos pregados por especialistas em nutrição. Isso porque segundo estes especialistas devemos ingerir, em nossa alimentação diária, de 55 a 75% do todo somente de fontes de carboidrato, 15 a 30% de gorduras de boa qualidade e até 15% de proteínas.

Como não poderia ser diferente, por ir contra todos os possíveis ideais médicos, a dieta cetogênica pode fazer mal a nossa saúde podendo causar desde dores de cabeça e fadiga, a colesterol alto e hipoglicemia. Entretanto, antes de ser mais taxativos, falaremos um pouco de como a dieta cetogênica funciona na prática.

A dieta cetogênica emagrece ou não?

Efetivamente a dieta cetogênica emagrece. Podemos ser taxativos quanto a isso.

O emagrecimento acontece porque, veja bem, cortamos a principal fonte de energia do nosso corpo, os carboidratos. Sem a ingestão de nossa primeira fonte de energia é necessário que o corpo busque outro tipo de combustível para as atividades que diariamente desempenhamos.

O corpo passa então, na falta de carboidrato, a se utilizar dos estoques de gordura e desta forma, você acaba emagrecendo. Até ai você deve estar pensando que a dieta cetogênica é a melhor que poderia existir, entretanto, embora leve a queima de gorduras e ao rápido emagrecimento, essa queima de gorduras produz um composto chamado de corpo cetônico que como propiciado pela dieta cetogênica, (em alta quantidade) você acaba sofrendo com náuseas e enjoos, mas isso não é tudo.

Há quem acredite que a dieta cetogênica possa atuar sobre o câncer uma vez que as células normais conseguem se manter sem a ingestão de carboidratos. Todavia é preciso destacar que as células cancerígenas conseguem se manter por meio da glicose produzida pelas células, então não poderíamos ser conclusivos ao afirmar que a dieta cetogênica poderia ajudar. Ainda não há estudos conclusivos para tal afirmação.

A cetogênica em números

dieta cetogênica

Se fossemos colocar a dieta cetogênica em números teríamos mais o menos este cenário. Veja, saímos dos 55 a 75% de nossa ingestão de carboidratos para apenas 10%. As proteínas saltam de 15 para 30% mínimo. As gorduras por sua vez chegam a 50% da ingestão diária.

Os carboidratos aqui embora sejam praticamente nulos, há uma pouca ingestão permitida. Devendo estar ser oriunda de fontes integrais, ou seja carboidratos complexos.

Vemos os riscos da dieta cetogênica principalmente neste ponto, onde 50% da nossa ingestão diária deve ser oriunda de fontes gordura e que embutidos e carnes gordas não estão proibidos.