Enrubescer ao beber pode indicar um problema

Se você costuma beber e isso te deixa com o rosto enrubescido tome cuidado.

Alimentos que favorecem sua saúde hepática

Conheça os truques das pessoas extremamente perfumadas

Distúrbios do sono que podem afetar a sua vida

Se você costuma beber com os amigos no happy hour mas acaba sempre com o rosto enrubescido, tome cuidado!  Isso pode indicar mudanças na sua metabolização. Mas calma, vamos explicar isso melhor.

A taxa de pessoas que tendem enrubescer com álcool é de uma a cada três. Sua ocorrência começa ser mais predominantemente em asiáticos, japoneses e coreanos. Contudo ainda assim, o enrubescimento pode ser significativo, no caso da ingestão de álcool, pode significar doenças de ordem genéticas.

Você não bebe muito por vergonha do rosto avermelhado? Uma dose já é suficiente para te deixar todo “envergonhado”? Enrubescido? Você não está sozinho, mais isso não é extremamente normal e é preciso atenção. Principalmente se você não é dessas origens: chineses, japoneses, e ou coreanos.

Normalmente a vermelhidão consiste em regiões da chamada área T. Além de estender-se até a bochecha. Atingindo normalmente a testa e as bochechas.

Você sabia? rosto

O que você certamente não deve nem mesmo desconfiar é que está vermelhidão aparente em sua face pode ser uma deficiência genética e de metabolização do seu fígado.

Antes de mais nada é preciso entender que bom: quando o ingerimos algo considerado tóxico em  nosso corpo (como o álcool neste caso), ele tenta transformá-lo em algo não tóxico. Não se preocupe, vamos explicar um pouco mais.

O álcool é considerado tóxico e com isso pode causar reações em nosso organismo. Reações que vão muito além de apenas alegria passageira ou excitação demasiada. O álcool em nosso organismo é responsável por diversas transformações químicas que iremos detalhar mais abaixo.

O álcool quando entendido como substância  tóxica pelo nosso corpo se faz necessário para isso que seja convertido em  uma substância não tóxica. Todo o processo gera reações em nosso organismo.

No caso do álcool funciona basicamente assim: o álcool ingerido, não importa bem a quantidade nesse primeiro momento. O álcool ingerido é convertido em acetaldeído que ainda é considerado tóxico pelo nosso organismo. Depois de sua conversão em acetaldeído o álcool é convertido em acético. Acético, o principal componente do vinagre.

Onde todo esse processo acontece?

rosto

É o que você deve estar se perguntando. Onde todo esse processo acontece e qual a sua relação direta com a mudança de coloração em nosso rosto. Especialmente na zona T e nas bochechas.

Todo esse processo acontece no fígado. Órgão responsável por inúmeras funções em nosso corpo, como por exemplo armazenar e liberar glicose, metabolizar lipídeos e proteínas, destruir células sanguíneas desgastadas e claro, a mais importante. A função de desintoxicar o corpo contra substâncias nocivas e prejudiciais como o álcool.

No fígado propriamente dito, órgão responsável por estas importantes funções, o álcool é transformado pelas enzimas desidrogenase. Fazendo a decomposição do acetaldeído em ácido acético.

As causas do rosto enrubescido

rosto

A maior causa da mudança na coloração de quem ingere álcool é uma deficiência ou mutação nestas enzimas. Responsáveis pela transformação do álcool em enfim acético.

Em outras palavras vamos explicar melhor. Algumas pessoas que apresentação mutações nestas enzimas (normalmente asiáticos de diversas denominações, japoneses, coreanos e chineses). Comumente as mutações atingem ou podem atingir uma ou as duas enzimas responsáveis pela transformação do álcool. Essa falha genética pode aumentar ou diminuir  a concentração de acetaldeído o que consequentemente pode favorecer o  enrubescer do rosto.

Apesar do constrangimento que você pode acabar sendo acometido por esse enrubescimento com uma única dose de álcool. Essa mudança na coloração facial não apresenta nem acarreta outros sintomas. O que pode acabar acontecendo é um aumento gradativo da frequência cardíaca. Reação do seu corpo respondendo a uma substância tóxica.

Como já mencionado, a deficiência nas enzimas responsáveis pela transformação do álcool em acetaldeído é mais fortemente presente em asiáticos  e pouco presente em africanos e europeus. Ainda carecemos de estudos para entendermos o que pode causar esse enrubescimento ou vermelhidão mas frequente regularmente um médico e mantenha sempre atualizado seus exames de sangue.

Se o problema for muito evidente e te causar demasiado incomodo evite o consumo excessivo de álcool, que pode com certeza agravar o problema.

Outros alimentos inimigos do seu fígado

Outros alimentos que também podem ser nocivos ao fígado. Pelo órgão ser responsável pela desintoxicação do fígado veja alguns alimentos que podem ser nocivos e considerados tóxicos ao nosso corpo:

  • Proteínas: Proteínas são extremamente importantes para a formação dos tecidos musculares mas em excesso podem ser prejudiciais para o fígado por sobrecarregarem-o.
  • Fast food, comida pré pronta ou processada: Comida industrializada, pré pronta ou processada possui alimentos de digestão pesada o que pode favorecer um quadro de fígado gorduroso.
  • Frituras: Frituras também sobrecarregam o fígado por terem de eliminar toda a gordura ingerida excessivamente.

Evite o consumo de banha de porco creme de leite, manteiga e maionese também. Todos estes alimentos podem propiciar o fígado gorduroso.

Evite o excesso de açúcar que pode contribuir para um quadro igualmente preocupante de gordura no fígado.

Comentários

3 respostas para “Enrubescer ao beber pode indicar um problema”

  1. […] Se você enrubesce ao beber pode indicar sério problema de saúde! Cuidado […]

  2. […] Ficar com o rosto vermelho ao beber pode indicar um problema […]