5 alimentos perfeitos para substituir o pão nosso de cada dia

  • O pão com fama de inimigo
  • Refinados em geral e os seus malefícios
  • Opções

O pão francês se tornou um inimigo de todos aqueles que querem manter o peso em dia. Bem como daqueles que querem manter hábitos de vida mais saudáveis. Afinal é uma fonte de carboidrato refinado que pode contribuir para o ganho de peso.

Leia mais

Conheça as sete parafilias mais bizarras

Óleo de coco: herói ou vilão?

Dessa forma, inúmeros foram as opções de substituição que foram surgindo de todos os cantos. Algumas aparentemente mais saudáveis, outras nem tanto. Algumas tão calóricas e igualmente ricas em carboidratos, mas nutricionalmente mais ricas. Mas afinal há melhor substituto para o pão? E ele de fato é um vilão? Resolvemos responder essa pergunta.

Refinados em geral

pão

O problema aqui não é unicamente o pão de modo mais simplório, mas alimentos refinados. Alimentos feitos exclusivamente com farinha de trigo branca.

Trocar o pão francês, feito com farinha de trigo pelo pão integral já é meio caminho andado. Então a questão não é apenas o pão, mas o consumo de farinha branca que é nutricionalmente pobre e propicia a produção de gordura.

Outro risco diretamente atrelado ao consumo de farinha e aqui se amplia para o conjunto carboidratos refinados, os picos de insulina, que além de te fazerem ficar rapidamente com fome após consumir estes alimentos, podem contribuir para um quadro de resistência a insulina e posteriormente um quadro de diabetes.

Frutas são ótimas pedidas

pão

As frutas são ótimas pedidas para substituir o famigerado pãozinho no café da manhã ou quando bater aquela vontade incontrolável.

Embora você possa pensar que algumas frutas são tão calóricas quanto, riquíssimas em carboidratos tão quão o próprio pão, é preciso lembrar que o valor calórico de um alimento não diz tudo sobre ele.

É preciso buscar alimentos nutricionalmente ricos. No caso das frutas vale destacar que embora sejam igualmente fontes de carboidratos surpreendentemente são ricas em vitaminas e minerais.

São elas que darão um up em sua saúde e seria muito melhor aproveitada do que consumir o pãozinho que vai apenas se transformar naquele maldito pneuzinho.

Para o café da manhã combine frutas com cereais integrais como aveia ou granola, ou ainda leite desnatado que é uma boa fonte de cálcio ou iogurte que falaremos logo abaixo dos benefícios sendo um bom substituto do pão.

Tapioca

pão

Embora esteja na mesma linha do pão no que diz respeito à quantidade de carboidratos, novamente o que vale aqui é os nutrientes que são agregados nesse consumo.

Assim como as frutas, a tapioca possui vitaminas, No caso da goma temos as vitaminas B9, cobre, magnésio e vitamina C.

Cuscuz para substituir o pão

pão

Por falar em pratos deliciosos, aqui temos o cuscuz. Por que comer um simplório pãozinho se você pode inovar? O cuscuz tem como principal vantagem no seu consumo a capacidade de promover saciedade, o que você certamente não via encontrar consumindo o pão francês.

Não podemos ignorar ainda que consumir cuscuz é uma excelente fonte de proteína magra para o seu corpo. Rico em B6, B9, selênio e manganês.

Iogurte

Adiantamos que falaríamos do iogurte e ele de fato é uma ótima recomendação para substituir o pãozinho no café da manhã, sobretudo se for acompanhado de cereais integrais como a aveia, granola ou all fibrous.

O iogurte potencializa a sua ingestão diária de fibras, o que não aconteceria com o consumo do pão com manteiga no café da manhã, além claro de servir de alimento para as bactérias presentes em nossa flora intestinal (isso quando consumido comumente com a aveia que é rica em inulina) regulando o trânsito intestinal e combatendo a prisão de ventre.

O iogurte, além das fibras que proporcionam saciedade, ajudando na perda e no controle do peso corporal, é rico em cálcio e proteínas que atuam na saúde dos ossos e na reconstrução muscular.

Ovos

Norte americanos costumam começar o dia com ovos e bacon, tirando o fato de serem fritos e serem consumidos conjuntamente com bacon, os ovos são ótimos para o café da manhã. Ainda mais quando acrescidos de fontes de proteína ou fibra. Acrescente aos seus ovos mexidos queijo branco, frango desfiado, linhaça ou aveia.