Três técnicas infalíveis para pegar no sono

  • Quando é comum ter insônia?
  • Que técnicas tentar
  • Quando a insônia pode significar um problema?

Você tem dificuldades para dormir? É extremamente normal que às vezes não consigamos pegar no sono tão facilmente.

Às vezes isso acontece por motivos mais claros, como por exemplo, estarmos ansiosos para um encontro importante no dia seguinte. Ou ainda por estarmos acometidos demais com os problemas que estamos enfrentando, não importa.

Leia mais

5 dicas infalíveis para não errar nunca mais na hora de fazer bolo

Mindful ajuda a perder peso: mas afinal o que é essa técnica?

Episódios de insônia esporádicos são normais e não devemos nos preocupar. Se você está enfrentando dificuldades para dormir eventualmente e não consegue relacionar estes episódios a nenhum evento futuro, talvez técnicas de relaxamento possam ajudar.

Desta forma você conseguirá encarar essas noites em que o sono insiste em não aparecer.

Nós separamos quatro técnicas infalíveis para que você pegue rapidamente no sono. Mas atenção, caso elas não funcionem, é preciso que você clinicamente investigue o que pode estar acarretando estes episódios.

Respiração 4, 7, 8

sono

Essa técnica de relaxamento para pegar no sono é oriunda da medicina holística que prega pela reeducação do nosso corpo sem a utilização de medicamentos.

A respiração 4,7,8 foi desenvolvida pelo médico Andrew Weill, de Harvard. Consiste em uma técnica que acredita que a maior concentração de oxigênio na corrente sanguínea e a sua melhor distribuição para os órgãos pode levar ao relaxamento.

Posicione a língua atrás dos dentes incisivos superiores. Mantenha a boca fechada e inspire pelo nariz contando mentalmente até quatro enquanto o ar entra pelas narinas. Segure o ar que entrou por sete segundos (conte mentalmente até sete).

De acordo com o médico Weill, segurando o ar por estes segundos fará com que você tenha oxigênio suficiente. Inspire devagar pelas narinas contando até oito, tente manter de maneira padrão essa expiração. Não tenha pressa.

Carneirinhos não vão te ajudar

sono

Segundo pesquisadores da Universidade de Oxford, contar carneirinhos nunca ajudaram a fazer com que você consiga dormir. Contar carneirinhos com o passar do tempo se torna automático e você pode continuar a se sentir agitado mesmo contando-os.

A ideia do contar carneirinhos é que você consiga se distrair e com isso afastar a agitação e os pensamentos ruins, mas hoje sabemos que isso não funciona.

Tente pensar em um local calmo, um bosque, floresta ou praia. Um lugar que te faça sentir calmo e tranqüilo, as chances disso funcionar, de acordo com os pesquisadores de Oxford são maiores.

Contar de trás pra frente pode ajudar a pegar no sono

sono

Quando falamos que contar carneirinhos pode não ajudar é justamente porque não favorece que você se distraia. Contar de trás para frente tem esse efeito, se você quer ainda mais eficácia, tente contar de trás para frente apenas os números pares, ou somente impares.

Essa prática faz com que o seu cérebro se sinta desafiado e focará na atividade, o que consequentemente pode contribuir para que você pare de pensar em coisas que pode agitá-lo.

Quando a insônia pode ser um problema?

sono

Todos nós podemos sofrer com um episódio de insônia em algum momento e como dissemos isso é extremamente normal. O problema é quando as noites mal dormidas ou em que passamos inteiramente em vigília se tornam persistentes.

A insônia é a dificuldade em pegar no sono ou manter-se dormindo no decorrer de toda a noite. Quando esporadicamente pode estar atrelada a alguma situação estressante ou preocupações passageiras.

Se as suas noites acordada persistirem por mais de duas ou três semanas é preciso que você investigue as causas juntamente com o seu médico.

As causas mais comuns para insônia são estresse, ansiedade, depressão, uso incorreto e indevido de medicamentos, dentre outras condições clínicas como insuficiência pulmonar, problemas no funcionamento da tireoide e SAN (Síndrome Alimentar Noturna).

O médico especialista mais indicado para investigar e tratar distúrbios do sono são o clinico geral e o psiquiatra. Não excite em consultá-lo.

Comentários

Uma resposta para “Três técnicas infalíveis para pegar no sono”

  1. […] Três técnicas infalíveis para pegar no sono […]