Como conviver com pessoas ansiosas em 5 passos

  • A ansiedade pode ser caracterizada com um problema de saúde
  • Saiba como lidar com alguém ansioso
  • 5 passos simples para a boa convivência

Vez ou outra nos sentimos ansiosos, como por exemplo, antes de uma entrevista de empregou ou logo antes de iniciarmos uma prova na faculdade e isso é completamente normal.

Mas a ansiedade de maneira desregrada pode ser um problema de saúde seriíssimo capaz de comprometer e muito a vida do indivíduo acometido pelo transtorno.

Leia mais

Três técnicas infalíveis para pegar no sono

Guia de exames para grávidas

A ansiedade já é considerada o mal do século. Muiitos de nós são diagnosticados com o transtorno ou algum de suas variáveis.

Normalmente uma pessoa ansiosa tem dificuldades para se relacionar, para concentrar-se, são de temperamento impulsivo, pouco reflexivo, o que prejudica os seus relacionamentos interpessoais e a forma como encaram a vida.

Conviver com alguém ansioso não é uma tarefa fácil e nem todos nós estamos preparados para encara-lá. A agitação de um ansioso em casa, ou mesmo no trabalho pode se proliferar pelo ambiente, o que pode propiciar o distanciamento de pessoas queridas.

Ansiosos por mal do destino estão costumeiramente rodeados de pessoas que o mandam se acalmar e relaxar, mas isso não é assim tão simples. Você tem alguém ansioso na família? Na roda de amigos? Você sabe a melhor forma de lidar com ele (a)?

A ansiedade é a ponta do iceberg

A ansiedade é o pensamento acelerado e inquieto, agoniado e incansavelmente impaciente. Quem habitualmente convive com algum ansioso tende a mandá-lo se acalmar, que sua agitação não levará a nada. Mas você sabia que esse simples comentário é extremamente prejudicial?

Separamos algumas outras atitudes que você deve adotar, mas principalmente abandonar para o bom convívio com alguém que vive sempre a flor da pele.

Ansiosos não são ansiosos porque querem

ansiedade

Você já se perguntou se alguém é doente por que deseja ser doente? Obviamente não, ninguém escolhe. Da mesma forma uma pessoa ansiosa não escolhe ser ansiosa, afinal só um ansioso sabe o sofrimento que a ansiedade pode acarretar unicamente a quem a possui.

Outra dica interessante é que você não precisa habitualmente lembrar alguém com transtorno de ansiedade da sua patologia. Quem sofre de ansiedade lembra-se do momento em que acorda a hora que vai dormir que é ansioso. Não se esforce em lembrá-lo mais disso.

Proporcione momentos de relaxamento e lazer para o ansioso

ansioso

Uma boa forma de ajudar é propor atividades que possam fazer o ansioso relaxar. Quem sofre com transtorno de ansiedade já encara muitos dilemas pessoais, então porque favorecer um ambiente estressante e desgaste que o deixe ainda mais ansioso?

Depois de uma semana ou mesmo de um dia cansativo de trabalho e tensão, mostre-se amigável. Convide-o para tomar uma cerveja, ou mesmo dar uma volta na praça. Isso já ajuda bastante acalmar os ânimos.

Teorias não ajudam em nada

ansioso

Tanto dizer para um ansioso relaxar quanto dizer que o compreende puramente não o ajudará em nada. Mostre compreensão em atitudes, desde o convite para a cerveja no final do expediente ou no final da semana, até mesmo em meio a uma crise.

Quando estiver em meio à crise de ansiedade de alguém não o mande relaxar. Tente conversar, sem pressão. Ajude-o a se acalmar, não diga apenas para que faça isso sozinho.

Tente mostrar o melhor caminho para aquele problema que suscitou a crise. Faça isso sem frases prontas ou utilizando métodos comparativos ou clichês.

Convivência

ansioso

Conviver com alguém ansioso não é um tarefa fácil, pode ser extremamente estressante, e/ou desgastante.

Muitas vezes surpreendentemente nos sentimos ansiosos simplesmente pela convivência com alguém que sofre com ansiedade, mas exclui-lá da sua vida não o ajudará e certamente não te ajudará. Ainda mais se for alguém que você gosta ou ama.

Aprenda a conviver e lembre-se das nossas dicas. Se a ansiedade está comprometendo a sua vida, ou de alguém que você ama procure ajuda médica.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Como conviver com pessoas ansiosas em 5 passos”

  1. […] Como conviver com pessoas ansiosas em cinco passos […]