10 Lustres Feitos Com Barbante Para A Sua Casa Ficar Incrível

Decorar a casa é, quase sempre, uma missão muito divertida. E se você puder criar uma decoração sensacional usando materiais como barbante, será ainda mais legal!

Bolinhas de gude se transformam em luminárias no Amapá

Luminária de bolinhas de gude – Passo a passo

E como lustres são sempre essa pedida requintada, refinada que sempre concede muito bom gosto ao ambiente, criá-los pode ser uma atividade muito prazerosa, ainda mais quando o resultado logo se coloca de pronto, após a instalação.

E se você quer também ter uma casa cheia de cor, que emane esse ar de simplicidade e bom gosto, vem com a gente nessa jornada dos lustres feitos com barbante! Certamente você logo vai querer também colocar a mão na massa e começar a criar os seus 😀

Para começar, você vai precisar de:

  • Bola infantil (dessas que são chamadas de bola-bexiga, geralmente encontradas em lojas de utilidades domésticas);
  • Barbante;
  • Cola branca escolar;
  • Água;
  • Tinta em spray;
  • Tesoura;
  • Um kit de instalação para luminária;
  • Suporte para instalação.

Como fazer, passo por passo, sua luminária:

Para começar, limpe bem toda a bola para que não fique nenhum resíduo de pó, fios ou coisas assim presas à sua luminária.

Depois, faça um círculo delimitando o espaço em que ficará o bocal da luminária e por onde passarão as fiações.

Aí então, dissolva um pouco da cola branca em água, passando sempre o fio do barbante pela cola e enrolando por toda a bola. Faça isso com cuidado, prestando atenção em cantos que possam ficar sem fio trançado cobrindo-o.

Faça também uma parte mais reforçada ao redor do círculo antes traçado, de forma que ali você tenha uma base de sustentação para toda a estrutura da luminária.

Depois, coloque-a para secar presa a um barbante, por, pelo menos, dois dias. Estando a estrutura toda seca, perfure a bola e remova as sobras do plástico. Agora, com a estrutura feita, é só olhar as dicas abaixo de como utilizá-la da forma mais legal!

Pisca-pisca decorado com barbante

Você também pode fazer um pisca-pisca virar um show de luzes divertidas e coloridas para a sua casa. Para fazer, basta que você encha balões decorativos de festa, as bexigas. Depois é só seguir os mesmos passos que foram realizados para fazer a luminária grande. A diferença é que nessas mini-luminárias você não precisa deixar o recorte de base.

Por fim, basta prender as bolinhas já secas ao pisca-pisca 🙂

Luminária de base

Um outro recurso bem interessante é transformar aquela luminária de base em uma absolutamente incrível e ótima para decoração.

Aqui, a diferença é que ela precisa ser feita com a cola sem diluir, uma vez que é necessário que ela fique mais estruturada e mais “durinha”.

Se for necessário, você pode, inclusive, abusar de um verniz fosco em spray, para garantir que o resultado seja mesmo uma luminária que não vá, aos poucos, despencar.

Também vale lembrar que a potência dessa lâmpada também precisa ser maior, para que o barbante reproduza esse efeito de sombras.

Luminária de barbante de teto

Aqui, a ideia mais tradicional: uma grande luminária para decorar aquela lâmpada pendente.

A parte mais interessante desse tipo de artesanato é que as cores da luminária podem também combinar, contrastar e até mesmo complementar as cores já presentes na decoração da casa.

É uma forma simples, elegante e muito divertida de criar um ambiente mais aconchegante e mais bonito para o seu lar.

E também vale acoplar aos barbantes flores que você pode fazer também em sua casa 😀

Para a decoração de Natal

No Natal são grandes as dúvidas sobre como decorar a mesa da ceia e a presença de luzes é sempre um item quase que essencial, tanto por trazer requinte para a decoração quanto pelo fato de ser uma época do ano em que luzes sempre acabam sendo muito simbólicas.

Assim, que tal colocar algumas luminárias de barbante por aí?

Você pode tanto fazer como “capa” para pequenas velas quanto, caso você sinta que as chamas podem danificar o suporte ou colocar sua família em perigo, usar pequenas velas elétricas.

Aposte também em formatos diferentes

Um lustre cônico é sempre muito interessante, uma vez que, essa forma mais elíptica, pode garantir efeitos bem legais para a iluminação do ambiente.

Aqui, nesse, ao invés de um balão foi utilizado um cone para servir como base para a montagem. E para fazer isso é só mesmo seguir os passos da luminária feita em balão ou bola.

Também vale a tentativa: que tal fazer algo em uma forma quadrada, utilizando uma caixa? Ou, que tal fazer um lustre um tanto mais fechado, mas indo só até metade da bola e deixando uma abertura muito maior?

A ideia é justamente te provocar a buscar formas cada vez mais originais de criar arte e decorar a sua casa de um jeito muito simples e muito refinado <3


Publicado

em

por