Crianças alérgicas: dicas de como cozinhar para elas

Você é pai/mãe ou conhece crianças alérgicas?

Aprenda a fazer um delicioso leite condensado de aveia

Veja os nomes reais mais em alta

Se você enrubesce ao beber pode indicar sério problema de saúde! Cuidado

Alergias alimentares atualmente são mais comuns do que aparentam. Sejam de leite, por conta de sua proteína, a APLV, sejam por conta do seu açúcar, a lactose. Ou mesmo outros alimentos que passam longe do leite, como a soja, o glúten e tantos outros alimentos.

Pais de crianças alérgicas


O mais difícil para pais de crianças alérgicas é o convívio com outras crianças, principalmente em festas e eventos sociais. É preciso jogo de cintura e saber conversar desde cedo com os pequenos para evitar conflitos e estranhezas. Ir na casa ou mesmo no aniversário do amiguinho e não poder consumir nada pode ser extremante chateador e constrangedor para a criança. Mas isso não pode impedir que a criança se divirta, converse desde cedo com seu filho.

Muitos pais de crianças alérgicas prepararam kits alimentares para que os filhos possam igualmente se divertir juntos aos amigos em comemorações. Ao final deste post ensinaremos como fazer um delicioso brigadeiro com o leite condensado de aveia que você acabou de aprender no vídeo acima, seus filhos irão adorar.

Ovo

crianças alérgicas

Ainda falando sobre as alergias não é muito difícil atualmente adaptar as receitas de acordo com a alergia da criança. Há crianças alérgicas a ovo, e não a leite, podendo assim apenas substitui-lo nas preparações.

O ovo de galinha pode ser substituído por inúmeros outros alimentos como purê de banana em alimentos doces, bem como purê ou sumo de maçã. Esse é um exemplo na preparação de bolos.

Em caso de pratos salgados alguns nem mesmo necessitam da substituição. O corte e o equilibro com os demais ingredientes são êxito na receita. Mas classicamente substituímos o ovo em pratos salgados por chia triturada com água, ou linhaça. Na proporção de duas colheres de sopa de água para uma da semente. Eles deve permanecer de molho por 15 minutos. Esse proporção vale para cada ovo pedido em receita original.

Leite

crianças alérgicas

crianças alérgicas apenas a leite. A alergia a leite pode ser um pouco mais chata por conta dos derivados.  Mas substituir o leite dos preparos não é difícil. Pode ser utilizado leite de coco, de arroz, de aveia, de inhame. As possibilidades são inúmeras. Nós do Arteblog testamos e o leite de aveia é o mais versátil. Se você quer fazer para o seu filho um estrogonofe o mais indicado é utilizar o leite de aveia por ele acabar engrossando ao ser aquecido.

Derivados


Para os derivados, no caso da manteiga é possível fazer uma caseira com óleo de girassol, azeite e especiarias. Mas o consumo de manteiga não é muito saudável, todos sabemos disso. Aconselhamos acostumar o seu filho desde cedo com pasta de amendoim que é mais saudável e proteica. No caso dos queijos, é possível comprar queijos vegetais prontos ou preparar os próprios em casa. Da para fazer queijo de mandioquinha e de muitos outros ingredientes, de muitos outros legumes. Uma coisa que pais de crianças alérgicas certamente aprendem é que um ingrediente não é apenas um ingrediente, mas uma possibilidade. Uma possibilidade que deve ser tentada, estudada e explorada.

Alergia a glúten

crianças alérgicas

A alergia ao glúten talvez tenha sido a mais difícil de ser trabalhada nos últimos anos. Mas isso vem mudando com o aparecimento de farinhas derivadas de outros insumos que não apenas o trigo, como a farinha de arroz por exemplo.

Hoje em dia é possível encontrar inúmeros produtos no mercado que já são livres de glúten. O único problema ainda em relação a alergia ou resistência ao glúten são seus altos custos de mercado. Ainda mais porque em alguns níveis de alergia até mesmo o “pode conter” o que indica que o alimento livre de glúten, leite ou ovo foi processado no mesmo maquinário pode estar “contaminado” e incidir alergia a criança.

Brigadeiro com leite condensado de aveia

Esse brigadeiro é um arraso e tenho certeza que fará sucesso com seu filho e até mesmo com seus amiguinhos. Não busca lembrar o brigadeiro tradicional mas seu sabor é irresistível. Vamos aos ingredientes:

  • 1/4 de água fervente
  • 1/2 xic. de chá de açúcar mascavo (Estes ingredientes como mencionado serão utilizados para o leite condensado de aveia)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • E chocolate granulado.

Modo de preparo

Depois de feito o leite condensado, coloque em uma panela e acrescente o cacau. Misture bem até diluir completamente. Coloque em fogo baixo até desgrudar do fundo da panela. Transfira para um refratário e deixe esfriar. Assim que esfriar, unte a mão e faça as bolinhas. Passe no granulado. Atenha-se, pode haver marcas no marcado que fazem granulado com leite ou que podem conter traços de leite. Coloque mas forminhas. Está pronto.

Comentários

2 respostas para “Crianças alérgicas: dicas de como cozinhar para elas”

  1. […] Cozinhar para crianças alérgicas não é tão difícil, veja dicas!! […]

  2. […] Dicas de como cozinhar para crianças alérgicas!! […]