Por que você deveria se tornar vegetariano hoje mesmo? 

  • Vegetariano: Conheça os tipos e suas ramificações
  • Vegetarianos são magros?
  • Quais os benefícios de uma alimentação sem carne?

A resposta para essa pergunta deveria ser por amor aos animais. Visto que o sistema de produção de carne e laticínios é extremamente cruel. Mas há inúmeras outras vantagens para que você se torne vegetariano que com certeza te farão balançar um pouco.

Há alguns anos ser vegetariano era ser diferente da grande maioria. A indústria alimentícia, principalmente quando pensávamos em restaurantes, lanchonetes e correlatos as opções eram praticamente inexistentes. Hoje isso acontece com os veganos dos quais falaremos logo abaixo.

Leia mais

Remédios caseiros para aliviar a cólica menstrual sem estresse

Conheça alimentos que são verdadeiros trunfos para controlar o apetite agora no inverno

Contudo, o número de vegetarianos aumentou e muito nos últimos anos, resultado de um trabalho de conscientização, de maior preocupação com a saúde, com o meio ambiente e o bem-estar animal.

Antes de apresentarmos um pouco mais das vantagens de restringir o consumo de carne traremos os tipos de vegetarianos.

Ovolactovegetarino

vegetariano

Os ovolactos são o tipo mais comum atualmente. Este grupo restringe totalmente o consumo de carne mas mantém o consumo de ovos e laticínios.

Por restringir unicamente o consumo de carne, é a dieta vegetariana mais fácil de ser seguida. Bem como por conter boas fontes de cálcio e B12 não há necessidade de suplementação.

Vegetariano estrito

vegetariano

Esse é um tipo um pouco mais complicado de vegetariano. O indivíduo adepto do vegetarianismo estrito não faz uso de produtos alimentícios de origem animal. Não faz a ingestão de ovos e laticínios, bem como derivados que os utilizem como ingrediente.

Veganos

É o tipo mais restrito, segue a mesma alimentação do vegetariano estrito, entretanto, elimina também produtos fora do âmbito alimentar. Como couro, lã e cosméticos testados em animais.

Agora que você já conheceu um pouco mais dos tipos vamos apresentar as vantagens de ser adepto de uma alimentação sem a ingestão de carne.

Vantagens de ser vegetariano

vegetariano

Muitas são as críticas em relação a dieta vegetariana, contudo, as vantagens desse tipo de alimentação é maior que do suas desvantagens.

Vegetarianos são magros

vegetariano

Isso não é uma regra, mas uma alimentação exclusivamente de frutas, verduras e legumes é menos propensa ao desenvolvimento de um quadro de obesidade.

Consumindo muitos alimentos processados e totalmente industrializados, alimentos nutricionalmente pobres, mas com altas taxas de açúcar e gorduras saturadas podem desencadear um aumento progressivo do peso.

Outra característica que pode atrelar a manutenção do peso a alimentação vegetariana é que verduras e legumes trazem saciedade, o que faz com que você coma menos e se sinta igualmente saciado, satisfeito.

Diminuição do risco de doenças intestinais

É conhecido que alimentos de origem vegetal apresentam maior nível de fibras. Fibras além de trazer saciedade melhoram o funcionamento do intestino diminuindo as chances de inflamações no sistema digestivo.

Doenças cardiovasculares nunca mais

O consumo de carne pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares como o infarto e a arteriosclerose. Isso devido ao aumento dos níveis de LDL responsável pelo acúmulo de gordura nas paredes arteriais.

Ainda em relação as artérias, pesquisas apontam que ser vegetariano pode diminuir a pressão arterial isso porque os níveis de ingestão de gordura são baixos e de fibras são elevados o que acarretará diminuição de peso que por consequência diminuirá a pressão arterial.

Diabetes

vegetariano

Não há confirmações científicas que uma alimentação que exclui a ingestão de carne seja a solução para o problema da diabetes. Entretanto, uma alimentação vegetariana apresenta menor ingestão de açúcares o que pode resultar em um método de prevenção a diabetes.

Equilíbrio natural

vegetariano
Com uma maior ingestão de frutas, verduras e legumes você estará fornecendo ao seu corpo um maior número de vitaminas e mineiras. Vitaminas e minerais à disposição do seu corpo para que ele execute todas as suas funções necessárias mantendo uma aparência bonita e saudável.

Comentários

Uma resposta para “Por que você deveria se tornar vegetariano hoje mesmo? ”

  1. […] Entenda porque você deveria ser tornar vegetariano hoje mesmo […]