História do brigadeiro e receitas criativas para você se inspirar

  • Local de origem do brigadeiro
  • Sua popularização em todo o país
  • Ideias criativas de receitas

Dificilmente reconhecemos a cultura do nosso país. Quer apostar? Onde você imagina que o brigadeiro tenha sido criado. Três chances para acertar.

O brigadeiro é um doce genuinamente brasileiro, ou seja, foi inventado no Brasil durante o período eleitoral em 1946. Mas calma vamos o contar toda a história do brigadeiro para você e de quebra aí traremos opções deliciosas para você se inspirar. Tem até receita fitness, preparadas? Então vamos lá.

Leia mais

Barrinhas de cereal; qual a melhor?

Dicas para guardar os alimentos na geladeira

Coisas que nunca te contaram sobre o brigadeiro

O brigadeiro é um doce genuinamente brasileiro. Que estado você imagina que teria criado o doce? Há discórdias sobre o estado de origem mas a hipótese mais forte remete a criação deste doce ao estado de SP.

No estado de São Paulo no bairro do Pacaembu das mãos de um grupo de mulheres.

Você sabia que o brigadeiro é um cargo das forças armadas e das forças de segurança que estão comandando de uma determinada brigada? A brigada por sua vez é uma unidade militar.

Foi justamente por conta de um brigadeiro, o brigadeiro Eduardo Gomes que o doce acabou se popularizando e ganhando este nome.

Estas mulheres do bairro paulista fizeram o doce com uma mistura de leite condensado, açúcar, achocolatado e manteiga. Estas mulheres responsáveis pela criação do doce seriam mulheres engajadas com a campanha do brigadista.

Inicialmente o doce tinha como objetivo ser comercializado e o dinheiro revertido para a sua campanha. Contudo, o doce, assim como a campanha à presidência de Eduardo pelo conservador partido União Democrática Nacional o UDN se popularizou.

Tanto os aliados quanto a própria equipe do brigadista em eventos e festas anunciavam o doce como sendo o doce do brigadeiro é assim o nome acabou se tornando oficial.

Hoje praticamente não conseguimos desassociar o nome brigadeiro deste irresistível doce. Mas saiba que no estado do Rio Grande do Sul o nome acabou não pegando e o doce é conhecido por negrinho.

Outros nomes

No Rio Grande do Sul também atrela-se a criação deste doce de leite condensando a candidatura de Eduardo. Entretanto, como era forte na região a oposição de Getúlio Vargas a candidatura de Eduardo o nome brigadeiro não acabou sendo muito utilizado.

No estado o nome do doce de leite condensado foi dado como negrinho sendo este o nome popular desta iguaria.

Apesar de todo o apoio Eduardo Gomes perdeu as eleições.

Receitas de brigadeiro para você se inspirar

brigadeiro

Se você está de dieta e tentando cortar doces saiba que é possível fazer um brigadeiro totalmente permitido (com moderação) feito com biomassa de banana verde.

Para está receita você não vai utilizar leite condensado, achocolatado, açúcar ou manteiga.

No lugar do leite condensado você utilizará a biomassa de banana verde que pode ser comprada ou feira a partir de bananas que ainda não amadureceram.

A partir da biomassa o procedimento de preparo é como os brigadeiros tradicionaisa. Misture a biomassa com o cacau em pó em fogo médio até desgrudar do fundo.

Brigadeiro de Oreo: Claro que você deve pensar que essa versão do doce pode ser apenas modinha pela popularização do biscoito no país. Entretanto, você não vai se arrepender de experimentá-lo.

Os brigadeiros de Oreo são feitos inicialmente apenas com leite condensado e manteiga. Depois de pronto, já desgrudando do fundo da panela adicione pedaços de Oreo quebrados. Você também pode triturar os biscoitos e adicionar a farinha a mistura. Feito isso basta apenas modelar e passa em raspas de chocolate ou granulado. Também é possível passar na farinha do próprio biscoito.

Paçoca: Você é apaixonado por paçoca? Que tal um brigadeiro feito de paçoca? É feito basicamente como o tradicional entretanto, neste caso, o achocolatado dá lugar ao cacau em pó. Essa troca acontece para que o doce não fique assustadoramente adocicado, o que pode não agradar a todos os paladares.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “História do brigadeiro e receitas criativas para você se inspirar”

  1. […] Conheça a história do brigadeiro e receitas criativas para inovar […]