Aprenda a blindar sua casa contra a umidade

 

  • Quais os efeitos da umidade em casa;
  • Problemas de saúde causados pela umidade;
  • Como combater o mofo em casa.

A umidade é, sem dúvida, uma das coisas que mais pode comprometer a qualidade de vida de uma pessoa.

9 Coisas Que Podemos Aprender Com Os Japoneses E Suas Casas

Organize Sua Casa Para Sentir Sua Mente Mais Tranquila

Quando falta, nosso corpo clama por chuva, para que umidifique o solo, isole a poeira e trate de fazer com que nosso corpo se reequilibre, não entrando em colapso e abrindo portas para alergias e problemas respiratórios.

Mas quando também sobra umidade, o nosso corpo reclama da mesma forma, por conta das infecções que os temidos fungos podem causar quando fazem colônias que a gente chama de mofo e bolor. Esses, além de causar severas doenças do sistema respiratório, também podem comprometer até mesmo a estrutura da nossa casa.

Assim, para saber como manter para sempre a umidade excessiva fora do nosso lar, vem com a gente!

A umidade excessiva e o que ela pode causar à nossa saúde

Se você acha que aquelas manchas que aparecem no teto e nas paredes durante a estação de chuvas da sua cidade uma coisa pra lá de horrível, saiba: os danos que isso causa à estética da sua casa são potencializados e se estendem aos habitantes dela.

O excesso de umidade faz com que fungos formem colônias, o que chamamos de mofo ou de bolor, que são manchas bem escurecidas, às vezes até com uma superficial, como se de pelos.

Esses organismos, quando formam essas colônias, acabam também por se multiplicar, o que faz com que também fiquem presentes como partículas no ar. Uma vez inaladas, elas podem causar infecções respiratórias e alergias, o que pode, rapidamente, se tornar um quadro bem grave.

O problema é que esses organismos também acabam tendo uma relação bem íntima com outros vilões da nossa saúde, que são os ácaros. eles estão presentes em tapetes, colchões, cobertores, sofás e até mesmo no nosso travesseiro e são também fontes de preocupação para os alérgicos.

Essa relação que se constitui entre as duas espécies de micro organismos diz respeito ao fato de que os fungos servem como alimento para os ácaros, o que faz com que, por causa da umidade, essa relação se torne uma roleta russa da nossa saúde.

Assim, se em um lugar que já existem ácaros – como num quarto – existirem também fungos, não tem jeito: a alergia respiratória e os problemas decorrentes de uma infecção fúngica serão eminentes.

O que fazer para que a umidade não cause problemas em nossa casa?

Não tem jeito: não importa se é inverno, verão, outono, primavera, se está nevando ou fazendo um calor em que ovos podem ser fritos no asfalto, porque deixar a casa arejada é sempre a melhor forma de dar o passo inicial na luta contra a proliferação de ácaros e fungos.

Assim, mesmo que o tempo não seja dos mais amigáveis – como é em muitas regiões do nosso país em que se espera até por neve quando o inverno chega e, no extremo oposto, pessoas passam mal por conta do calor absurdo – é mais do que necessário instituir como hábito o ato de abrir portas e janelas, todos os dias.

Isso faz com que o ar circule e se renove, mantendo na casa mais qualidade de vida, ar fresco e bem-estar, mas se, mesmo fazendo isso – ou começando a pensar em instituir como lei da casa o ato de deixá-la aberta e ventilada – o bolor já tomou conta do seu lar, temos algumas soluções bem interessantes e que podem te ajudar.

O que fazer para tirar manchas de bolor causadas pela umidade?

Cloro e vinagre de álcool branco são os melhores amigos da sua saúde quando se trata de manchas de bolor, porque, quando combinados ou quando mesmo usados separadamente, eles conseguem potencializar a limpeza de tal forma, que nem mesmo meio fungo resiste íntegro a limpeza feita com esses produtos.

Agora, quando a mancha é mais densa, muito mais profunda, vale a pena também investir na aplicação de uma pasta de bicarbonato com água e partir para a esfregação.

Mesmo que pedacinhos de pintura saltem, lembre-se: a mistura abrasiva irá fazer com que tudo consiga penetrar na tinta e na parede, evitando que o bolor retorne.

Como acabar com o bolor?

C

Geralmente, quando as paredes de uma casa mofam, é necessário investigar mesmo a origem do problema, que pode até mesmo indicar complicações estruturais que podem colocar em risco a vida de uma família toda. Assim, é bem legal nunca ignorar esses sinais que o excesso de umidade podem nos dar, justamente através do bolor.

Agora, se o bolor aparece em lugares bem específicos como, por exemplo, o teto do banheiro, investigue se não é simplesmente por falta de ventilação, o que pode ser solucionado com medidas simples, como deixar a janela e a porta aberta logo depois de tomar banho.


Publicado

em

por