Remédios caseiros para a garganta inflamada

  • Inflamação na garganta;
  • Remédios caseiros para a garganta;
  • Como tratar em casa a garganta inflamada.

A garganta inflamada, coriza, dores pelo corpo… basta a mudança de clima para que a gente comece a sofrer os efeitos tão ruins das gripes e dos resfriados. E por mais que a gente corra direto numa farmácia para tentar resolver o problema, eles nem sempre são tão eficazes quando utilizados sozinhos.

Cactínea: uso, benefícios e como tomar esse poderoso emagrecedor

Não desperdice as folhas verdes! Aprenda a fazer molhos

É por isso que existem vários remédios e técnicas de uso de materiais simples do cotidiano para tratar a garganta inflamada e os outros sintomas da gripe e do resfriado. Alguns deles são muito eficazes porque também dão um grande boom na nossa imunidade, fortalecendo nosso corpo.

Outros, também tem a sua eficácia bactericida mais do que comprovada, servindo até mesmo de complemento em xaropes que tem a função de exterminar os micro-organismos que são capazes de infernizar nosso corpo com tanta eficiência.

O que nós podemos fazer para tratar naturalmente a garganta inflamada?

Chás, infusões, gargarejos, sucos e até mesmo a alimentação mais robusta em nutrientes e vitaminas podem ser muito úteis na hora de tratar a gripe e as inflamações, como as de garganta, mas eles não são capazes de te curar sozinhos.

É também importante adotar hábitos que protejam o lugar, principalmente durante a recuperação. Gargarejos com água morna e bicarbonato – que é um importante regulador do pH da região, que estará alterado por causa da inflamação -, evitar bebidas geladas, cigarro e adorar uma alimentação mais leve fazem parte disso.

E quando o assunto é a saúde das crianças, outras atitudes – como, por exemplo, adaptar a receita dos chás para sucos integrais, feitos com frutas de verdade – podem ser muito úteis, já que entre os pequenos os chás e frutas sólidas podem ser mais complicados de serem aceitos.

Mas no caso deles, é claro que é essencial a visita pelo pediatra que já os atende para que seja efetivamente segura a introdução dos alimentos que funcionam como remédios naturais.

Receitas de remédios caseiros e naturais para a garganta inflamada

Xarope de gengibre

 

Um xarope de fácil preparo e que pode ser utilizando tanto por crianças quanto por adultos, desde que não tenham restrições ao açúcar presente no mel. Ele pode durar muito tempo se armazenado na geladeira e pode ser muito útil para as crianças que são mais resistentes a outros xaropes, porque é bem docinho.

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá mel;
  • 1 colher de chá de extrato de própolis;
  • 1 colher de café de gengibre em pó.

Como fazer o xarope: 

Leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo sempre para que eles não queimem. Você pode também acrescentar uma lasca de casca de laranja, caso queira atenuar mais o sabor muito doce do mel. Depois que a mistura estiver morna, coloque em um pote de vidro, com tampa.

Como usar:

Os adultos podem tomar duas colheres de sopa desse xarope por dia e as crianças, quando houver liberação do pediatra, uma colher de sopa uma vez ao dia, fracionada.

Chá de folhas de maracujá

Quando o desconforto causado pela irritação e inflamação na garganta aparecem, temos um grande aliado presente nas folhas do maracujá, que tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias. O chá feito a partir das folhas é muito rico e pode trazer grande alívio quando os primeiros sinais da inflamação começam a aparecer.

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de chá água;
  • 3 folhas de maracujá trituradas;
  • 1 colher de sopa de mel.

Como fazer o chá:

Lave bem cada uma das folhas que serão utilizadas no chá e depois coloque-as em uma caneca juntamente com a água. Deixe que ferva por não mais de um minuto e cubra tudo com um pano limpo. Tão logo que você sinta que o chá está morno, acrescente uma colher de sopa de mel.

Como usar: 

Você pode utilizar o chá de folhas de maracujá até quatro vezes por dia para que a sua garganta comece a desinflamar. Lembre-se de tomá-lo morno, sem que ferva novamente para não destruir os nutrientes presentes na mistura.

Gargarejo de limão com pimenta

A pimenta caiena é uma grande amiga da nossa garganta, pois consegue tratá-la ao mesmo tempo que dá um grande up na nossa imunidade. E quando a garganta está inflamada, a pimenta tende a melhorar e muito os sintomas.

Você vai precisar de:

  • 125 ml de água morna;
  • 1 colher de sal;
  • 1 colher de suco de limão;
  • 1 pitada de pimenta-de-caiena.

Como fazer a mistura:

Para fazer esse gargarejo, você nem precisa levar ao fogo. É só mesmo misturar todos os ingredientes em um copo e fazer o gargarejo várias vezes ao dia.

Para ter um efeito um pouco mais potencializado, não abuse da água gelada. Misture tudo com a água um pouco mais morna e tudo será bem mais eficiente.

Comentários

2 respostas para “Remédios caseiros para a garganta inflamada”

  1. […] Remédios caseiros infalíveis para garganta inflamada […]

  2. […] Remédios caseiros para a garganta inflamada […]