Conheça um pouco mais do angustiante distúrbio paralisia do sono

  • O que é a paralisia do sono?
  • Quais o principais sintomas?
  • Quais os fatores de risco?

Você provavelmente já deve ter visto ou ouvido falar de alguém que tenha passado por um episódio de paralisia do sono. Esse distúrbio é frequentemente explorado nos filmes de terror.

A paralisia do sono consiste basicamente na paralisação do corpo do indivíduo quando está presentes a adormecer ou logo quando desperta.

Leia mais

Por que é importante que você saque seu PIS/PASEP?

Descobertas acidentais da medicina que pode salvar a sua vida

Imagine que você acorda e não consegue se mexer na cama por alguns segundos, ou minutos. Você começa a ter alucinações enquanto segue paralisada. Aterrorizante não?

Antigamente a paralisia do sono estava atrelada a presença de seres malignos no quarto. Podendo acontecer pela baixa energia do indivíduo o que o deixava propenso a “encostos”. Contudo, atualmente a ciência tem se desdobrado para tentar entender e posteriormente explicar essa terrível sensação.

O que é a paralisia do sono?

paralisia do sono

O distúrbio da paralisia ocorre como dito, enquanto o indivíduo tenta adormecer na fase REM do sono, ou acabou de despertar. Nessa fase, REM, os sonhos costumam ser mais reais e os olhos movimentam-se rapidamente. A atividade do corpo é aproximada a atividade do corpo desperto.

Para entender como a paralisia ocorre é preciso entender que durante o sono, os músculos são relaxados e mantidos imóveis para conservar a energia. Nesse processo a comunicação entre o cérebro e o corpo é interrompida. Isso impede a reação rápida de quando estamos acordados.

Embora o corpo esteja imóvel pela busca por economia de energia, é capaz de ouvir e emitir sons. O mais assustador da paralisia do sono não é exatamente estar paralisado. O que já seria extremamente ruim, mas imagina ainda ter alucinações? Isso mesmo, durante a paralisia é comum que o indivíduo tenha alucinações.

Entenda um pouco dos sintomas

paralisia do sono

Os sintomas de um episódio de paralisia podem durar alguns segundos ou chegar até dois minutos. Não há basicamente regras. Os sintomas podem variar bastante de indivíduo para indivíduo. Listaremos aqui os mais comuns.

Alucinações visuais: antigamente associado à presença de seres malignos no quarto, possivelmente essa ideia surgiu porque durante o episódio de paralisia é possível que o indivíduo veja seres, a presença de alguém no local, objetos e feixes de luz.

Não poder se mover gera extrema ansiedade e posterior episódio de insonia.

Perturbações sonoras: outro sintoma bastante comum durante uma manifestação deste distúrbio é que a pessoa ouça ruídos. Ruídos dos mais diversos, sussurros, passos, portas batendo.

Alucinações sinestésicas: um pouco menos comum, é possível que você sinta a sensação de estar flutuando em água ou de estar caindo. O local real é totalmente desconsiderado.

Dificuldades respiratórias: um dos efeitos mais preocupantes da paralisia do sono, a sensação de que há uma pressão sobre o peito e a falta de ar.

Confusão mental: embora esteja consciente, acordado (com os olhos abertos), captando tudo o que acontece ao redor, muitas vezes é impossível que você consiga distinguir o que é real e o que é fantasia.

Qual a predisposição para que aconteça?

paralisia do sono

Pode acontecer com qualquer um, mas há fatores de risco. São considerados fatores de risco que podem aumentar a predisposição para que aconteça o extremo cansaço emocional e físico, bem como descanso insuficiente (poucas horas de sono). Alimentação insuficiente ou pouco saudável, sedentarismo, abuso de remédios e ansiedade também são fatores de risco.

O que eu devo fazer quando a paralisia acontecer?

O mais importante é que você entenda que é passageiro. Embora possa causar medo, entenda que a situação vai passar e não trará nenhum dando real.

Tente se movimentar, mesmo que o corpo esteja paralisado. Tente movimentar-se ou imagine que está movimentando-se, não deixe que a ideia do corpo paralisado paire na sua cabeça.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Conheça um pouco mais do angustiante distúrbio paralisia do sono”

  1. […] Conheça um pouco mais do angustiante distúrbio paralisia do sono […]