Toma medicamentos regularmente? Veja as principais dúvidas

Que você não deve medicar-se sozinho, não é novidade, mas há inúmeras outras questões quando falamos em medicamentos.

Descubra os medicamentos mais vendidos no Brasil

Você é o único responsável pelo seu bem-estar! Não deixe que tirem isso de você

Entenda o que pode estar ocasionando a sua queda capilar

Se você toma medicamentos regularmente, ou está fazendo um tratamento por um curto período de tempo, provavelmente já se deparou com algumas dúvidas em relação a administração de seus remédios. E mesmo que você esteja familiarizado com a administração de drágeas e comprimidos com certeza já fez algumas perguntas sobre o tratamento medicamentoso.

Tomar remédios pode não parecer, mais com certeza é mais difícil do que apregoam as receitas médicas.  O que fazer se eu me esquecer de tomar o remédio na hora indicada pelo médico? É possível cortar o medicamento? Abri-lo pode acelerar a sua metabolização?

Pensando nas dúvidas mais comuns de quem toma remédios, nós do Arteblog fomos atrás de esclarecer estas e outras questões.

Se você tem algum problema de saúde, procure um médico, não faça a automedicação. Estas dicas e informações são exclusivamente para que faz o tratamento com medicamentos prescritos pelo médico. Inclusive toda e qualquer dúvida deve ser esclarecida junto ao seu médico. Somente ele saberá o melhor a ser feito no seu caso.

Comprei um medicamento com a dosagem elevada, acima da que eu devo consumir. Posso cortar medicamentos?

medicamentos

O mais comum é que as pessoas cortem o comprimido ao meio ou em até quatro partes. Não é indicado que seja feito corte algum nos comprimidos. No caso da compra de uma dosagem errada, elevada, ainda que o corte possibilidade a dosagem exata a ser administrada, nada garante que ele será preciso. Evite fazer isso, procure sempre pela dosagem exata. Caso isso não seja possível, nunca corte um medicamento em quatro partes. Exceto por autorização expressa do médico responsável. Cortar um comprimido ao meio deve ser feito apenas quando o comprimido é  marcado por um sulco linear no meio.

Se eu abrir uma cápsula o remédio poderá fazer seu efeito mais rapidamente?

medicamentos

Pensando logicamente é possível que isso aconteça, contudo é extremamente vetado que seja aberto uma cápsula de medicamento. Abrir uma cápsula faz com que a droga entre em contato com o suco gástrico e isso pode alterar significativamente o seu princípio ativo. Sua ação em nosso corpo. Sendo portanto impossível prever as alterações que pode causar em nosso organismo. Se você tiver dificuldades para deglutir (fazer a digestão e posterior metabolização) converse com o seu médico e tente substituir o medicamento utilizado por outro de mesma importância mas com outro formato de apresentação.

Posso ingerir meu comprimido com café? Chá ou qualquer bebida à disposição?

O mais indicado é que seja feito a ingestão com água. Não há erros ou variações. Há atualmente no mercado medicamentos que podem sofrer uma deterioração precoce quando ingeridos com alimentos ácidos como sucos de limão ou mesmo laranja. A mesma ocorrência foi observada em pacientes que fizeram a ingestão juntamente com leite. Prefira sempre que possível um copo de água para a ingestão do seu remédio.

Não tenho água, posso fazer a ingestão sem líquido?

medicamentos

Preferencialmente o paciente deve fazer a administração de seus medicamentos com água. No máximo, um líquido que seja o mais neutro possível. Apesar de determinados alimentos interferirem diretamente na atuação e desempenho do fármaco utilizado, não engula a seco. Ingerir medicamentos a seco pode causar danos até mesmo irreversíveis ao esôfago, uma vez que o remédio pode grudar na parede do órgão quando ingerido sem o acompanhamento de nenhum líquido.

Eu acabei de comer, posso ingerir o remédio?

Essa com certeza é uma das dúvidas mais recorrentes no que diz respeito a administração de fármacos. Contudo é impossível determinar uma linha clara e contundente do que fazer em casos assim. O mais indicado é ler a bula ou tirar essa dúvida diretamente com o médico responsável pela dosagem e administração do medicamento. Alguns remédios são expressamente indicados que o estômago do paciente esteja vazio porque isso interfere diretamente na funcionalidade do medicamento. Outros se ingeridos de estômago vazio podem causar gastrite.

Beber uma cerveja pode neutralizar os efeitos esperados pelo remédio?

Beber enquanto faz o uso de medicamentos não faz com que o medicamento perca o efeito, não necessariamente. Mas, essa prática não é indicada de forma alguma. Primeiramente porque não é possível prever, traçar uma linha linear de causa e consequência da ingestão de medicamento e álcool. Há medicamentos que podem de fato serem neutralizados quando expostos a ingestão concomitante de álcool. Há outros porém que podem ter seus efeitos potencializados. Na dúvida não beba, além dos malefícios que o álcool pode normalmente trazer, quando ministrado junto ao tratamento medicamentosos sobrecarrega ainda mais o fígado, órgão importante do corpo humano.

Me esqueci de tomar o remédio. O que fazer?

O mais importante na administração de fármacos é respeitar o tempo de uma administração a outra. Ou seja, se você esqueceu de tomar uma dose, tome assim que lembrar, mas recomece a contagem para a próxima. Cada vez que esquecer de tomar o remédio na hora indicada, tome quando lembrar, mas comece a contar as horas a partir desta administração.

O que achou? Dê uma nota:

Avaliação média: 4
Total de Votos: 2

Toma medicamentos regularmente? Veja as principais dúvidas

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

Por: Arteblog - BrunaEm: janeiro 2, 2018 | Em Saúde  | Tags: , , , ,  

Uma resposta para “Toma medicamentos regularmente? Veja as principais dúvidas”

  1. […] Tire suas dúvidas sobre o uso regular de medicamentos […]