Quatro alimentos que causam inchaço e você nem desconfia

  • Alterações abruptas na circunferência abdominal pode ser inchaço
  • O que pode favorecer o inchaço?
  • Alimentos que te deixam inchada e você nem imagina

Se você é daquele tipo de pessoa que fica conferindo a circunferência do abdômen pode acabar se assustando. Principalmente ao repetir o processo de medição ao longo de um mesmo dia. Ou se você estava com uma calça jeans super confortável e do nada ela começou a apertar na barriga ao longo do dia as causas são as mesmas.

Você sabia que isso é resultado de um inchaço abdominal? Não, você não engordou do café da manhã até o jantar no final do dia. Nem a sua calça resolveu encolher nesse meio tempo.

Leia mais

Acabe com o desperdício de comida na sua casa e economize

Alivie os sintomas da DTM em casa

Normalmente incômodos abdominais nunca são bem vindos. No caso do famigerado inchaço, você pode aparentar ter uma barriga com concentração de gordura localizada quando na verdade é apenas um estufamento.

Descobrir e se livrar de uma vez por todas desse inchaço pode ser uma tarefa pra lá de difícil. Uma vez que essas variações em sua circunferência podem estar atreladas a diversas causas, dentre elas: má digestão, gases, calor excessivo, retenção de líquidos, dentre outros.

É possível inclusive que a variação seja ocasionada pela ingestão de alimentos facilitadores de inchaço. Sim, eles existem. Nós vamos te ajudar a identificá-los.

Os alimentos que podem favorecer o inchaço da barriga por incrível que pareça são aqueles tidos como alimentos do bem, ou ao menos amigos da dieta.

Você dificilmente poderia desconfiar que eles estão relacionados com o seu inchaço.

Sabemos que nos empanturrar naquele rodízio delicioso ou ingerir comidas extremamente calóricas ou salgadas podem favorecer o estufamento, mas você pensou que o seu brócolis de cada dia também?

Brócolis pode causar inchaço

inchaço abdominal

O brócolis é o primeiro da nossa lista. Apesar de ser aclamado pelos que vivem fazendo dieta, visto que tem um alto percentual de ferro e de proteínas e nada mais nada menos que 25 kcal a cada 100 g, o brócolis pode favorecer a produção de gases estomacais. Como se já não bastasse o desconforto de se sentir estufado, você estará com gases. O que pode ser dependendo da situação, muito constrangedor.

Lacticínios

inchaço abdominal

Leites e derivados quem diria. Também podem te deixar inchada. O consumo destes alimentos pode facilitar o desenvolvimento de gases assim como o brócolis. No caso do leite e dos laticínios de modo geral, o inchaço abdominal pode ser um indício de dificuldades em metabolizar e digerir o açúcar do leite, a lactose.

Sendo persistente os desconfortos após ingerir lácteos procure um médico para que ele identifique um possível quadro de intolerância à lactose.

Pipoca

inchaço abdominal

A pipoca sempre foi vista com bons olhos quando feita de modo a minimizar as calorias presentes (sem a utilização de molhos artificiais ou de óleo), contudo ela também pode causar inchaço.

Mas calma! A pipoca não é a responsável por isso, ao menos temos alguém minimamente inocente nessa lista. O que pode fazer com que a pipoca provoque a sensação de empanturramento é o sal que você coloca.

Como mencionamos no início, comidas salgadas já são declaradamente fatores de risco para o desenvolvimento dessa sensação de barriga inchada.

A pipoca se feita sem tanto sal ou óleo pode ser uma aliada e tanto. Se mesmo fazendo-a sem sal e sem óleo você sentir que sua barriga está cheia, não se preocupe. A pipoca realmente causa um enchimento na barriga, mas é pela saciedade que proporciona e com baixíssima caloria. Se você quer emagrecer, tem ai uma ótima amiga.

Adoçantes

inchaço abdominal

E por falar em emagrecimento, quando entramos em uma dieta a primeira coisa que acabamos cortando são as fontes de açúcar. Embora o corte brusco não seja o mais indicado, algumas substituições saudáveis e progressivas são indicadas.

Mas você sabia que tirar o açúcar daquele cafezinho e colocar adoçante pode ser o motivo do seu inchaço? Os adoçantes artificiais principalmente o xilitol, o aspartame, a sucralose e a sacarina fermentam no seu estômago, o que pode te deixar com a impressão de inchamento.

Esses adoçantes demandam um esforço maior do sistema digestivo para processá-lo e isso contribui negativamente para se livrar do desconforto abdominal.

Comentários

Uma resposta para “Quatro alimentos que causam inchaço e você nem desconfia”

  1. […] Quatro alimentos que causam inchaço e você nem desconfia […]