Sódio: entenda porquê você não pode exagerar

O sódio, componente do sal de cozinha. Presente não apenas nos alimentos salgados mas nos doces e principalmente nos produtos industrializados é extremamente prejudicial à nossa saúde.

Veja alimentos que são extremamente prejudiciais por serem ricos em sódio e evite-os

Veja as doenças mais comuns em crianças menores de 5 anos

O QI é genético ou adquirido socialmente? Descubra aqui

Alimentos ricos em sódio podem ser prejudiciais se consumidos em excesso. Ele é responsável pelo surgimento e pelo agravamento de várias doenças comuns hoje em dia. Comuns justamente pelo consumo excessivo de sódio que nós já estamos habituados.

Pode não parecer mas o sal de cozinha, não é a única origem do sódio que ingerimos. Pelo contrário, 70% advém de comida processada e/ou industrializada.

De acordo com recomendações médicas deveríamos consumir no máximo 2 gramas de sódio, o que equivale a 1 colher de chá de sal ou 5 gramas.

Nós estamos acostumados a consumir mais o menos em média cerca de 15grs de sal diariamente, praticamente o triplo. É preciso maneirar no sódio uma vez que ele é responsável pelo aparecimento de inúmeras doenças que explicaremos logo mais abaixo.

Antes de entender os malefícios do excesso de sódio em nosso organismo é preciso entender os papéis que ele desempenha em nosso organismo. Vamos lá:

O sal é responsável por controlar a quantidade de líquido que fica dentro de nossas células e que circula em nossa corrente sanguínea, além de controlar o ritmo de nossos batimentos cardíacos.

Por isso, é preciso maneirar no sal, não somente no sal de cozinha, mas no sódio, presente nos alimentos industrializados e até mesmo nos doces.

Nós do Arteblog listamos as principais doenças causadas pelo excesso de sódio na alimentação. Estas são apenas algumas das várias doenças, sintomas ou agravantes que o excesso de sal ou sódio pode acarretar. Às vezes citaremos o sódio como sal embora haja distinção entre os dois. Sendo o sódio não sal mas seu principal componente.

Hipertensão pode ser resultado de excesso de sal

sal

A primeira doença que resolvemos citar como resultado do excesso de sal é a hipertensão. A hipertensão nada mais é do que o volume e a pressão do sangue contra a parede das artérias. É infelizmente talvez justamente pelo consumo desenfreado de sódio, uma doença típica e comum no Brasil.

Atingindo cerca de 25% da população, praticamente um quarto. Explicando em por menores. O excesso de sódio rouba a água das células e isso faz com que a pressão arterial suba. Ela sobe para que o sangue consiga equilibrar essa irrigação celular, ou dos nossos tecidos, mas isso pode causar outro problema também advindo do consumo excessivo de sódio.

Retenção de líquido

sal

Os rins possuem esse trabalho. Eliminar as impurezas de nosso corpo. E podemos colocar nesse pacote o sódio. Os rins são encarregados de limpar de nosso organismo a presença do sódio. Quando ingerimos muito sódio sobrecarregamos os rins e eles podem não dar conta do trabalho. O sódio é como vimos, responsável por equilibrar a quantidade de água dentro e fora das células. Em excesso, ele rouba a água celular e isso aumentar a concentração de líquido na corrente sanguínea e em nosso corpo fazendo a famosa e temida retenção de líquido.

Ganho de peso

O excesso de sódio pode causar ganho de peso. Uma vez que interfere diretamente nas funções digestivas e com a retenção de líquidos e com o inchaço você pode acabar aumentando o seu peso. Não o peso real porque muitas vezes resulta apenas de retenção líquida e inchaço mas isso pode acabar provocando um certo desconforto na hora de vestir roupas muito justas.

Problemas renais

sal

Os rins são os órgãos responsáveis por eliminar o sódio de nosso corpo. Quando em excesso sobrecarregamos esse órgão que é responsável por purificar nosso organismo. Sobrecarregado além de não conseguir dar conta de eliminar o excesso de sódio. O rim pode causar problemas de saúde mais sérios que veremos abaixo.

Pedras nos rins

O excesso de sódio pode provocar pedras nos rins. O sódio em excesso em nosso organismo atrapalha e muito a absorção de cálcio do nosso organismo. Com isso, o cálcio pode contribuir para o surgimento de pedras. Pedras estas que são formadas em sua maioria por este mineral, o cálcio.

Enfraquecimento ósseo pode ser causado pelo excesso de sódio

sal

Excesso de sódio pode prejudicar assustadoramente a absorção de cálcio. Importante nutriente para a manutenção e saúde óssea. O excesso de sódio pode causar o enfraquecimento de nossos ossos e diminuir a densidade óssea podendo causar fraturas mais facilmente. Assemelhando-se aos sintomas de osteoporose. Podendo o excesso de sódio estar atrelado ao aparecimento desta doença ou melhor, ao seu agravamento.

Paladar

sal

O excesso de sal afeta o paladar. Ingerir comidas muito salgadas pode afetar a sua percepção de doce e salgado ao longo do tempo. Ou seja, você acabará exagerando mais sal é nem perceberá porque já está familiarizado com altos níveis de sódio. O lado ruim disso tudo é que acaba se tornando um ciclo vicioso, quanto mais sal se coloca mais sal precisa se colocar para sentir que a comida está saborosa e temperada

 


Publicado

em

por

Comentários

Uma resposta para “Sódio: entenda porquê você não pode exagerar”

  1. […] Entenda porquê você não pode exagerar no sódio […]