Ter Um Animal De Estimação Em Casa Traz Benefícios Para A Sua Saúde. Veja Quais São Os 5 Principais

Você já tem um animal de estimação? Você sabe quais são os benefícios de ter um dentro da sua casa?

Autocuidado: Você É A Única Pessoa Que É Responsável Pelo Seu Bem-Estar

Pesquisa sobre animais de estimação na casa de brasileiros

Você já se deu conta do tanto de coisas legais que um animalzinho de estimação em casa pode te proporcionar?

Quando o cachorro é filhotinho, a dependência, as noites de sono leve e preocupado com o bem-estar do neném, as gracinhas e as brincadeiras que podem começar aos poucos são coisas que acabam por sempre aparecer como momentos muito especiais na criação do seu bichinho.

Depois, com as brincadeiras que ficam mais complexas, os truques que eles podem aprender… e seu bebêzinho já passa a ganhar outros caminhos em termos de possibilidade, a dormir menos e a ser muito mais ativo.

E é justamente nessa fase que os benefícios se expandem, já que ele ganha também liberação para passear e até mesmo para ser um companheiro no momento de atividades externas, como passeios e corridas 😀

Ter um cachorrinho de estimação estimula a prática de atividade física

Aquele momento da caminhada diária para levar o seu cachorrinho para passear pode ser um ótimo momento não só de relaxamento e companheirismo como também um momento importante para a prática de atividade física.

Se ele é novinho e ainda cheio de energia, uma curta corrida pode ser muito efetiva e absolutamente satisfatória para a estimulação e relaxamento do seu amigo. Como a gente bem sabe, animais novinhos precisam ser estimulados e também levados ao cansaço, de forma que consigam relaxar, descansar e aprender.

Ter um animalzinho melhora consideravelmente o humor do seu dono

Aquele dia de trabalho foi cansativo e estressante? Com um animal de estimação em casa, tenha certeza de que esses sentimentos não durarão por muito tempo, uma vez que, carentes de atenção e interessados em seu bem-estar, eles estarão ali por você tal como você sempre está por eles.

E também há sempre um momento em que o carinho é tão grande e tão intenso que todo o mau humor será dissipado como mágica só por uma brincadeira ou um momento de aprendizado para vocês.

E isso a ciência explica através da quantidade de hormônios que são produzidos durante a interação entre vocês, que são os mesmos que a gente produz ao fazer exercício físico, comer uma comida de que gostamos ou ao nos apaixonarmos.

E, claro, ter um animal de estimação reduz o estresse

Ter um animal de estimação é uma das formas mais interessantes de lidar com o estresse, por ser esse um jeito completamente natural e também cientificamente garantido de resolver situações extremas de crise emocional.

Hoje também é muito comum que hospitais e clínicas de atendimento de saúde proporcionem momentos de interação com animais treinados especialmente para esse tipo de convívio. São os chamados Cães Doutores, que acabam sempre por fazer a festa para crianças, idosos e outras pessoas em condições vulneráveis.

E ainda há quem defenda que ter um animalzinho em casa faz com que a gente foque em momentos e atitudes prazerosas, fazendo com que nos concentremos em coisas como cuidar, brincar, aprender junto e ter momentos mais tranquilos na vida.

Um animal de estimação alivia também pensamentos e sentimentos negativos

Sempre que a gente foca em cuidar de um animalzinho temos um momento de prazer e de entrega emocional. Isso faz com que sentimentos negativos acabem por se dissipar, uma vez que aquela vida exige de nós um nível de comprometimento que vai além do simples estar por perto.

Pesquisas também apontam que o simples ato de dividir a cama ou o sofá com o bichinho também já fazem com que dores sejam aliviadas, bem como angústias, crises de pânico ou ansiedade se amenizem, uma vez que a sensação é de que temos ali um companheiro.

E a melhor parte é que da mesma forma que você sente que pode contar com seu bichinho, ele sabe que pode contar com você. Assim, um cuida sempre do outro.

Um animal de estimação protege o nosso coração

Uma das interações mais curiosas nesse efeito de ter um animal de estimação sobre a nossa saúde diz respeito à forma com que a nossa pressão arterial é reduzida durante a interação com ele.

Assim, não importa se você vai passar um tempo da vida alimentando seus peixes, correndo com seu cachorro ou brincando com seus gatinhos: a reação que seu corpo percebe imediatamente é como um comando de redução da pressão, tanto por conta da produção de bons hormônios quanto para a redução de níveis de cortisol.

O cortisol, diga-se, é um dos grandes vilões da nossa saúde, tanto a mental quanto a física. Ele é responsável, dentre outras coisas, pela morte precoce de células cerebrais, além de causar, dentre outras coisas, aumento da pressão arterial e níveis glicêmicos.


Publicado

em

por