Terminar um relacionamento de modo saudável é possível

Terminar um relacionamento nem sempre é ou vai ser uma tarefa fácil. Mesmo pra quem está determinado com a decisão. O término de um relacionamento é sempre difícil.

Se você está determinado em terminar com a relação que a tempo já não te satisfaz, há meios de se fazer isso. Ao menos meios de evitar com que os danos no outro sejam maiores quando podem ser menores.

A dor do término sempre vai existir. Ainda mais quando existe amor. Ainda mais quando uma das partes não o espera. Não espera pelo término da relação.

Aproveite a varanda e tenha uma pequena horta em casa

Seu relacionamento é abusivo?

Sempre um dos dois em um relacionamento percebe melhor as coisas e o outro acaba sendo atingindo pela desatenção.

Veja bem, uma dica fundamental para términos saudáveis é não adiar a decisão. Não espere que o seu distanciamento machuque o outro. Às vezes a conversa é adiada porque você tem medo de machucar o parceiro ou parceira. Não se engane. O término irá irrevogavelmente machucá-lo. Adiar a conversa só vai te causar mais angústia, dor e distanciamento. Não dê ao outro o que você não quer para você. Isso vale para todo o relacionamento, mas principalmente para os términos.

Quando você decide terminar, essa decisão não é tomada de um dia para o outro. Às vezes a conversa é adiada esperando uma mudança ou do outro ou nossa mesmo em relação ao fim da relação. Mas ela não vai ocorrer. O término veio sendo madurado ao longo de muitos dias, semanas, até meses. Você sabe que não vai mudar de ideia e o namorado (a) também não vai mudar de comportamento. Ao longo desse período vocês tiveram muitas conversas e de nada adiantou. Então não busque motivos para adiar ou retardar a conversa.

A conversa pessoalmente é fundamental

A melhor forma de terminar um relacionamento, se não a única forma é pessoalmente. Se o seu relacionamento não é virtual, evite terminar por mensagem ou redes sociais. Evite! Você não iria querer que o outro fizesse isso com você. Não faça com ele.

Marque a conversa pessoalmente, não deixe indiretas em redes sociais, nem comece a conversa on-line. No máximo, deixe uma mensagem avisando que precisa conversar. Mas isso apenas se a pessoa não for ansiosa, se for, também não faça isso. Afinal isso vai causar ansiedade e angústia.  Poupe o sofrimento desnecessário do outro, o término provavelmente já vai ser sofrimento suficiente.

Essas dicas são para a hora da conversa, evite dizer o que não precisa. Siga essas dica e termine o relacionamento da melhor forma possível. Seja leve!

Organize mentalmente o que falar

terminar

Você decidiu ter a tal conversa difícil? Não comece sem saber ao certo o que dizer. Ensaie. Ensaie e repita o que vai dizer. Entrar em uma conversa assim sem saber o que dizer pode levar a declarações impensadas que nesse momento só vão ferir ainda mais. Tudo bem que você está cansado do outro, que não gosta que ele faça isso ou aquilo, mas não precisa dizer. Coloque motivos reais para terminar, terminar um relacionamento de modo sensato e maduro. Não ataque. O outro, pego desprevenido com a notícia talvez tente te atacar, não caia nesse jogo! Saber exatamente o que vai dizer vai te ajudar a não sair atacando simplesmente porque está de ego ferido.

Seja objetivo e franco

terminar

Essa dica tem muito haver com a anterior. Com organizar o que vai dizer. Mas envolve outras coisas também. Tem haver com ser sincero. Ser sincero com o outro na hora de terminar. Há coisas que não precisamos falar quanto os motivos do término, mas não esconda nada caso seja questionado(a). Seja sincero. Quanto a objetividade, não faça rodeios, seja claro, objetivo, e direto!

Argumente e justifique sua decisão para terminar

terminar

Há motivos que não precisam ser ditos sobre o porquê de estarmos terminando, mas não tenham uma conversa tendo como fala apenas “Quero terminar”. Argumente, ouça, justifique sua decisão. O mais importante nessa conversa para terminar de modo saudável é ouvir e saber o que falar. Se por n motivos, você não vai mudar de ideia, deixe isso claro da melhor forma. Sem ofender, atacar ou denegrir. Se você acha que pode voltar, aproveite essa oportunidade para colocar todos os pingos nos “i”.

Esteja preparado para uma discussão

terminar

Términos saudáveis não devem envolver uma discussão, mas nunca podemos prever a reação do outro. Nem bem como vamos reagir a ela. Podemos ensaiar o que falar, mas diante de reações inesperadas do outro podemos não saber como nos portar e isso desencadear uma briga. Esteja preparado para uma, mas, evite ao máximo falar coisas com a cabeça quente. Evite também falar algo que apesar do calor do momento você sabe que vai machucar, não há motivos para isso, mesmo que o outro esteja fazendo isso. Lembre do que vocês já viveram juntos, essa é a melhor dica para términos saudáveis.


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Terminar um relacionamento de modo saudável é possível”

  1. […] Terminar um relacionamento de modo saudável é possível sim; veja dicas […]