As mentiras que as pessoas contam sobre saúde

  • Verdades e mentiras sobre nossa saúde;
  • Mentiras que circulam pela internet sobre saúde;
  • Boatos sobre saúde.

A nossa saúde é um tema recheado de mentiras e verdades e a internet é uma forma incrível de disseminá-las.

Pegou gripe? Veja como se curar!

Veja Quais São Os Alimentos Ricos Em Fibras

O que não falta por aqui é boas intenções e gente procurando dicas e jeitos de melhorar a nossa qualidade de vida, mas, quando não há bons filtros para perceber o que é mentira ou verdade, isso pode ser muito mais arriscado do que bater aquele papinho de sempre com o seu médico de confiança.

Assim, fuja das fake news e acompanhe conosco a lista a seguir sobre tudo aquilo que você precisa saber sobre a sua saúde e nunca te falaram.

1 – Não, o chiclete nunca gruda na parede do seu estômago

Parece que nesse momento a voz da sua mãe acabou de soar na sua cabeça, não é mesmo?

Saiba: embora conselho de mãe nunca seja em vão, nisso ela não tinha nenhuma razão. O chiclete não é mesmo para ser engolido, mas se isso acontecer, calma. Isso não vai fazer com que você morra. Em 24 horas ela, com certeza, vai sair nas suas fezes.

Mas se você sempre masca chiclete e sempre engole a goma, isso pode criar um acúmulo e, aí sim, você tem um risco de ter passar por um procedimento médico.

2 – O hipertireoidismo engorda

Não, não. Isso não é bem assim. O hipertireoidismo em si não engorda. Até existe algum fator que aumenta a propensão para o acometido ter retenção de líquidos, mas isso, por si só, não justifica muitos quilos não: são dois ou três quilos, no máximo, na balança.

E é nisso que o negócio fica complicado: o hipertireoidismo desacelera bastante o metabolismo, dificultando a perda do peso acumulado.

3 – Fazer uma dieta desintoxicante faz com que as toxinas sejam eliminadas

Essas modas dietéticas não passam de… moda. Não há qualquer fundamento científico que justifique que uma pessoa saudável faça uma dieta desintoxicante, até porque os seus próprios rins, pulmões, fígado e pele já dão conta de eliminar todas as impurezas de que seu organismo realmente precise se livrar.

É claro que existem sim situações em que o uso de medicamentos específicos podem ser úteis, como quando os rins da pessoa acumulem sais e proteínas, de forma que as funções renais se percam. Aí sim, uma dieta se fará necessária, mas não uma que você encontra em uma revista na fila do supermercado.

Se você realmente quiser investir em uma dieta detox, certamente irá notar que seu corpo funcionará de forma mais regular – e consequente melhor. Mas isso tem muito mais a ver com a melhora da sua alimentação do que com qualquer princípio detox.

Assim, é claro que quando você quiser trocar uma boa porção de batatinhas do fast food por uma bela salada acompanhada de um suco saudável isso te fará muito bem, mas não dá para acreditar que isso, por si só, vá eliminar toxinas do seu organismo.

4 – Quando a gente sai de cabelo molhado dá dor de garganta

Se você já teve uma bela dor de garganta logo depois de sair na rua logo depois de tomar banho e com o cabelo ainda molhado e atribuiu isso ao fato de não ter secado antes suas madeixas, saiba: você está profundamente errado.

O fator em si não tem nenhum mal que corresponda a uma queda de imunidade que possibilitou o surgimento da febre. A única coisa que se deve pensar na hora de sair por aí ainda pingando é a possibilidade de sofrer um belo choque térmico – e acabar em um hospital com uma ótima parada cardíaca.

5 – Tomar vacina faz mal para a saúde e causa autismo

Essa é uma das muitas bobagens que se podem falar sobre a saúde e ainda causar um mal sem possibilidade qualquer de reversão.

Esse boato de que vacina tem uma relação direta com o autismo teve origem em um artigo de um médico britânico que prestou esse imenso desserviço à comunidade científica, médica e para as pessoas que acreditaram nele, que se desmentiu anos depois e ainda perdeu seu registro profissional.

Assim, fica aqui o alerta: levem sempre suas crianças para fazer a vacinação, que sempre deve estar em dia com o calendário do Ministério da Saúde, pois elas podem mesmo sofrer com doenças que podem, inclusive, levar à morte.

6 – Mamografia não tem absolutamente nada a ver com câncer na tireoide

É aqui que a gente entende o quanto uma pessoa mal intencionada pode criar um enorme problema para as pessoas que não buscam informações em meios adequados: um vídeo circulava na internet falando que o Dr. Drauzio Varella tinha alertado para os efeitos que a radiação emitida durante o exame de mamografia poderia ter na tireoide.

Isso, que depois foi desmentido pelo próprio médico, afastou milhares de mulheres do exame de mamografia, que é uma ferramenta essencial para diagnosticar precocemente o câncer de mama e ainda garantir que a pessoa acometida tenha mais sucesso em seu tratamento.

É óbvio que não seremos insensatos ao ponto de dizer que a radiação emitida não causa danos a outras partes do corpo, mas somente quando há um excesso dela – o que, definitivamente não é o caso, já que o exame é prescrito anualmente e só.

 


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “As mentiras que as pessoas contam sobre saúde”

  1. […] Mas se você – assim como nós aqui da redação – é uma pessoa curiosa, sempre atenta com os sinais do seu corpo e interessada em viver cada vez mais – e melhor! – isso aqui certamente vai ser importante para você: levantamos as mentiras que as pessoas mais contam sobre a saúde e você pode encontrar mais informações aqui. […]