Cabelo ressecado? Entenda porque isso acontece e como reverter

Você está feliz com suas madeixas? Normalmente a resposta é sempre não. É difícil alguém que esteja feliz com a aparência, cor, formato ou comprimento dos fios.

Querendo ou não o cabelo tem grande peso na nossa auto-estima. Estando ou não em guerra com o nosso cabelo, sempre achamos que poderíamos estar melhor do que de fato estamos.

Uma das queixas mais recorrentes entre as mulheres é o ressecamento dos fios. Isso porque as madeixas ressecadas ficam fracas, quebradiças e mais propenso a quedas. Você sabe por que isso acontece?

Fios ressecados: por que?

Cabelo ressecado

A principal causa do ressecamento é a perda progressiva da gordura natural que reveste o fio. Essa perda pode ser desencadeada por desordens genéticas, processos químicos e exposição excessiva a agentes climáticos desfavoráveis. Vamos explicar logo abaixo cada um deles e como evitar que seu cabelo fique ressecado.

O motivo do ressecamento de um fio vem atrelado a sua perda de sebo natural e também a alterações em seu ph natural, bem como cutículas abertas. Uma vez que elas favorecem os danos climáticos já costumeiros.

Quando sugerimos que o cabelo ressecado pode ser resultado de desordens genéticas pode ocorrer de o seu cabelo ter, embora não seja classificado como seco, uma quantidade de gordura presente no fio menor do que a apresentada por fios saudáveis.

É preciso que você não confunda cabelo seco com cabelo ressecado. Cabelos ressecados são aqueles cujos danos e os maus hábitos levaram a perda gradativa de gordura, maciez e brilho. Os cabelos secos normalmente apresentam uma quantidade menor de sebo produzido pelas glândulas sebáceas o que deixa o cabelo opaco.

Mas afinal o que faz com que o cabelo perca brilho, maciez e gordura?

Cabelo ressecado

A gordura natural que recobre o fio é responsável pela manutenção do brilho e maciez. Mas pode ser pedida facilmente com banhos muito quentes. Banhos quentes fazem com que o cabelo perca toda a gordura natural que está no fio e o mantém oleoso e visualmente saudável.

Para evitar que isso aconteça prefira lavar os fios em água fria. Essa atitude além de preservar a gordura, diminui o frizz e a descamação.

Outros fatores importantes que podem fazer com o que o cabelo fique ressecado são: fatores climáticos (sol e chuva), adversidades de ambiente (poluição) e comportamentais (excesso de química e ademais processo danosos para os fios como chapinhas) atrelado a cutículas abertas que aumentam a exposição dos fios.

Como posso tratar o cabelo ressecado?

Cabelo ressecado

O cabelo ressecado felizmente é um quadro que pode ser facilmente revertido com a adoção de alguns bons hábitos.

Invista em silicone: o silicone de modo sintetizado evita a queda, sela as cutículas abertas além de atuar como uma película protetora. O silicone evita que os seus fios sofram com os fatores climáticos e de ambiente que citamos acima.

Sendo usado logo após o banho é responsável por dar um pouco de brilho instantaneamente aos fios.

Troque o condicionador: essa dica engloba duas questões importantíssimas quando falamos de beleza e saúde dos fios.

A primeira é, pelo menos um vez por semana após lavar os cabelos os cabelos ao invés de aplicar normalmente o condicionador, faça uma hidratação para dar vitalidade ao seu cabelo.

A segunda pode parecer descabida, mas é importante frisar. Utilize um condicionador de acordo com o seu tipo de cabelo e os danos que ele apresenta. Por exemplo: se o seu cabelo é cacheado e está ressecado, utilize um creme especifico para cabelos cacheados.

Lembre-se que quando o seu cabelo está ressecado ele demanda mais condicionador do que quando está saudável.

Falando em se adequar ao seu tipo de cabelo, é importante que você utilize o shampoo adequado também. Shampoos para cabelos virgens são alcalinos, cabelos quimicamente tratados tiveram uma grande alteração no seu ph, o que os deixou com alcalinidade.

Utilizar um shampoo alcalino só vai deixar as suas cutículas dilatadas e exposta a danos externos. Prefira shampoos feitos exclusivamente para cabelos quimicamente tratados, shampoos neutros também são indicados, mas dê sempre preferência para o específico para o seu cabelo.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 4

Cabelo ressecado? Entenda porque isso acontece e como reverter

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *