Açúcar Mascavo x Açúcar Demerara qual o melhor?

  • Malefícios do açúcar
  • Açúcar cristal ou refinado
  • Qual o melhor?

Sabemos que o açúcar não é o melhor amiga das dietas. Mas você sabia que existem açúcares melhores que outros? E não, não estamos falando de marcas. Falamos sim de tipos, de acordo com o seu processamento e fabricação

Você certamente já deve ter ouvindo falar que o açúcar refinado é o pior de todos. Deve ter ouvindo concomitantemente que o demerara por lembrar o doce de rapadura é um dos melhores, mas será?

Leia mais

6 alimentos que você deve evitar para ter uma noite tranquila

Dicas valiosas para decorar a sua casa gastando pouco

É fato que quanto mais escuro, menos refinado e processado melhor, desta forma o açúcar refinado seria mais nutricionalmente rico  que o demerara, mas será que este é o melhor?

O mal do açúcar

O açúcar é o melhor exemplo de carboidrato refinado. Sendo rapidamente metabolizado em nosso corpo, elevando a glicose no sangue e favorecendo em caso de persistência uma resistência a insulina.

O açúcar pode ser, dentre outros fatores, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outros.

A principal fonte conhecida de açúcar sem dúvida é a cana de açúcar, mas ele pode ser igualmente oriundo do coco e do milho. O açúcar de coco tem se popularizado rapidamente por aqui, mas surpreendentemente por conta do seu preço elevado não é o mais atrativo, em detrimento ao açúcar oriundo da cana de açúcar.

Açúcar refinado e açúcar cristal

açúcar demerara

Nem sugerimos fazer uma pergunta sobre qual dos dois é o melhor porque se trata apenas de um gosto pessoal. Nutricionalmente ambos são igualzinhos. Tanto o açúcar cristal quando o açúcar refinado para que obtenha essa cor branca e esse padrão uniforme recebem muitos aditivos químicos que fazem com que percam todas as suas características nutricionais.

Desta forma, o açúcar, tanto o cristal quando o refinado são extremamente prejudiciais e igualmente ruins. Tanto um quanto o outro recebem aditivos químicos que são nocivos para o nosso corpo.

No caso do açúcar de confeiteiro, ainda mais refinado e mais branco que o açúcar tradicionalmente usado, ele é igualmente maléfico. Junto ao açúcar temos amido de milho para favorecer a textura e o tom branco.

Açúcar mascavo

açúcar demerara

 

O açúcar mascavo lembra a rapadura e apesar de ainda assim ser açúcar é um dos melhores conhecidos. Mais saudável, nutricionalmente mais rico sem processo de refinamento, mais úmido e até mesmo mais saboroso.

O açúcar mascavo é resultado do cozer da cana sem refinamento e isso explica a sua textura umedecida.

A exceção: açúcar demerara

açúcar demerara

Embora seja correto afirmar que quão mais escuro o açúcar melhor ele tende a ser em questão nutricional, embora pareça mais escuro que o açúcar mascavo, o açúcar demerara é o melhor do mercado.

Mais grosso, um pouco mais claro, igualmente nutricionalmente ao açúcar mascavo mas o açúcar demerara é considerado muito mais saudável, o que favorece o seu consumo em detrimento de outras opções.

Em relação ao preço nas lojas e supermercados, o açúcar demerara pode chegar a R$ 12,00. Mas nas lojas de produtos naturais esse preso não passa de R$ 5 em relação ao quilo.

A melhor forma de consumir um bom açúcar assim como todo e qualquer produto é determinar as suas origens. Esse açúcar é orgânico?

Se o açúcar demerara for orgânico certamente ele será o melhor do mercado.

Assim como todo alimento, quando falamos do orgânico, estamos falando de açúcar sem a inserção de aditivos químicos e correlatos.

Nossa dica

açúcar demerara

Depois de tanto analisar conseguimos chegar à melhor opção para o seu cafezinho. O açúcar de coco embora seja igualmente calórico como todos os outros aqui é o melhor. Nutricionalmente falando o óleo de coco é o melhor.

Ele normalmente é prensado a frio, não alterando o sabor dos alimentos, podendo assim substituir todo e qualquer outro tipo e óleo açúcar.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Açúcar Mascavo x Açúcar Demerara qual o melhor?”

  1. […] Açúcar Mascavo x Açúcar Demerara qual o melhor? […]