Mudança sem estresse em 10 dicas

Fazer uma mudança é uma das coisas que pode fazer com que todo mundo perca o sono.

Não Tem Espaço Em Casa? Use A Varanda Para Plantar Árvores Frutíferas

Veja Quais São As 5 Melhores Plantas Para Ter Em Espaço Fechado

É só imaginar reunir as coisas, procurar um novo lar, procurar valores de condomínio condizentes com seus rendimentos, saber se seus móveis e demais coisas vão caber, andar com uma trena por perto mais do que anda por perto das pessoas que você ama, esbarrar em regras rigorosas sobre seus animais de estimação…

Parece que mudar de casa realmente significa mudar de vida e isso certamente pode tirar o sono de algumas pessoas. Mas junto com qualquer tipo de mudança, você ganha automaticamente uma nova chance de ter uma a vida que você realmente deseja ter.

Para fazer desse momento tão crítico um momento mais confortável, mais seguro e até mesmo mais feliz, confira dicas preciosas de quem já fez muitas mudanças e entenda como fazer tudo de um jeito que essa nova etapa da vida não se transforme em um completo pesadelo.

A mudança tem uma primeira obrigação: um bom checklist

A primeira coisa que você deve pensar quando vai fazer uma mudança, é na sua programação – que deve ser bem detalhada para que nada fique fora do lugar e para que você faça tudo sem atropelos. Monte um cronograma, estabeleça prazos possíveis e viáveis e cadastre-a em seu telefone celular.

Coloque lá um dia para arrumar o quarto, para arrumar a cozinha e assim por diante. Se fizer isso aos poucos, mas com constância, a mudança não vira um pesadelo urgente.

Verifique várias opções de transportadoras

Sempre faça orçamentos com várias transportadoras e verifique também quais são os objetos que você tem de transportar para não pagar mais do que é necessário.

Saiba também, já de antemão, se você vai precisar de um serviço completo, em que pessoas vão encaixotar, carregar e ainda descarregar tudo em sua nova casa.

Veja se há alguma espécie de seguro dos seus bens que serão transportados e sempre – sempre – exija um contrato em que horários e datas sejam postos, bem como valores e formas de pagamento. É imprescindível que também haja uma lista de todos os pertences transportados, bem como a assinatura de todos os envolvidos.

Antes de se mudar, veja quais são as regras do seu novo condomínio

Os condomínios estabelecem horários e dias para realizar mudanças, tanto o que você está deixando quanto o que está te recebendo. Assim, vale a pena ter o contato direto do síndico para fazer um agendamento, tanto de saída quanto de entrada. Isso, além de ser atencioso com aqueles com os quais você compartilha o prédio, é uma boa carta de boas-vindas.

Se pergunte: nessa mudança você precisa de tudo que tem?

A hora da mudança é uma ótima hora para colocar tudo em cima da cama e ver se você realmente precisa de todas as coisas que ali estão e também é um ótimo momento para fazer uma bela doação e praticar o desapego.

Vale muito a pena pensar em levar somente o que você realmente usa, desde roupas até as coisas que deixamos sempre na cozinha esperando por um novo uso.

A hora das caixas: critério é o essencial

Agora que você já sabe de tudo que realmente quer levar para o seu novo lar, é preciso encaixotar tudo.

Para não ficar perdido na casa nova durante os primeiros dias da sua nova vida, faça etiquetas direcionando a caixa para o cômodo do seu destino final, assim você sabe onde estará cada coisa de que você precisa.

É importante também começar pelo que você menos usa no seu dia-a-dia e numerar as caixas. Assim, você sabe que quanto maior o número, mais prioridade há ali.

Lembre-se de atualizar o seu endereço e todos os seus serviços

Agora que você tem um novo destino, ligue para as empresas de cuidam de água, luz, gás, telefone, internet e agende a instalação dos seus serviços em sua nova casa. Lembre-se de que as empresas costumam pedir um prazo, então é essencial que você faça essas solicitações com pelo menos dez dias de antecedência.

Isso evita dores de cabeça e falta de serviços essenciais no seu novo endereço.

Lembre-se também de cuidar para que correspondências de bancos, jornais e revistas e demais produtos que você recebe regularmente em casa também tenham seu cadastro atualizado.

Agora é hora de olhar para a casa nova

Você sabe como está seu novo lar?

Verifique tomadas, encanamentos, troque de fechadura, faça pintura ou reparo antes de entrar na casa nova para evitar chegar em uma casa e já se preparar para uma reforma.

Também veja a largura e altura das portas por onde seus móveis passarão, bem como as dimensões do elevador para não ter surpresas na hora de entrar em casa e tampouco ter custos com eventuais serviços de içamento pela janela.

Chega de comprar comida

Não faça mais compras de alimentos perecíveis e lembre-se de que seu gás já está em processo de transferência. Assim, nos três dias que antecedem a mudança, prefira alimentos prontos ou saia mesmo para comer.

Caso isso esteja fora de questão, cozinhe apenas com o que tem nos seus armários para evitar desperdícios de alimento na hora da mudança.

 

Dois dias antes: tire tudo da tomada

Você não quer que as suas roupas, livros e demais objetos cheguem na casa nova ensopados em água, certo?

Então tire tudo da tomada dois dias antes, geladeira e freezer, que demoram ainda um tempo para degelar. Também aproveite para higienizar tudo antes de ir pra casa nova.

Também tire da tomada todos os demais eletrodomésticos, que precisam estar resfriados para serem encaixotados e carregados.

No dia: faça uma mala de mão

Escova de dentes, sabonete, shampoo, uma toalha de banho, outra de rosto, pelo menos três mudas completas de roupa e um rolo de papel higiênico são itens essenciais para que você não viva como um selvagem nos primeiros dias de casa nova.

Você não vai conseguir achar tudo tão rápido se precisar ir correndo ao banheiro ou tiver um compromisso urgente.

Lembre-se também dos seus animais de estimação: mantenha sua comida por perto, em uma mala somente para eles.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4.25
Total de Votos: 4

Mudança sem estresse em 10 dicas

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook: