O telefone celular faz mesmo mal à saúde?

  • Celular pode causar câncer?
  • Celular pode deixar o homem infértil?
  • Celular pode dar dor de cabeça?

Pense rápido: quantas vezes você pegou o seu telefone na última hora?

Remédios caseiros para aliviar a cólica menstrual sem estresse

Epidemia de sarampo: quais são os sinais da doença?

Em pesquisa aqui na redação do AB, descobrimos que ninguém não tem nem ideia de quantas vezes foram, porque foram muito mais do que aquelas que nós percebemos ou que sequer identificamos que praticamos.

Isso revela um dado realmente peculiar: se as pessoas não se dão mais conta do que fazem e da frequência que fazem, é porque o ato já se tornou um hábito mais do que internalizado, mas entranhado na vida da pessoa de tal forma, que acaba se tornando quase que essencial.

E quando falamos de telefones celulares, como não falarmos que eles são ferramentas indispensáveis? Eles nos conectam com o mundo, com as pessoas, com o que precisamos saber, com o que precisamos ler, ouvir, ver, estudar, criticar.

Ele nos coloca à disposição mais informação do que jamais tivemos em qualquer momento da nossa história e, justamente por conta disso, eles são tidos como ferramentas indispensáveis para a vida da maioria dos homens.

No entanto, a cada vez que nós nos aproximamos e mergulhamos em uma revolução, é necessário também analisar quais são as suas desvantagens e problematizar a complexidade dessas relações para que a gente não acabe se tornando mais refém do que usuário, não é?

Quais são os problemas que podem estar relacionados ao uso do celular?

A gama é imensa e os dados podem ser bastante assustadores quando tratamos de como o telefone celular pode mais atrapalhar a nossa vida do que ajudá-la, quando não os usamos com moderação, cuidado e senso crítico.

Problemas de postura podem estar relacionados ao uso de telefone celular

Por causa da inclinação do pescoço causada pela postura que temos de adotar para olhar melhor para a tela do telefone, o peso da nossa cabeça é deslocado do seu eixo natural, que seria exatamente posicionada sobre o pescoço – sim, é até engraçado falar isso, mas note qual a posição da sua cabeça agora, lendo esse texto.

Esse deslocamento com a função de ficar olhando para a tela do celular pode aumentar e muito o peso da sua cabeça, sobrecarregando muito a sua coluna cervical. Esse deslocamento pode ser responsável por dores de cabeça, dores musculares, dores na coluna e até mesmo problemas de visão, já que deslocamos também o globo ocular do seu eixo natural para melhor observar a tela do telefone.

O uso do telefone celular também pode estar associado à piora do quadro de ansiedade

Você já deve ter vivido esse momento: esperar, angustiado, por uma resposta em qualquer um desses comunicadores como WhatsApp, Messenger e similares. Sinceramente: não é nada legal fazer isso com a sua mente.

A central de especialistas aqui da nossa redação recomenda: desligue os tracinhos azuis do WhatsApp e deixe a sua mente mais leve. Simplesmente não vale a pena passar por esses momentos. Vale muito mais a pena enviar e deixar que a pessoa responda quando lhe for conveniente sem ficar com a perturbadora notificação de recebido ali na sua cara.

A luz emitida pelo aparelho de telefone pode ser muito ruim para quem quer dormir

E aí vale mesmo o conselho dos especialista: deixe de usar aparelhos eletrônicos como tablet, telefone celular e computador pelo menos meia hora antes de dormir.

Eles emitem uma frequência de luz chamada “luz azul”, que é a mesma que recebemos pela manhã, quando despertamos. Ela é responsável por deixar nosso corpo mais ativo, por conta da entrada dessa luz pelos nossos olhos que ativam neuroreceptores ligados à atenção, por exemplo.

Assim, além de ficar recebendo várias notificações quando estamos tentando dormir, o telefone também emite essa frequência luminosa que pode gerar um desastre no seu sono.

Para isso, portanto, evite!

Mitos e verdades sobre o uso do celular

Apesar desses dados que levantamos acima serem realmente verdadeiros, existem também uma sequência infinita de fatos que relacionam ao uso do celular, mas que nem sempre são tão procedentes assim. Veja alguns:

Usar o telefone celular pode deixar o homem infértil

A verdade é que qualquer fonte de calor que se aproxime dos testículos pode afetar a fertilidade, não só o telefone celular.

A explicação é muito simples: é o aumento da temperatura e a radiação que fazem com que os testículos sejam afetados, não o telefone em si.

Para evitar qualquer intercorrência, basta deixar o telefone em um outro bolso que não o da frente da calça. Simples.

O telefone celular pode causar câncer de cérebro

Cientistas australianos testaram a possibilidade em 34 mil cidadãos de seu país e foi zero o total de pessoas que desenvolveram câncer cerebral depois do contato com o telefone celular.

Não precisa se preocupar e nem usar dispositivos para deixar o telefone longe da cabeça. É mito.

Comentários

Uma resposta para “O telefone celular faz mesmo mal à saúde?”

  1. […] O telefone celular faz mesmo mal à saúde? […]