Panos de prato para o seu Natal

Que a arteterapia é extremamente benéfica nós do Arteblog não temos dúvida.

Dicas para você começar a pintar em casa

Você não sabe mais como acabar com manchas escurecidas na pele? Nós temos a solução

Guirlandas para fazer utilizando feltro

Às vezes não conseguimos expressar em palavras o que sentimos. Sejam sentimentos de alegria, amor, dor ou frustração, tudo faz um nó em nossa garganta e nos comprime. Muitas são as formas conhecidas para nos ajudar com esse emaranhado de sentimentos confusos que pairam vez ou outra sobre a nossa cabeça. Dança, pintura, bordado, música, artesanato, todas estas formas de noas manifestar tem algo em comum, fazem parte do grupo de técnicas de arterapia.

A arterapia é uma técnica de tratamento antiga mas que a pouco tempo tem ganhado destaque nas rodas de conversa. Muita conhecida como forma de manifestação da arte, a arteterapia traz inúmeros benefícios aos seus praticantes, mas apenas recentemente a palavra caiu na boca do povo.

 Mas afinal o que é arterapia e como podemos usufruir de seus benefícios?

pano-de-prato

A arteterapia é um processo terapêutico que nos ajuda a acessar e compreender parte de nós mesmos que conscientemente não conseguimos compreender ou mesmo processar. É uma importante forma de nos mostrar nossas emoções internas, uma canal de comunicação com nós mesmos. Muitos acreditam inclusive que a arteterapia pode nós ajudar a transformarmo-nos em alguém melhor, uma vez que nos dá acesso a versões de nós mesmos que pode esconder a razão para o que nos acomete ou nos dá determinadas características.

O bordado e a pintura, bem como a dança são as mais conhecidas manifestações de arteterapia. Hoje trouxemos algumas inspirações. Você pode faze-las em casa para te ajudar a relaxar e o melhor de tudo, conectar-se consigo mesmo. A arteterapia tem efeito comprovado sobre o transtorno de ansiedade, quadros de irritabilidade e estresse contínuo. Vale a pena experimentar.

Além de utilizar a arte para manifestar seus sentimentos mais íntimos é ainda possível decorar a casa para o Natal e de quebra ganhar uma renda extra. Panos de prato para o Natal feitos com materiais que você tem em casa mesmo, vamos as nossas dicas.

Com retalhos de tecidos

Essa primeira dica é a mais atrativa para artesãos de primeira viagem. Não é necessário domínio de técnicas de bordado ou costura. Para começar, risque o que deseja que seu pano de prato tenha. Faças traços abstratos no interior do desenho que serão preenchidos com os retalhos. Corte no retalho as formas que previamente desenhou no pano de prato. Cole com cola universal de artesanato. Abuse de cores festivas, natalinas, verde, vermelho.

Com botões

A decoração de panos de pratos com botões requer um pouco mais de técnica. É preciso saber bordar, embora você também possa colar os botões, bordá-los dá uma acabamento melhor. Essa técnica se inicia como a anterior, precisamos desenhar o que queremos registrar no pano de prato. Para evitar erros na hora de cobrir é melhor marcar onde vai cada botão. Não precisa se preocupar, quando terminar as marcas não vão aparecer.

Com feltro

O feltro comporta mais 1001 ideias de uso, este guardanapo feito com recortes de feltro são um esplendor. E você não vai acreditar, eles são colados, não precisa nem dominar a técnica da costura. É possível fazer com imagens do Papai Noel, de boneco de neve e de tantos outros símbolos natalinos. Para isso basta comprar feltros das cores que pretende usar, e sair desenhando por aí. Não tem segredo, é só desenhar, recortar e colar, e o resultado é esse lindo trabalho.

Recortes no pano de prato

Esse tipo de confecção pode parecer uma das mais difíceis de nossa lista, mas o resulta vale o esforço. Você vai precisar de um retalho de tecido com temática natalina. Recorte as caixas com tamanhos disformes, para o laço você pode optar por recortá-los ou bordá-los. O diferencial dessa opção é que ela altera as pontas do pano, não deixando-o reto como as demais. Você pode fazer nas duas pontas do pano ou de um único lado.

Tinta

Essa é com certeza uma das modalidades mais fáceis, mas em contrapartida não permite muita personalização, a menos que você domine a arte da pintura em tecido. Assim como as anteriores, tudo começa com um molde se você não for muito bom com traços e desenhos. Faça o molde do que quer de fato estampar, um molde vazado. Fixe o molde no pano firmemente com fita e pinte. Dê pinceladas de modo uniforme para que a tinta não crie caminhos pelo seu pano.

Caso queira personalizar um pouco, aplique fita dentro do molde para criar divisões onde poderá alternar as cores. Só tome cuidado na hora de retirar, tanto o molde quanto a fita. Espere pelo menos de 3-5 horas, ou até que esteja totalmente seco. Seque a sombra, caso prefira ainda com a tinta fresca jogue um pouco de glitter e finalize circundando a sua pintura com um bordado de linha colorida.

 

Gostou deste artigo? Veja mais como estes curtindo nossa página no Facebook:

1 Star
Loading...

Comentários

comentários

2 respostas para “Panos de prato para o seu Natal”

  1. […] Faça lindos panos de prato para presentear […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *