Doenças respiratórias: como se blindar contra elas

  • Como manter o ar puro dentro de casa;
  • De que forma cuidar da saúde respiratória das pessoas;
  • Saúde respiratória.

Ar puro tem tudo a ver com a nossa saúde e criar um ambiente em que isso seja sempre observado é muito importante.

Leia mais

Acabe com a insônia: Essas 5 plantas vão te ajudar a dormir!

Truques para transformar paredes sem gastar quase nada!

Agora, com a mudança de estação, é bem evidente que desejamos manter nossos lares mais aquecidos, deixando a casa fechada por mais tempo para que o frio não a invada e a torne desconfortável.

No entanto, junto com esse desejo chega um problema: como manter um ambiente saudável sem ar puro e sem ar fresco, sem renovação do ambiente e com as energias lá embaixo, principalmente em uma época em que gripes e resfriados são tão comuns?

A qualidade do ar e a nossa saúde

Pode parecer papo que vem lá das antiguidades, mas é consenso: a qualidade do ar tem mesmo uma relação direta com a nossa saúde.

Para observarmos isso na prática, saibamos: em um estudo recente, pesquisas apontaram que mais de 10% dos adultos saudáveis que moram na cidade de São Paulo foram diagnosticados com rinite, o que lança um holofote de atenção para a relação que há entre poluição, ar saudável e pessoas saudáveis.

Assim, mais do que importante é sempre estar atento a isso quando estamos dentro das nossas casas: precisamos sempre nos atentarmos para como anda a limpeza da casa, dos filtros de ar-condicionado ou aquecedor caso não queiramos investir mais em remédios – caros – do que na prevenção.

E nisso, hoje, nós vamos te ajudar.

Formas de manter ar puro e fresco em nossa casa

Se você ama plantinhas ou se você ama o ar-condicionado, tanto faz. Ambos tem papeis importantes na conservação da qualidade do ar em nossa casa, mas precisamos tomar uma série de cuidados com o ambiente de forma geral para que eles sejam efetivos no cumprimento da missão de deixar a nossa casa saudável.

Limpe regularmente os filtros de ar-condicionado da sua casa para manter-se longe de doenças respiratórias

Se você tem o aparelho de ar-condicionado em sua casa, não tem jeito: a limpeza deve sim ser sempre observada para que a qualidade do ar da sua casa sempre se mantenha.

E se você tem um sistema de ventilação central, é bem importante integrar à sua rotina de faxina a limpeza dos dutos e dos filtros do aparelho. Isso porque esse hábito, com certeza, vai garantir que a vida útil dos aparelhos seja prolongada e ainda vai evitar que toda a sujeira ali acumulada se espalhe pelo seu ar – e, obviamente, para seu sistema respiratório.

Não adianta limpar a casa se a roupa de cama não for trocada

Por incrível que pareça, se você soubesse tudo o que tem na sua cama, certamente você nunca mais deitaria nela.

É que funciona assim: considerando que você passe pelo menos sete, oito horas durante o dia deitado na sua cama. Pense o tanto de suor, secreções, células mortas, poeira e ainda todos os resquícios de produtos cosméticos que você usa. Agora, pense o quanto esse ambiente pode ser nocivo para a sua saúde.

E qual a porta de entrada desse contato? Suas roupas de cama, claro.

Então, para ter uma saúde respiratória mais do que exemplar, troque tudo pelo menos uma vez por semana e ainda melhorar isso durante os dias mais secos, trocando duas vezes. Agora, as fronhas, por mais incrível que pareça, já deveriam ser trocadas diariamente mesmo, já que é o lugar onde você realmente respira.

Você adora a casa cheirosa, né?

Mas saiba: produtos químicos presentes em aromatizantes podem ser uma grande bomba nociva para a sua saúde respiratória. Isso se deve a quantidade de produtos necessários para fazer com que os aromas sejam liberados da forma que são, muitas vezes sob o aquecimento do líquido.

Nesse caso, se você ama cheiros se espalhando pelo ar – e todo mundo deve adorar – invista em aromatizadores caseiros, como esse aqui:

Aromatizante de maçã e canela

Para fazer um dos aromatizantes mais deliciosos e que remete imediatamente aos dias quentes e deliciosos de Natal, basta que você corte algumas maçãs em fatias super finas e logo depois coloque tudo em um pode te vidro com um pouco de água, o suficiente para que elas fiquem imergidas até a metade.

Aí depois é só colocar um pau de canela ali na mistura, junto com alguns cravos, anis estrelado e o álcool de cereais, que é o que vai fazer com que os aromas sejam liberados pela sua casa conforme o álcool evapore.

Bem diferente dos aromatizantes químicos, apostamos que esse vai perfumar sua casa, deixá-la aconchegante e não vai comprometer a sua saúde com parabenos, fenóis e coisas que são tóxicas e desnecessárias quando temos na própria natureza aromas tão maravilhosos como os das frutas.

Comentários

2 respostas para “Doenças respiratórias: como se blindar contra elas”

  1. […] Como você pode se blindar de doenças respiratórias […]

  2. […] O que podemos fazer para viver melhor? […]