Quarto Montessoriano – Estimule A Independência Do Seu Filho Pequeno

O Método Montessori (ou pedagogia montessoriana) propõe atividades mais criativas e estimulantes para o desenvolvimento infantil, criando, assim, ambientes de aprendizagem com bastante autonomia e possibilidades de descobertas para as crianças.


Os princípios de Maria Montessori – Eduque crianças felizes

Veja Sete Dicas Para Organizar A Despensa

Aprenda O Que Deve Ser Feito Para Organizar O Guarda-Roupas Agora Mesmo


O que é o Método Montessori?

 

O Método Montessori (ou pedagogia montessoriana) foi desenvolvido por Maria Montessori, a primeira mulher a se formar médica e educadora na Itália.

Essa pedagogia propõe atividades mais criativas e estimulantes para o desenvolvimento infantil, criando, assim, ambientes de aprendizagem com bastante autonomia e possibilidades de descobertas para as crianças.

Para Método Montessori, os ambientes íntimos da criança (quarto, principalmente) devem ser pensados sob a ótica e necessidades infantis e não dos adultos. Dessa forma, os pequenos poderão andar livremente no seu quarto e explorar coisas que estão ao seu alcance.

Um quarto montessoriano traz elementos específicos para que a criança se desenvolva plenamente, com liberdade, autoconhecimento e a autonomia.

Em quartos montessorianos, você normalmente encontra: cama baixinha (ou somente o colchão), livros e brinquedos acessíveis, armários e estantes da altura da criança e sem portas, quadrinhos e espelhos.


Como montar um quarto Montessoriano?

Seguindo as cinco dicas abaixo, você consegue montar um quarto no qual o seu filho irá se desenvolver e ter autonomia. Isso tudo, sem nunca se descuidar da segurança.

Dica 1: Segurança em primeiro lugar

Devido o quarto prezar a autonomia da criança, é importante tomar medidas para evitar acidentes.

  • Tampe todas as tomadas do quarto;
  • Proteja as quinas e portas;
  • Use almofadas e rolos, para proteger a cama enquanto a criança dorme;
  • Use tapetes de EVA ou algum outro hipoalergênico;
  • Os móveis devem ser seguros. Caso desconfie, prenda eles ao chão ou invista em outros móveis.

Dica 2: As camas devem ser baixas

Camas altas dificultam que a criança suba ou desça sem supervisão. O ideal, para que os pequenos possam descer ou subir em segurança, é que a cama seja bem baixa.

Muitas pessoas optam por deixar apenas o colchão no chão ou em estruturas feitas para dar segurança à criança.

Se seu filho for um bebê, é importante usar rolos ao lado da cama. Assim, não haverá perigo de ele rolar e acordar no chão, durante o sono.

Dica 3: Abuse dos estímulos visuais

Você pode escolher quadros, papéis de parede, almofadas coloridas, brinquedos educativos etc.

Nessa idade, quanto mais estímulos mais a criança se desenvolve.

É importante que os quadros, brinquedos etc. estejam na altura da criança, para que ela explore e brinque sem dificuldades.

Dica 4: Estantes e armários baixos e sem portas

No quarto montessoriano, tudo deve ser feito pensando na criança. Seu filho deve ter poder de decisão sobre qual brinquedo brincar, qual livro ler, qual roupa usar.

Pensando nisso, é importante adequar os móveis do quarto. Use móveis com prateleiras baixas, araras para as roupas, banquinhos para por brinquedos.

Tudo é uma questão de adaptar, segundo a idade e o tamanho da criança.

Você não precisa deixar disponíveis todas as roupas e brinquedos. Pode fazer um rodízio, criando um senso de responsabilidade no pequeno sobre guardar as roupas e arrumar os brinquedos.

Dica 5: Use espelhos de acrílico

O espelho é parte fundamental, no quarto montessoriano, pois estimula o autoconhecimento e descobertas nas crianças.

Se seu filho ainda não anda, espelho horizontal é uma boa dica; já se ele consegue se locomover sobre as duas pernas, use um espelho vertical, para ele conseguir ver todo o corpo de pé.

É importante usar espelhos de acrílico, pois eles não quebram, caso algum acidente aconteça.

Você também pode instalar barras de segurança (como aquelas colocadas para idosos se locomoverem) na frente do espelho. Isso irá ajudar a criança ficar de pé.


Mais ideias de quartos montessorianos:


Publicado

em

, , , ,

por