Organize Sua Casa Para Sentir Sua Mente Mais Tranquila

  • Organização;
  • Como organizar para a casa ser mais aconchegante;
  • Como tranquilizar a mente com organização.

Nove maneiras de tranquilizar a sua mente, de acordo com a organização da sua casa

(Fontes: Insideout e Whole living)

1 – Faça da limpeza a sua terapia

Não perca mais tempo: comece sua limpeza mental e doméstica. O simples ato de limpar vai te fazer muito bem!

A limpeza pode ser uma tarefa terapêutica se não for vista como uma tarefa chata, cansativa e entediante. Os movimentos suaves e repetitivos, que fazemos ao realizar uma boa limpeza da nossa casa, têm um efeito calmante sobre o nosso sistema nervoso central.

Muitos de nós passam boa parte do dia em uma rotina de estresse, não é mesmo? O simples ato de limpar algo é ao mesmo tempo calmante e proporciona um senso de comodidade e controle sobre nosso ambiente (em contraste com o caos e a aleatoriedade que enfrentamos em boa parte de nossas vidas).

2 – A organização é a chave do sucesso

Um ambiente organizado contribui para termos um estado mental mais ordenado e claro.

Pesquisas mostraram que ficamos mais dispostos a comer de forma mais saudável quando estamos em um ambiente limpo e ordenado. Além de nos alimentarmos melhor, uma casa organizada nos deixa mais concentrados e propensos a tomar boas decisões, frente aos problemas da vida.

Portanto, não acumule coisas que você não usa com frequência ou que não têm mais utilidade para você: elas só geram bagunça! Jogue elas fora, doe ou armazene em um depósito fora do seu ambiente familiar.

3 – Crie um espaço só seu

Seja uma sala inteira, um cantinho no seu quarto ou apenas uma cadeira: faça de um lugar na sua casa o seu lugar pessoal para que você sinta paz e a alegria. Arrume esse espaço da forma mais aconchegante para você e tire, pelo menos, dez minutos do seu dia para aproveitá-lo.

Quando nossos cérebros estão sobrecarregados, nos tornamos menos produtivos, esquecidos e mais difíceis de lidar.  Por isso, faça algo que você gosta, por um tempinho, todos os dias: leia, medite, pratique algum exercício etc., isso te fará muito bem.

Todos na família devem saber que quando você está lá, você não deve ser incomodado.

 Leia também | As 10 Flores Amarelas Que Podemos Plantar No Jardim E Deixar A Casa Maravilhosa

4 – Deixe de lado o perfeccionismo

Apesar de uma rotina de limpeza ser algo terapêutico, transformar essa rotina em uma obsessão não vai te fazer bem.

Ninguém mora em um ambiente intocado, com um piso limpo e flores frescas o tempo todo (independentemente do que o Pinterest e o Instagram nos levem a acreditar).

Deixe de lado as coisas que não importam (não há problema em deixar uma roupa no sofá ou a louça para lavar de noite). É sempre bom equilibrar as atividades diárias com momentos de diversão e tranquilidade.

5 – Faça uma coisa de cada vez

Mesmo que você tenha muita coisa para resolver, organizar ou limpar, não tente fazer tudo de uma vez.

As tarefas tendem a se acumular, isso é um fato, mas, se você tenta resolver todas ao mesmo tempo, acaba não resolvendo nenhuma delas.

Se acalme, respire e separe as tarefas mais urgentes das de menor importância e resolva as que puder em um dia, depois no outro e assim sucessivamente.

6 – Se planeje e seja mais organizado

Seguindo a dica anterior, não faça tudo ao mesmo tempo. Mas, tenha em mente que você terá de realizar todas as tarefas uma hora.

Por isso, faça um planejamento tanto da sua vida pessoal, profissional e da sua rotina de limpeza em casa. Assim, você não irá se perder e as chances de acumular mais tarefas “pra depois” irá diminuir.

Use aplicativos no celular, um caderninho, calendário ou o que preferir: não é bom confiar na sua memória somente.

 Leia também | Sente dor nas costas? Você e seu médico estão fazendo tudo errado

7 – Tenha mais plantas em casa

O aroma  e a beleza das plantas reduzem o estresse e clareiam a nossa mente.

Estudos têm mostrado que a presença de plantas facilita significativamente a recuperação de pacientes hospitalizados e diminui a pressão arterial de trabalhadores de escritório.

Além disso, a jardinagem é um ótimo passa tempo para você adquirir responsabilidade e organização. Sem essas duas características, nenhuma plantinha vai sobreviver sob seus cuidados.

8 – Use um timer para acabar com a preguiça

Sabe aqueles dias que nada rende e a preguiça parece tomar conta da gente? Não se deixe levar por isso! Pegue seu cronograma de tarefas e determine um tempo para cumprir cada uma delas.

Seja uma montanha de roupas esperando para serem dobradas, aquela papelada que você precisa organizar ou até mesmo a organização de algum cômodo. Defina o temporizador para 15 ou 20 minutos para realizar a tarefa e, após terminar, faça um intervalo de 5 minutos antes de começar a próxima.

Você verá que seu tempo irá render muito!

9 -Decore com cores quentes e calmantes

Tons mais quentes, como amarelo, laranja e vermelho, podem aumentar sua pressão sanguínea e te deixar mais agitado ou potencializar sentimentos de inquietude e estresse. Para quartos. onde você deseja relaxar e dormir, opte por paredes e móveis em tons de roxo, verde e azul.

 

 Leia também |Tudo sobre suculentas para você começar a cultivá-las


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Organize Sua Casa Para Sentir Sua Mente Mais Tranquila”

  1. […] Organize Sua Casa Para Sentir Sua Mente Mais Tranquila […]

  2. […] Organize Sua Casa Para Sentir Sua Mente Mais Tranquila […]