Treina pesado, mas não emagrece? Entenda porque

Você sonha emagrecer? Dormir melhor pode ajudar

Veja atividades que podem te ajudar a adormecer

Economize na hora de fazer o seu convite de casamento. Veja nossas dicas!

Emagreça com saúde tomando Garcinia Cambogia

Você tenta emagrecer, mas não consegue? Talvez a solução não esteja em aumentar os treinos aeróbicos, mas em dormir melhor. Mas calma, nós vamos explicar

Dormir bem está diretamente ligado com a nossa alimentação. Dormir satisfatoriamente pode ter efeitos positivos no emagrecimento.

Você não precisa dormir muito, precisa dormir o necessário. O sono não precisa ser tão longo, mas de qualidade. O indicado é que o indivíduo durma cerca de sete a oito horas diárias. Pessoas que dormem cerca de cinco horas, duas a menos que o indicado, pesam mais do que pessoas que dormem o recomendado.

O estresse e a falta de sono

dormir

Dormir pouco pode acarretar em níveis elevados de estresse. Noites mal dormidas aumentam consideravelmente os níveis de cortisol na corrente sanguínea. Cortisol é considerado o hormônio do estresse. Em níveis elevados compromete consideravelmente a produção dos hormônios responsáveis por controlar a nossa fome e a nossa sensação de saciedade.

Com altos níveis de cortisol na corrente sanguínea, a produção de inibidores de apetite cai, com isso sentimos fome com uma frequência maior. Mesmo que nos alimentemos bem, sentimos fome constantemente. Quase como quando nos alimentamos com produtos fontes de carboidratos refinados, que são mais rapidamente sintetizados pelo nosso organismo. Com isso, acelera nossa sensação de fome.

Os efeitos do excesso de cortisol

dormir

Dormir mal, ou de forma insuficiente pode resultar em um cansaço excessivo. Cansado excessivo por sua vez pode nos levar a consumir uma quantidade maior de carboidrato e/ou açúcares. Alimentos assim são rapidamente transformados em energia, dando a sensação de “pique”, o que pode acabar se transformando em um ciclo vicioso.

A presença de cortisol na corrente sanguínea pode apresentar ainda outros malefícios a nossa estética. Níveis de cortisol são responsáveis pelo aumento da concentração de gordura abdominal. Não basta estarmos estressados com o trabalho ou a faculdade e a família, precisamos sofrer com o acúmulo de gordura abdominal por conta deste estresse.

Está atrelado também a presença de cortisol uma maior retenção de líquidos e aumento da glicemia no sangue. Tudo isso junto pode acabar minando o funcionamento do nosso metabolismo que tende a ficar mais lento. O cortisol é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, mudanças bruscas de humor e o mais importante, pode gerar insônia.

Uma forma de evitar que o cortisol se instale na sua corrente sanguínea é simples. Na teoria bastaria diminuir a exposição ao estresse do dia-a-dia. Na prática sabemos que isso não é tão fácil assim. Precisamos diminuir o ritmo e nós acalmarmos para não deixar que as pressões interfiram assim de modo tão forte em nossa rotina. Separamos algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor, mesmo que você seja estressado e não consiga mudar isso.

Prepare-se para dormir

Noites bem dormidas são essenciais para uma total reparação do nosso corpo. Prepare-se para dormir. Não vá para cama de qualquer jeito. É preciso que você crie uma rotina para isso. É preciso que você crie mecanismos que avisem o seu corpo que ele precisa se preparar para adormecer. Diminua o ritmo antes de ir para a cama. Pratique yoga, relaxe, respire fundo, ouça musicas relaxantes. Abandone as preocupações, não deixem que penetrem em seu sono.

Evite luminosidade

Em seu local de dormir evite ao máximo luminosidade. Dormir em ambientes iluminados pode retardar a produção de melatonina. Importante hormônio, considerado o hormônio do sono, a melatonina somente é produzida no período noturno. A produção de melatonina é estimulada quando o ambiente está escuro e é responsável pela qualidade de nosso sono. O sono a noite precisa ser completo e reparador. Capaz de propiciar ao corpo um momento de descanso.

Evite que a tevê permaneça ligada, não leve trabalho para a cama. Lembre se desligar o abajur e fechar as janelas. É recomendado, caso não seja possível zerar as fontes luminosas do quarto, investir no uso de máscaras próprias para dormir. Você pode comprar ou fazer as suas com feltro. O indicado é que se vete o contato ou a exposição à luz no mínimo uma hora antes de adormecer

Reponha melatonina

A melatonina é responsável pela qualidade do sono. Este importante hormônio é produzido na glândula pineal, no cérebro. É conhecida por regular nosso relógio biológico. Os momentos de vigília e de sono.

Produzida a noite, a melatonina tem seu pico às 2h ou 3h da madrugada em pessoas com ciclos de sono regulares. Alterações na produção de melatonina podem ser observadas em alguns casos como por exemplo o envelhecimento e a mudança de turno (pessoas que trabalham a noite e dormem durante o dia). Se por algum motivo você está enfrentando problemas para dormir, a reposição de melatonina pode ser indicada. Pesquisas apontam que a ingestão de melatonina tem ação comprovada no combate a insônia.

É possível adquirir em lojas especializadas em suplementação cápsulas de até 5mg de melatonina. Acima desta dosagem é necessário prescrição médica. Em todo caso, não use medicamentos sem consultar um médico especialista. Somente ele poderá avaliar a real situação e o que tem acarretado as noites mal dormidas. Evite a automedicação.

Comentários

2 respostas para “Treina pesado, mas não emagrece? Entenda porque”