O que fazer para o seu cachorro não fazer xixi dentro de casa?

  • Motivos que levam o cachorro a urinar dentro de casa
  • Diferenças entre cachorros filhotes e cachorro adultos
  • Como evitar o xixi dentro de casa

Se você já passou pela experiência de encontrar xixi do seu animal de estimação dentro de casa sabe que isso pode causar um estresse tremendo. Além claro, de não ser nada agradável para as visitas que frequentam a sua casa.

Leia mais

Seis filmes que você deveria assistir na Netflix

Como eliminar o cheiro de cachorro molhado de casa

Mas você sabe por que isso acontece? Por que o seu cachorro, por exemplo, está fazendo xixi dentro de casa? E como evitar que isso aconteça?

O xixi do cachorro dentro de casa

Antes de mais nada é preciso diferenciar duas situações aqui. O xixi do seu cachorro dentro de casa quando ele é filhote e o xixi quando ele já é uma cachorro adulto.

Mas qual a diferença? Quando estamos falando de um cachorro filhote, situações em que ele virá a fazer suas necessidades fisiológicas dentro de casa podem ser mais frequentes que o você gostaria.

Isso acontece porque o cachorro ainda não aprendeu, nem mesmo tem total controle sobre o seu processo de evacuação.

Agora se de repente o seu pet já não mais filhote começa a ser comportar desta maneira é preciso investigar.

Há inúmeros motivos que levam a essa desordem no comportamento animal, dentre elas: ansiedade, nervosismo, medo, no caso de cachorros machos eles podem estar marcando território. Enfim, são inúmeros motivos ainda inclusive desconhecidos. É possível evitar que o cachorro faça xixi dentro de casa?

Atitudes que você deve tomar

É preciso destacar aqui que o seu animal não vai entender a bronca que por ventura você vier dar nele.

Muitos tutores ao verem o chão com fezes ou xixi fazem um tremendo trama. O que funcionaria para o psicológico humano, mas que no caso dos pets, não tem o menor impacto.

Veja, de nada adianta você pegar e começar a falar que o tapete, era o seu tapete preferido ou que você chegou cansado do trabalho para limpar aquela sujeira.

O que você deve fazer no caso de cachorros adultos é ignorar o animal após dar uma simples reprova pelo comportamento. Não brinque, agrade ou bata no animal. Apenas dê lhe um bronca ou um forte “não faça isso”.

A técnica de ignorar vale também para filhotes. Com o tom de voz firme, a reprova e posteriormente um “gelo”, o cachorro entende que o que ele fez te deixou chateado e que ele não deveria tornar a fazer.

Dicas para evitar que seu cachorro faça xixi dentro de casa

xixi

Antes de qualquer outra dica importante, é preciso que você tenha paciência. Assim como nós cada animalzinho aprende no seu tempo o que tem que aprender.

Então é bem provável que você já tenha tido um cachorro que nunca fez xixi dentro de casa e outro que fez até um dois anos.

Isso é extremamente relativo, não se baseie em dados assim.

Dica #1

pet

Você sabia que ao reclamar um cachorro enquanto ele está prestes a fazer xixi ou defecar pode fazer com que ele não volte a fazer suas necessidades naquele local? Isso consiste em uma bronca ou reprova no momento em que o pet está se preparando para fazer suas necessidades.

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é que cachorros filhotes demoram apenas cerca de 20 minutos para realizar a evacuação após mamarem ou se alimentarem.

Por isso, basta que você fique olhando. Acompanhe o seu animalzinho, ele aprenderá progressivamente os locais onde pode fazer suas fezes.

Mas, como dissemos, tenha paciência! Cada animalzinho tem o seu tempo de aprendizagem. E não, ele não está fazendo aquilo para pirraçá-lo.

Dica #2

cachorro

Delimite a área para o seu animal.

Essa não é uma regra que vai ajudar o cãozinho a fazer suas necessidades no lugar apropriado, mas vai evitar que você tenha que procurar por fezes pela casa.

Essa dica vale especialmente para quem trabalha fora e não consegue passar o dia com o seu pet.

Delimite o espaço que ele poderá ficar enquanto você estiver fora. Assim, desta maneira, você sabe que pode encontrar, e certamente vai, suas fezes naquele local.

Mas lembre-se que esse espaço não deve ser pequeno visto que o seu animalzinho de estimação precisa andar enquanto você estiver fora.

Dica #3

xixi

Uma dica interessante que certamente você não deve ter associado parte de uma atitude impensada sua.

Veja, se você estiver passeando com o seu animalzinho e logo após ele evacuar vocês voltarem para casa, ele com o tempo pode assimilar esta informação.

Por exemplo, se você está passeando com o seu pet e assim que ele faz coco em um determinado local, vocês retornam para casa, ele pode entender que ao fazer isso vocês sempre retornarão.

O que faz com que possam surgir eventuais episódios que após o passeio o cachorro venha a urinar ou mesmo defecou dentro de casa.


Publicado

em

por