Todo mundo mente sobre a sua saúde e você precisa saber

Saúde: esse é um tema tão recorrente nas conversas que a gente quase sempre acaba acreditando em coisas que até Deus duvidaria.

As mentiras que as pessoas contam sobre saúde

Pegou gripe? Veja como se curar!

Mas se você – assim como nós aqui da redação – é uma pessoa curiosa, sempre atenta com os sinais do seu corpo e interessada em viver cada vez mais – e melhor! – isso aqui certamente vai ser importante para você: levantamos as mentiras que as pessoas mais contam sobre a saúde e você pode encontrar mais informações aqui.

1 – Tá sem leite? Tome uma boa cerveja preta

Basta que uma mulher engravide para os pitacos começarem a aparecer, seja sobre como amamentar, quando amamentar, a que hora tirar a fralda e até mesmo como fazer o parto – sem falar sobre como as pessoas adoram falar sobre a forma de educar filhos dos outros, né?

Agora, uma das crendices mais populares para “fazer” leite, consiste em oferecer uma boa cerveja preta doce para a grávida, mas isso é um hábito mais do que arriscado e pode colocar em risco a saúde do bebê.

O que a nova mamãe precisa mesmo para ter leite é uma alimentação saudável, muito rica em leite, frutas e, sobretudo, água.

Melhor deixar a cerveja bem afastada, né?

2 – Leite? Só direto da própria vaca!

Convenhamos: anos de pesquisa científica devem ter algum valor, não é mesmo?

O leite pasteurizado que nós encontramos em qualquer supermercado, mercearia e até mesmo na padaria mais próxima passa sempre por sistemas que esterilizam o leite, deixando-o apropriado para o consumo humano.

Agora, se você quiser pular etapas e tomar aquele leite quente que sai direto da vaca, saiba: ele está cheio de bactérias que podem ser muito perigosas para nós, tais como a que provoca tuberculose.

Se isso pra você é um hábito incontornável, pelo menos ferva o leite antes de tomar. Mas se isso foi assustador o suficiente e você ainda quiser um leite mais saudável, aposte naqueles que você encontra em saquinhos.

3 – Saúde bucal tem a ver com o tanto de vezes que se escova os dentes

É normal adorar a forma com que os dentes ficam depois de uma boa escovação. Aqui na redação é unanimidade: ninguém consegue começar o dia sem antes escovar os dentes. Mas aqui a nossa saúde chama a atenção.

Quando você escova os dentes mais de três vezes em um mesmo dia, você coloca em risco o esmalte dentário, que entra em processo de deterioração, aumentando o risco de cáries.

Assim, você só deixa a escovação ainda mais cara, já que o investimento em cremes dentais para tratar a sensibilidade será quase certo.

4 – Quer unhas mais fortes? Passe esmalte escuro

Mentirinha!

Quer mesmo ter unhas mais fortes e mais saudáveis? Invista em uma boa alimentação, boa base e só.

O tal truque que sempre passa em todos os salões de beleza é só um mito, porque a única diferença entre as cores escuras e as cores claras é o tipo de pigmento que se usa no processo de fabricação.

O resto é a mesma coisa de sempre: a mesma fórmula e os mesmos ingredientes – que podem, inclusive, ser mais prejudiciais que benéficos para as nossas unhas.

5 – Quer emagrecer? Não coma qualquer tipo de carboidrato à noite

Você ama uma bela macarronada, mas não come depois que o relógio bate 18h porque sabe que vai engordar. Mentira, viu? Saiba: esse hábito que pode ser muito saudável pode até mesmo fazer com que a fome no dia seguinte seja diminuída.

O que realmente faz com que a cintura não fique nas medidas que você adoraria ter, é a alimentação exagerada de doces, falta de hábito de praticar esportes, alimentação desequilibrada e maus hábitos de sono – que, esse sim, pode ser mesmo muito sério e provocar ganho de peso.

6 – Você ama usar um boné? Vai acabar ficando careca

Você está lá andando com seu lindo boné pela terceira ou quarta vez na semana e alguém fala: vai ficar careca, hein?

Saiba: isso parece ser mais intriga de quem adora seu boné e quer usá-lo, mas não tem coragem, do que, de fato, uma coisa que pode realmente acontecer.

A gente pode até falar que o boné pode causar caspa ou mesmo quebra dos fios dos seus cabelos do que efetivamente a calvície.

Ela está muito mais ligada a fenômenos como o estresse e a fatores genéticos do que ao uso do seu boné querido e preferido.

7 – Se você quer uma dor de barriga, coma manga e tome leite

Mentirinha!

Na época da colonização do nosso país os senhores de engenho não queriam que os seus escravos tomassem o leite que era destinado à casa grande e que era uma coisa muito cara para se desperdiçar assim na época.

Agora, o que não faltava por aqui era a manga. Assim, a maldade com a malícia os fez criar esse mito: comer manga e tomar leite faz muito mal para a saúde e ainda causaria uma diarreia, o que era motivo para mortes na época.


Publicado

em

por

Comentários

3 respostas para “Todo mundo mente sobre a sua saúde e você precisa saber”

  1. […] Todo mundo mente sobre a sua saúde e você precisa saber […]

  2. […] Todo mundo mente sobre a sua saúde e você precisa saber […]

  3. […] Leia também | Todo mundo mente sobre a sua saúde e você precisa saber […]