A gripe apareceu? Veja como dar um jeito nela!

Basta chegar nessa época do ano que os casos de gripe já começam a aparecer por aí.

Pra energia negativa sair de vez: 09 formas de eliminá-la da sua casa

6 Receitas Low Carb Que Vão Te Dar Água Na Boca

Pode parecer uma baita besteira, mas a gripe é uma doença que, embora seja facilmente tratável, pode causar muitas complicações severas pelo fato de que, quase sempre, nos recusamos a tratá-la como a doença que realmente é.

Assim, é comum notar que pessoas estão por aí, nesse mesmo momento, sofrendo com os sintomas horríveis que ela pode nos trazer, como cansaço, falta de ar, tosse, febre… e toda aquela gama de mal estar que pode se prolongar por alguns dias até que ou seja tratada ou suma.

Quando o assunto é gripe, é melhor prevenir do que remediar

Maio ainda está longe de começar, mas basta ficar de olho no papo e na postura das pessoas dentro do transporte coletivo: nariz escorrendo, janela fechada ou uma conversa de pessoas chateadas informando os remédios caseiros que fizeram para tratar a gripe adquirida.

E com o frio chegando, esse papo só aumenta: os ambientes fechados em que nós nos enfiamos são os mais adorados pela influenza – vírus que causa a gripe e que tem vários tipos de mutações, podendo até ter a sua contaminação prevenida usando vacinas -, como aquele ônibus lotado sem qualquer janela aberta.

Assim, se o assunto é prevenção, o primeiro passo é sempre abrir portas e janelas sempre que possível, fazendo com que o ar circule e que qualquer pessoa possa ter ali assegurado menor risco de contrair o vírus. Depois, é procurar um médico generalista para verificar qual é o melhor tipo de vacina para o seu caso.

Outra atitude que pode contribuir para que outras pessoas não tenham contato com o vírus é sempre cobrir a boca e o nariz quando for espirrar ou tossir, para evitar a propagação e contaminação indireta. Dessa forma, outras pessoas do seu convívio podem se manter distantes dessa ameaça.

A cama é sempre o melhor e o primeiro remédio para a gripe

Você já deve ter assistido filmes americanos em que em algum momento da trama um dos personagens acorda resfriado e não sai de casa para ir trabalhar – o que pode ser, por lá, também entendido como uma boa desculpa para justificar uma falta ou atraso.

Esse exemplo é bem típico daquela cultura, mas também pode ser uma grande dica: quando você estiver gripado, não saia da cama. A sensação de esgotamento físico que sentimos se deve, sobretudo, a febre que quase sempre acomete quem está adoentado, o que acaba também criando uma certa fadiga e dores pelo corpo.

Assim, é bem importante obedecer o corpo: fique na sua cama, dentro do seu pijama favorito e aproveite para colocar todas as séries e filmes em dia. Agora, caso você perceba que os sintomas típicos estão piorando, é hora sim de ir ao pronto-atendimento, onde um médico pode te dar os antivirais específicos para o seu caso.

A sua melhor amiga pode sim ser a sua farmácia de confiança

Gripou? Lembre-se do seu farmacêutico de confiança e do “kit-gripe” típico: anti-inflamatórios, antitérmicos, descongestionantes e os remédios básicos para alergias que possam aparecer durante o pico da contaminação podem ser sim grandes aliados quando a situação não é tão grave e nem implica em uma urgência.

Assim, logo que sentir os primeiros sintomas, vá até a sua farmácia preferida e aproveite para também comprar alguns lenços descartáveis para não ter de lidar também com uma irritação na pele do nariz – eles são sempre a melhor opção, já que, dada a coriza, é bem comum sentir a necessidade de assoar o nariz várias vezes.

 

A água é a coisa que não pode faltar no seu quarto, bolsa, mochila e onde você estiver

Sabe aquelas receitas de família que sempre funcionam como um ótimo remédio na hora da gripe? Xaropes, chás, infusões, banhos e toda a sorte de remédios naturais?

Saiba: tudo o que eles tem em comum, em sua base, é a água. E isso não é por acaso, já que o primeiro – e o melhor remédio para a gripe (e também para a vida toda) – é consumir quantidade suficiente de água para se manter hidratado e, consequentemente, se tratar e se curar mais rápido.

Na hora da febre o nosso corpo tende a consumir mais água do que deveria, já que sempre sobreaquece. Assim, é indispensável ter consigo um batalhão de líquidos para ajudar a manter a hidratação e reduzir rapidamente os sintomas que, a essa altura, já devem estar acabando contigo.

Bebidas isotônicas e água de coco também são uma ótima pedida se o caso for variar o sabor, mas lembre-se: elas costumam ter bastante açúcar, e ter uma alimentação saudável é também o primeiro passo para uma cura mais rápida.


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “A gripe apareceu? Veja como dar um jeito nela!”

  1. […] Pegou gripe? Veja como se curar! […]

  2. […] Leia também | Pegou gripe? Veja como se curar! […]