Sua avó estava errada

Se você cresceu ouvindo de sua avó que dor nas articulações é sinal de chuva, você foi enganado a vida toda.

O que pode causar dor nas juntas

A doença do século

Crie suas próprias cabeceiras

Com certeza quando você era criança ou até mesmo adolescente já deve ter ouvido que a manifestação de dor nas articulares eram resultado apenas da mudança climática.

Chuvas eram sinônimo de dor nas articulações de pessoas mais velhas ou paciente aferidos com artrite, ou reumatismo.

A artrite, é caracterizada pela inflamação das articulações. E a relação com a mudança de tempo sempre teve ar de crendice popular, contudo das mais creditadas.

Não há quem não tenha dito ou mesmo ouvido falar que a chuva, ou mesmo o tempo frio tinha direta relação com a manifestação de dor. Contudo, pesquisas apontam que a relação com artrite, artrose e quadros de dor nas articulações não tem nenhuma relação direta com o clima.

Um estudo coordenado por Anupam Jena, professor em Harvard, a relação entre  chuva e a procura por atendimento médico por queixa de dor é tão semelhante. Em casos chuvosos e de estiagem que se faz impossível categorizar que sim, ou que não que há relação. Entretanto a existência do estudo põe a prova a crendice cega e fiel desta curiosa relação.

Se você tem dor nas juntas talvez a chuva e o tempo frio não tenham nenhuma relação com isso. Mas calma, nós do Arteblog vamos explicar isso melhor.

A relação

No estudo desenvolvido pelo departamento de Saúde Pública de Harvard dirigido por Anupam, à diferença entre os registros de dor nas articulações em tempos chuvas e em tempos de estiagem foram mínimos. Irrisórios poderíamos dizer.

Foram mil e quinhentos prontuários analisados no período. 6,35% dos casos foram registrados dores nas articulações em períodos de chuva e frio. Entretanto 6,39% relataram dores em período de estiagem. Este resultado cientificamente é dado como empate, ou seja, sua avó estava errada em necessariamente atribuir as dores as mudanças climáticas.

No estudo em questão foram levados em conta quem nem sempre quem tem uma dor resultado de artrite ou artrose procura um médico. Nem tão pouco necessariamente procura um médico no momento da dor. Ou seja, os resultados foram totalmente inconclusivos.

Nem sempre que tem uma dor na junta ou nas articulações procura por um médico instantaneamente. E o fator tempo de chuva ou frio pode desmotivar ainda mais quem por ventura busque apoio ou ajuda médica. Levando em conta que a chuva pode desmotivar um paciente a procurar por auxílio médico, pode abrir espaço para uma segunda questão: talvez a sua avó esteja certa. Deslocar-se em tempos de chuva poder significar que a dor está mais intensa e aguda.  Mas o que não necessariamente pode ser motivado por tempos de chuva.

Em outras palavras nada realmente comprova que a sua avó esteja errada. Não cientificamente. Embora estudos apontem que a incidência de registros de dor nas articulações em tempos de chuva sejam menores. Há fatores que podem alterar significam estes os resultados.

Pessoas com dor nem sempre procuram auxílio

Muitas pessoas que sofrem com dores provenientes de artrite, artrose ou qualquer outra patologia raramente procuram um médico. Apesar de não indicado, a automedicação é sempre o primeiro passo. E somente posteriormente a consulta ao médico é agendada. Isso é o primeiro impossibilitador dos estudos de Anupam serem categóricos.

O médico é a terceira escolha

articulações

Depois de esperar os sintomas passarem. Se não passarem, depois de tomar um medicamente qualquer indicado por algum amigo. Algum chá ou exercício.  Aí sim o paciente procura um médico responsável, o que torna mais uma vez quase impossível determinar quando de fato a dor foi aferida e se tem ou não relação com as mudanças de clima.

A chuva pode te desmotivar a procurar um médico

articulações

Mais da metades das pessoas afirmam evitar sair com tempo de chuva, ou seja, nem todos os pacientes que sentem dor nas articulações em tempos assim, (chuvosos ou frios) procuram médicos imediatamente.

Isso faz o número total do estudo de Anupam ser suscetível a variantes. Em outras palavras, como dito anteriormente, nem todo mundo que sofre com dor nas articulações procura um médico e nem todos que o procuram, o procuram necessariamente no momento da dor. Ou seja, você pode sentir dor em tempos de chuva e ainda assim não buscar ajuda médica, como sentir dor em um dado momento e apenas em um período de chuva (por n motivos) buscar acompanhamento.

Convivendo com a dor das articulações

articulações

Muitas pessoas sofrem com dor nas juntas ou articulações e com isso acostumam-se a elas. Para evitar o uso excessivo de medicamentos para minimizar a dor, invista em cápsulas de gengibre. Isso mesmo cápsulas de gengibre diariamente.  As cápsulas de gengibre encontradas em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação desinflamam e aliviam as dores. As cápsulas tem acão semelhante ao ibuprofano.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Sua avó estava errada”

  1. […] Entenda porque sua avó estava errada em relação as dores nas juntas […]

  2. […] Sua avó estava errada; Entenda porquê […]