Primeiros socorros para pessoas que moram sozinhas

Você mora sozinho? Sabe se virar bem em caso de acidentes? Entende de primeiros socorros?

Dicas de primeiros socorros podem salvar vidas

Entenda porquê você não pode exagerar no sódio

Veja os nomes reais que estão mais em alta

Quem nunca sofreu um pequeno acidente doméstico sozinho em casa que atire a primeira pedra. Pode ser por distração, já que vivemos atentos sempre ao celular. Seja por desastramento nato, seja pelo que for, com certeza você já se acidentou em casa sozinho.

O pior de se acidentar, além do problema já causado pelo acidente em si é lidar com essa situação estando sozinho. Primeiros socorros é essencial. Se você mora sozinho e não há com quem contar em momentos de aperto é ainda mais importante dominar técnicas de primeiros socorros para momentos de emergência.

Nós do Arteblog reunimos os tipos de acidentes mais relatados, comuns para quem mora sozinho e as atitudes que devem ser tomadas mediantes tais situações e ou acidentes.

Os acidentes podem ser dos mais difíceis de lidar mas separamos os mais corriqueiros. As dicas aqui não são válidas apenas para quem mora sozinho mas às vezes situações imprevisíveis acontecem e você está sozinho. Desde engasgamento a pequenos cortes e queimaduras, aprenda a se virar em casos de emergência.

Atenção: Essas dicas são primeiros socorros para situações de emergência ou de baixa gravidade. Procure sempre um médico ou ajuda especializada se a situação se agravar ou fugir do controle. Lembre-se estas são dicas de primeiros, primeiros socorros.

Engasgamento

O ato de desengasgar alguém que teve a traqueia obstruída por sorte já se popularizou. Com certeza este movimento de nome difícil já salvou inúmeras vidas principalmente de crianças, que o engasgamento é ainda mais comum. Contudo pode, não rara às vezes ocorrer o esganamento em adultos. Vamos explicar como isso pode acontecer. O processo é basicamente o mesmo, tanto para crianças quanto para adultos.

Como comemos

O caminho correto da comida seria a boca, a faringe, e o esôfago. Contudo para que não haja engasgamentos é preciso que a epiglote funcione corretamente. A epliglote é a “tampa da laringe”. A laringe faz parte do sistema respiratório e não digestivo. Quando por ventura o alimento entra na laringe há o engasgamento. Tudo isso se deve ao mal funcionamento da epiglote que pode vir a abrir ou fechar em tempo errado.
Quando comemos, é preciso que a epiglote funcione corretamente para evitar o engasgo. Ela precisa abrir e fechar no tempo exato para que o alimento seja destinado ao estômago e não acabe na laringe.

O engasgo e a laringe

Quando vai para a laringe e acaba no caminho dos pulmões obstruindo a traqueia, o alimento, seja ele líquido ou sólido causa o engasgamento. Quando não estamos sozinhos o mais indicado é tirar, desobstruir a traqueia com o movimento de Heimlich. Mas como fazer isso sozinho? O movimento de Heimlich consiste em alguém pressionando sua barriga (como na imagem 2) entre as costelas e o umbigo para expulsar o ar e com isso o objeto que causou o engasgamento. Sozinho seria praticamente impossível fazer esse movimento não é mesmo?
Aí que você se engana! Vamos mostrar como.

Você vai precisar de uma cadeira, um objeto firme que possa sustentar você com o peso de um impacto. Para simular a pressão do movimento você precisará se jogar contra o objeto. Uma parede poderia ser indicada mas é preciso tomar cuidado com a cabeça na hora do impacto.

Outra forma de lidar com engasgos é estimular a tosse. Às vezes ela acaba vindo naturalmente quando engasgamos. Continue a tossir, isso ajudará na desobstrução das vias.

 

Queimaduras

Quem nunca ouviu que para queimaduras basta passar um pouco de pasta de dente? Ou ainda óleo de comida (soja)? É uma pena que nem a pasta de dente nem tão pouco o óleo de comida não atenue a dor. Na verdade no caso das queimaduras, não há nada que atenue a dor. É um dos piores acidentes domésticos que podemos nos envolver. Mas não use de crenças populares. Não aplique pasta de dente e não aplique gelo sobre o local. No caso de queimaduras o melhor a se fazer é lavar constantemente o local com água corrente. Se vier a aparecer bolhas, não estoure!!

Dicas de primeiros socorros para cortes

primeiros socorros

No caso dos cortes, há duas formas de proceder. Se caso você venha a se cortar em grandes proporções a primeira coisa a se fazer é estancar o sangue. Não se preocupe com mais nada. Estanque o sangue e procure ajuda médica imediatamente. Caso você se corte e o corte seja pequeno: lave imediatamente o local, estanque o sangue e em seguida faça um curativo. Lave o local com água e sabão neutro. Mantenha o curativo sempre limpo.
No caso de cortes o importante é que o objeto não seja ou esteja sujo ou enferrujado para evitar infecções. Em situações de objetos enferrujados o indicado é que você passe por um médico para um checape de rotina para a averiguação e prevenir infecções.


Publicado

em

,

por

Comentários

3 respostas para “Primeiros socorros para pessoas que moram sozinhas”

  1. […] Dicas de primeiros socorros para quem mora sozinho […]

  2. […] Dicas de primeiros socorros para pessoas que moram sozinhas […]