Musicalização traz benefícios para crianças de até 10 anos

  • Benefícios que a musicalização apresenta
  • Porque expor as crianças logo cedo ao contato com a música
  • Benefícios especiais no desenvolvimento infantil

Hoje é difícil encontrar alguém que não goste de música. A musicalização está presente em tudo, seja o som que se ouve no carro enquanto voltamos do trabalho, seja o pendrive de músicas no churrasco da família ou ainda a playlist do treino.

Não há como negar, nós somos seres musicalizados, gostamos de música e ela tem efeito sobre nós.

Leia mais

Sabia que quem tem pele oleosa também precisa investir em hidratação?

Veja onde você está errando para não ter a pele dos sonhos

Sobre esse excessivo consumo de musicalidade você certamente já deve ter ouvido falar sobre os benefícios que ela produz. A audição é o nosso primeiro sentido a ser desenvolvido durante a gestação e com o nascimento e crescimento vamos aperfeiçoando-o durante a vida.

Pesquisas recentes apontam sobre os benefícios da musicalização sobre as crianças. Sabemos que sobre os adultos a musicalidade não é apenas um entretenimento, pelo contrário, o seu “consumo” pode ajudar a relaxar, estimular a memória, servindo também como um estímulo para os treinos.

Por isso é tão comum que as pessoas que praticam atividades físicas o façam com seus fones de ouvido. É comprovado que a música pode estimular durante os exercícios. Mas, atenção, isso depende muito da playlist escolhida.

Não bastassem os benefícios que apresenta nos adultos, a musicalização infantil trás igualmente inúmeras vantagens quando aplicada sobre crianças. Podendo ajudar no melhor desenvolvimento da fala, da dicção e da coordenação motora dos pequenos.

Resultados clínicos

Uma pesquisa realizada no Canadá com crianças submetidas a possíveis situações de estresse, ansiedade e dor, comprovou que a música teve efeito positivo retardando estes sintomas.

Entenda melhor: exames, procedimentos cirúrgicos simples e de média complexidade são desconfortante para todos nós. Os pesquisadores que conduziram a pesquisa expuseram uma pequena amostra a música durante a realização do procedimento médico.

As crianças que estiveram expostas a musicalização apresentaram mais lenta manifestação de estresse e dor.

Essa não é a única comprovação científica de que temos notícias sobre o emprego da música sobre nossas crianças. Um segundo estudo apresentou resultados favoráveis ao incentivo à prática e o estudo da música para crianças antes dos cinco anos.

O mesmo estudo considera que a criança que aprende a tocar um instrumento musical antes dos cinco anos tem maior estímulo na parte central do cérebro. Essa parte atua sobre o raciocínio lógico.

Porque investir na musicalização dos pequenos

crianças, musicalização

Antes de apresentarmos mais alguns dos benefícios que a música pode apresentar aos nossos pequenos, vale ressaltar que não há muitas restrições. A musicalização pode ser feita já desde o primeiro ano de vida da criança e até o seus dez anos.

Expressão corporal

crianças, musicalização

É comprovado que a música pode ajudar no melhor desenvolvimento da nossa capacidade de expressão corporal. A longo prazo isso produzirá adultos menos retraídos e com melhor capacidade de demonstrar suas emoções.

A melodia da música nos faz querer acompanhar o ritmo estimulando e posteriormente refinando nossa capacidade de expressão.

Coordenação motora

crianças, musicalização

Muito atrelado ao desenvolvimento da nossa capacidade de expressão, a coordenação motora também pode ser refinada com o uso da música. Tanto quando pensamos em dançar, quanto quando tocamos um instrumento.

Pense, tocar violão exige muita concentração mas também coordenação para executar as notas musicais. Dar a criança esse desafio ainda a estimulará a dar o melhor de si, esforçando-se para alcançar seus objetivos.

Memória

crianças, musicalização

Crianças que tem contato com a música desde cedo apresentam melhor desenvolvimento da memória, uma vez que para afinar um instrumento é necessário que a criança se recorde do som daquela nota, assim como para cantar é necessário que a letra e a melodia estejam na memória.

A memória é estimulada pelo timbre musical, o tempo e o tom das notas.