Catarata: o que é e como tratar

  • O que é catarata;
  • Quais os sintomas da catarata;
  • Como tratar catarata.

A catarata é uma das doenças mais comuns que podemos ter em relação aos nossos olhos e também é aquela que mais causa cegueira no mundo todo. Mas como isso pode acontecer se ela é tão comum?

Saiba mais

O que fazer em casos de violência contra o idoso?

A cura para a depressão

A catarata é uma doença que compromete a transparência do cristalino, que é uma das camadas dos nossos olhos. Ela é responsável por fazer com que nós consigamos focar objetos em distâncias bem variadas, o que proporciona não só qualidade de vida como, sobretudo, nossa independência.

Só que, conforme os anos vão passando, o cristalino muda – assim como outras partes do nosso corpo. É um efeito que faz com que o cristalino mude a produção das suas fibras, deixando-as mais aumentadas tanto em espessura quanto em tamanho.

Assim, nós temos mais dificuldade para enxergar as coisas como enxergávamos antes e o uso dos óculos passa a ser quase certeiro para conseguir enxergar de perto.

Se isso é bem comum, também é comum a catarata porque ela é apenas a continuação do processo de aumento da fibrosidade do cristalino. Só que no caso da doença, ele passa também a perder a transparência e começa a ficar opaca. Assim, o cristalino começa a embaçar até que a visão se perde.

Quais são os sintomas da catarata

Quando os primeiros sintomas da catarata surgem, eles costumam aparecer através da visão começar a ficar mais turva, mais leitosa. As cores começam a ser comprometidas e identificar objetos distantes passa a ser cada vez mais complicado.

Enxergar brilhos exagerados, como flashes, costuma ser também uma característica importante que pode indicar problemas relacionados à catarata, bem como halos ao redor de luzes diretas.

Outro dado importante e que pode também indicar a doença em seus estágios inicias é a visão dupla ou deformada, o que é um importante indicativo para logo procurar um médico oftalmologista.

Agora, se você já começa a ter dificuldade para ler ou até mesmo andar sozinho, é importante procurar mesmo um centro de tratamento da visão em sua cidade, porque nesse estágio é imprescindível para a qualidade de vida da pessoa afetada a busca de tratamento médico que possibilite-a voltar a ter uma vida normal como antes.

O que pode fazer com que se tenha catarata?

Conforme dito, a idade é o principal fator de risco para que se desenvolva a catarata e é muito comum que ela apareça ali em torno dos 65 anos. Nessa faixa etária, uma pessoa entre quatro desenvolverá a doença e esse índice tende a aumentar conforme o avançar da idade. Aos 75, por exemplo, três já contam com cataratas

Mas a idade, embora seja uma das razões fundamentais para o surgimento da catarata, ela não é a única. Junto a ela, aparecem também o diabetes, que faz com que a pressão ocular aumente devido a morte de vasos importantes dos olhos e com que a catarata também apareça.

Outra questão relacionada é a forma muitas vezes irresponsável com que lidamos, por exemplo, com os dias ensolarados de verão, o que pode estar acompanhado por óculos solares que não tem a proteção apropriada, comprometendo a sua segurança e saúde ocular, predispondo o usuário ao desenvolvimento de catarata.

Como prevenir a catarata?

Quando se trata de prevenção, é muito importante que entendamos a necessidade de levarmos uma vida que seja regrada e segura. Quando o caso é relacionado aos nossos olhos e a catarata, a primeira medida e a mais eficaz é protegê-los do sol.

Isso se faz, principalmente, com o uso de óculos de sol de confiança, com os fatores de proteção assegurados por fabricantes realmente conceituados, que realmente irão proteger seus olhos contra raios ultravioleta, o que podem fazer com que a doença demore um tanto mais para aparecer.

E ainda no critério da prevenção, é muito importante que não se faça uso de colírios que não passaram antes pelo receituário de um oftalmologista, mesmo até aqueles que servem apenas como supostos lubrificantes para os olhos e causam, no momento, mais bem estar, mas que podem ser perigosos caso hajam intercorrências médicas.

Uma outra forma também de se prevenir da catarata é ter hábitos alimentares saudáveis, combinados com uma alimentação repleta de vegetais que contribuem com a saúde dos olhos, como os que são ricos em betacaroteno – tal como a cenoura.

Quando nós comemos um legume rico em betacaroteno, nosso corpo, ao sintetizá-lo, transforma-o em vitamina A, que é a quela que é mais do que essencial para que nossos olhos se mantenham sempre saudáveis.

Como tratar a catarata

Felizmente, hoje o tratamento da catarata é muito seguro e muito eficaz. Com uma cirurgia muito simples, que costuma durar até 30 minutos, se retira o cristalino e se insere uma lente artificial que é feita sob medida para cada pessoa, por conta da curvatura da córnea de cada um.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.57
Total de Votos: 7

Catarata: o que é e como tratar

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *