Sal marinho ou sal rosa do Himalaia? Qual o melhor?

  • Por que você deveria evitar o sal comum?
  • Qual as principais diferenças do sal rosa do Himalaia?
  • Sal do Himalaia ou sal marinho?

A busca por uma alimentação mais saudável é crescente. Somos levados a buscar meios de nos mantermos cada vez mais saudáveis e isso não é ruim. Pelo contrário, garantimos melhor qualidade de vida com escolhas simples como por exemplo o sal que vamos usar. Sal rosa ou marinho?

A prática de atividades físicas e uma alimentação saudável e balanceada já são de conhecimento público e vivemos tentando cortar aquele docinho ou fritura para melhorarmos ainda mais. Pensando nessas transformações pequenas, mas que fazem uma enorme uma diferença surgiu um dilema. Muito se fala sobre os malefícios do excesso de sal e versões mais lights tem se popularizado.

Leia mais

Te desafiamos a diferenciar um lanche de um belisco

As frutas que batem um bolão no quesito nutrição

Nesse imbróglio todo temos um sal que tem se destacado: o sal rosa do Himalaia. Antes o posto de sal saudável era do então sal marinho. Há diferenças reais entre eles? Qual é o melhor?

Sal comum x Sal Rosa x Sal marinho

sal marinho, sal rosa

Todos falam sobre os malefícios do excesso de sal. Isso se da por conta do sódio presente no ingrediente. O sal comum apresenta cerca de 40% de sódio, sendo rico em cloreto de sódio. Em outras palavras, 10g de sal comum fornece 4g de sódio.

Contudo, esse nutriente é importantíssimo para o nosso corpo sendo responsável pelo equilíbrio dos líquidos corporais com ajuda do potássio e do cloreto, bem como a manutenção do ácido básico. O sódio atua ainda no controle da pressão osmótica.

Em excesso esse composto pode desencadear problemas sérios como a hipertensão, cefaléia, eritema de pele e parada respiratória.

Visando diminuir a ingestão de sódio, buscando alternativas mais saudáveis o sal rosa e o sal marinho acabaram se popularizando.

Você sabe dizer qual deles é o melhor?

sal marinho, sal rosa

O sal comum, refinado, como apresentamos deve ser evitado, sendo considerado o mais prejudicial. O primeiro passo é optar pelo sal integral que não passa pelo processo de refinamento.

O sal comum, de cozinha, passa por um processo químico para apresentar a cor branquinha que tanto admiramos. E recebe a ação de antiagregante para que não se formem grumos quando colocado na água.

Outro ponto negativo do sal comum é justamente o processo de refinamento. O que diminui a presença de outros nutrientes deixando-o nutricionalmente pobre.

Além de poder ser acrescido de iodo que pode desencadear o bócio. O bócio nada mais é do que o aumento da glândula da tireóide.

As principais diferenças e qual escolher

sal marinho, sal rosa

Entre o sal rosa e o sal marinho as diferenças não são tão expressivas quanto quando pensamos no sal comum e suas variáveis.

Há quem defenda que não há diferenças consideráveis entre o sal rosa e o sal marinho integral. Sendo o sal rosa tão melhor quanto o comum ou o marinho, ou azul (turco), ou preto (havaiano), ou vermelho (Malbec).

Por outro lado há quem defenda que o sal do Himalaia não deva ser consumido por seres humanos. Mas nesse caso é preciso destacar que este sal passa por rigorosos processos que garantem a segurança do seu consumo.

Sal rosa

sal marinho, sal rosa

O sal rosa não passa por refinamento, sendo considerado, portanto um sal integral. Mantendo a presença de mais de 84 minerais que são extintos no refinamento do sal comum.

A presença de sódio também é menor do que o sal comum. Podemos consumir de 3 a 5 gramas. Do sal do Himalaia podemos consumir de 6 a 10 gramas, praticamente o dobro.

Sal marinho

sal marinho, sal rosa

O sal rosa apesar de vir das montanhas também é considerado um sal marinho. Levando em consideração o custo benefício, este sal sai na frente do sal do Himalaia. Sendo mais barato, apresenta as mesmas características nutricionais que o sal rosa.

Comentários

2 respostas para “Sal marinho ou sal rosa do Himalaia? Qual o melhor?”

  1. […] Sal marinho ou sal rosa do Himalaia? Qual o melhor e mais saudável? […]

  2. […] Sal marinho ou sal rosa do Himalaia? Qual o melhor? […]