Óleo de coco: o queridinho do momento, afinal vilão ou herói?

  • Óleo de coco: amigo ou inimigo?
  • Como consumir
  • O que achamos sobre ele

Querido por muitos nutricionistas e adeptos de dietas saudáveis o óleo de coco realmente apresenta benefícios para o nosso corpo?

Não se sabe ao certo quando começou, mas nos últimos dois anos muito tem se falado desse alimento e do suposto benefício que traria ao nosso organismo. Mas será que ele realmente é benéfico ou será apenas mais um produto da indústria alimentícia?

Leia mais

Como usar o chá de hibisco e quais os seus benefícios

5 passos para conviver com pessoas ansiosas

Nós fomos atrás de descobrir se de fato você pode usufruir dos benefícios deste alimento ou apenas está jogando dinheiro fora.

Óleo de coco funciona ou não?

Iremos direto ao ponto. Sim, o óleo de coco realmente apresenta inúmeros benefícios e aqui detalharemos alguns deles para que você comece hoje mesmo a utilizá-lo no seu dia-a-dia.

É preciso ressaltar que para que você possa desfrutar de todos estes benefícios do óleo de coco recomendamos que o uso seja apenas do óleo orgânico, prensado a frio, extra virgem e de boa qualidade.

Saiba a procedência do alimento e conheça a marca antes de  consumi – lá.

Contudo, você não precisa consumir o óleo de coco para usufruir de suas vantagens. Quando falamos dos benefícios para a pele e os cabelos apenas a aplicação tópica pode surtir efeitos. Conheça outrosi motivos para começar a utilizar este poderoso óleo diariamente.

Versatilidade

Já sabemos que consumir óleo de coco pode realmente contribuir para uma vida mais saudável, mas você sabia que ele combina com quase tudo?

Por seu sabor neutro, você pode utilizá-lo em uma infinidade de pratos tanto doces quanto salgados, substituindo o óleo que você usa normalmente na cozinha.

Você pode usar no preparo de arroz, feijão e refogados em geral, assim como em saladas e saladas de frutas. Isso porque além do sabor neutro, o óleo de coco é resistente ao calor, o que possibilita que seja aquecido. Outra qualidade deste óleo funcional em relação ao aquecimento falaremos logo abaixo.

Gordura faz bem

óleo de coco

Você sabia que o consumo moderado de gorduras boas pode surpreendentemente contribuir para a perda de peso?  Acelerando o metabolismo e aumentando consequentemente o gasto calórico? Pois é isso mesmo.

E o óleo deste fruto é considerado umas destas gorduras boas e uma vantagem em detrimento de outros óleos é não transformar-se em gordura trans quando aquecido.

Os óleos de soja, canola e milho podem ser extremadamente prejudiciais quando sofrem incidência de calor. O que não ocorre quando falamos do óleo de coco.

Melhora na imunidade

óleo de coco

Quando você consome o óleo de coco, por conta de seus triglicerídeos de cadeia média, no estômago ele se transforma em um poderoso antifúngico e antibactericida, fazendo com que o seu sistema imunológico dê um up.

Rico em vitaminas A, E e K, esse óleo atua ainda como um anti-inflamatório, diminuindo também o colesterol ruim e favorecendo o colesterol bom.

O indicado é que você procure um médico nutricionista para que ele indica a melhor dose diária, bem como as melhores formas de utilizar o óleo, contudo, não há com o que se preocupar, graças aos seus inúmeros benefícios o óleo de coco não tem contra-indicações. Podendo, desta forma, ser consumido por qualquer um.

Ajuda a emagrecer

óleo de coco

Como se não bastassem todos estes benefícios ainda é possível emagrecer consumindo óleo de coco. Quando ingerido o óleo logo é metabolizado, transformando-se em energia, fazendo com que não se acumule em nosso corpo. E como adiantamos o consumo de gorduras boas aceleram o metabolismo aumentando consequentemente o seu gasto calórico.

Cabelos mais saudáveis

óleo de coco

Você não precisa apenas ingerir o óleo de coco para usufruir de seus benefícios. É possível colher os frutos desse super alimento apenas com a aplicação tópica. Você sofre com queda de cabelo? Com o óleo de coco é possível contornar o problema.

Basta, minutos antes de dormir, aplicar diretamente no couro cabeludo, em movimentos circulares. Além de controlar a queda ainda deixará os seus cabelos mais brilhosos.