Dicas para economizar nas compras neste Natal

  • O Natal é a melhor época do ano
  • É possível economizar com as compras?
  • Dicas para gastar menos

Há quem considere o Natal a melhor época do ano. E digamos que essa data tem tudo para ser de fato a melhor época. Boas comidas, família reunida, presentes.

Mas é justamente também nessa época que podemos acabar endividados com as compras. A vontade de presentear quem amamos é grande, mas se não tomarmos cuidado podemos acabar comprometendo seriamente o nosso orçamento.

Leia mais

Dicas para evitar alergias após a depilação

Hidratação para evitar o embaraço dos fios

Pensando nisso reunimos algumas dicas para que você não extrapole nas compras de Natal e comece o ano com o pé direito.

Não podemos nos esquecer que janeiro é um mês de muitas contas, IPVA, IPTU, material escolar, não podemos começar o ano com dívidas do “ano velho”.

Como economizar nas compras de Natal

O primeiro passo para que você economize com as compras e não extrapole no orçamento é determinar quanto pode gastar.

Para este cálculo leve em consideração todos os seus gastos essenciais, aqueles os quais você não pode abrir mão. Feito isso, determine quanto poderá gastar. Esse valor deve ser fechado e você não deve permitir regalias ou “gastar um pouquinho a mais” porque no final este pouquinho pode fazer muita diferença.

O ideal é que você reserve de 20% a 30% do seu décimo terceiro para a compra dos presentes. Contudo, estes valores devem estar de acordo com os seus gastos essenciais ou imprevistos. Respeite sempre o seu orçamento e a sua realidade.

Depois de determinar o quanto quer gastar, determine quem presentear.

Quem eu presentearei?

Saber quem você presenteará é extremamente importante para que você não gaste todo o orçado com um presente aparentemente maravilhoso, mas que o faça ficar sem dinheiro para presentear outras pessoas. Por isso faça uma lista com todos os nomes das pessoas que você gostaria de presentear.

Dê sempre preferência para pessoas próximas ou que de alguma forma fizeram o seu ano melhor ou especial. Feito essa lista determine desta lista quem você gostaria de presentear e quem você gostaria de entregar apenas uma lembrancinha. Essa definição ajudará com que você determine o valor dos presentes tendo em vista o seu orçamento inicial, o número de pessoas e o que você gostaria de efetivamente dar.

Não deixe para a última hora

Alguns lojistas podem acabar adotando algumas promoções na reta final para o Natal, contudo, você terá uma variedade de produtos muito menor e praticamente não terá tempo para pesquisar nada. Por isso reserve um tempo para fazer as compras antes.

Deixar para a última hora te fará encarar filas enormes, aglomerações e muito estresse. Sem contar que você não terá oportunidade de ver tudo o que gostaria e acabará perdendo a chance de encontrar alguns produtos.

Pesquise

Não é porque você vai fazer antecipadamente as compras que você estará economizando. Você apenas economizará de fato se pesquisar antes de cada aquisição. Mas como você não deixou para a última hora terá tempo suficiente para fazer todas as pesquisas que precisar.

Lembre-se de comparar os preços de lojas diferente, o maior número possível, assim como as condições de pagamento. Isso é o melhor segredo para quem quer economizar, pesquise.

Não vá acompanhado

natal

Outra dica de ouro para que você consiga economizar é sem dúvida ir as compras sozinha. Se você for acompanhado terá grandes chances de acabar comprando o que não deve e comprometer o seu orçamento para os presentes.

Uma outra dica é que você leve apenas o dinheiro reservado, somente assim acabará resistindo a tentação de fazer compras que não havia inicialmente planejado.

O risco de ir acompanhado as compras é acabar comprando mais do que pode ou ser influenciado por amigos ou parentes que o acompanharão. Assim como ter de pagar o lanche depois das compras.

Comentários

Uma resposta para “Dicas para economizar nas compras neste Natal”

  1. […] Dicas para economizar nas compras de Natal […]