Doenças mais comuns em crianças: vejas as mais corriqueiras

Se você está grávida ou seu filho tem menos de cinco anos, veja as doenças mais comuns em crianças com até cinco anos.

Poderoso xarope caseiro para aliviar dor de garganta

Dicas de como cozinhar para crianças alérgicas!!

Veja os nomes reais que estão mais em alta

Quando a criança começa a frequentar a escolinha ou a creche começa a adormecer mais facilmente. Isso não é um mito em um grupo de What’sApp de pais. É a mais pura verdade.

Quando a criança começa a frequentar a escola tende a adoecer mais ainda mais nos primeiros anos de vida. Onde seu sistema imunológico ainda não se maturou completamente, o que vai até mais o menos a criança completar 5 anos.

Deveria haver um manual das doenças comuns após a criança ingressar na escola. Como não há, nós do Arteblog reunimos as doenças mais comuns para essa fase de desenvolvimento. As doenças mais comuns nos primeiros cinco anos de vida da criança.

A escola não é a responsável pelo desenvolvimento de nenhuma dessas doenças. O ambiente apenas é mais propício para o surgimento delas.

Primeiro pelo convívio maior com outras crianças, com outras pessoas. Por ser um ambiente fechado não controlável com um número maior de pessoas. E por último, algo que ajuda e muito no desenvolvimento da criança, o compartilhamento de material que pode acabar estando infectado.

Nesse período de desenvolvimento do sistema imunológico da criança é preciso que os pais se acostumem a uma gripezinha aqui, um resfriado acolá, uma febre, uma dor de garganta. Coisas dessas na natureza que serão assustadoramente comuns.

Se sei filho ainda está nessa fase de 0 a 5 anos veja as doenças mais comuns.

Bronquiolite

doencas mais comuns

Pensamos em começar com as gripes e resfriados. Mas a bronquiolite vem de uma gripe, pode se dizer, mal tratada. Do catarro que pode se alojar nos pulmões. É comum e corriqueiro dentre os seis meses e os dois anos de vida. Podendo ocorrer mais especificamente entre os oito meses e um ano e meio de vida. Já advinda de uma gripe mal tratada pode evoluir para uma pneumonia.

O maior perigo da bronquiolite é ser uma doença silenciosa que pode ainda ser confundida com uma forte gripe. Contudo, o peito da criança vem a chiar como o miado de um filhote de gato (desculpem-nos a comparação).

A bronquiolite não é necessariamente uma gripe mal tratada, ela se desenvolve pelo catarro de um nariz congestionado. Se o catarro descer pode acabar acarretando um quadro de bronquiolite, se subir, de otite.

Otite

doencas mais comuns

A otite é praticamente uma variante da bronquiolite. Na verdade ambas dependem exclusivamente de para onde vai o catarro de um nariz entupido. Por isso assoe sempre o nariz assim que ele levemente congestionar. Não deixe que a criança fique puxando o nariz.

No caso da otite o catarro, “subiu” causando uma infecção de ouvido. A otite, como a criança não tem o hábito de assoar sozinha e sempre o nariz é uma das doenças comuns nesta idade.

Diarreia

Outra das doenças comuns que não poderiam ficar fora da nossa lista é a diarreia. Como o sistema gastrointestinal, ou sistema digestivo criança ainda não está totalmente formado não são raro os casos de diarreia neste período. Sejam por comidas muito apimentadas, temperadas demais, ou contato com bactérias que não fariam mal a flora intestinal de um adulto e voalá, a criança está com diarreia.

A diarreia contudo é mais comum principalmente em bebês, não tanto em crianças de fato.

Problemas nas vias aéreas são uma das doenças mais comuns

doencas mais comuns

Falamos tanto de nariz entupido, não podemos deixar de citar como uma das doenças mais comuns. Bastou uma friagem, uma pequena chuva, andar um pouco descalço e o nariz congestiona.

Contudo os pais descobrem uma coisa interessante neste período. Nariz congestionado além de ser um pé no saco que pode deixar a criança, principalmente os bebês irritados. Pode elevar a temperatura corporal, ou seja causar uma febre. E como já vimos. Nariz congestionado precisa ser cuidado com atenção por  conta da bronquiolite e da otite.

Gripes e resfriados

Como poderíamos esquecer? Na verdade deixamos para o final porque é de fato a mais esperada nesse período. Até mesmo quando já somos adultos e nosso sistema imunológico é baixo resfriamos ou gripamos com certa facilidade. Imaginem as crianças que ainda o estão desenvolvendo? Gripes e resfriados são comuns.

A época mais propícia para o aparecimento ou para que as crianças gripem ou resfriem é o inverno ou o outono por serem consideradas as épocas mais frias do ano.

Para evitar que seu filho desenvolva resfriados constantemente uma forma de tentar evitar é fortalecendo seu sistema imunológico, o que pode inclusive ajudar no combate às outras doenças comuns que mencionamos aqui. Alimentos que fortificam o sistema imunológico. Embora estes alimentos talvez sejam difíceis de serem introduzidos na alimentação de uma criança vale a tentativa, uma vez que são extremamente benéficos. São eles:

  • Frutas cítricas
  • Cereais integrais
  • Algo
  • Iogurte
  • Gengibre
  • Óleo de coco
  • Batata doce

Comentários

2 respostas para “Doenças mais comuns em crianças: vejas as mais corriqueiras”

  1. […] Doenças mais comuns em crianças: vejas as mais corriqueiras […]

  2. […] Veja as doenças mais comuns em crianças menores de 5 anos […]