Acabe com manchas escurecidas na pele

Poros dilatados são os principais responsáveis por quadros de oleosidade na pele.

Máscara de argila para secar a sua pele

Comece a decoração de Natal gastando pouco

Trate olheiras em casa  

Mais comum no verão, o poro dilatado, responsável pela secreção da glândula sebácea e pelo crescimento de pêlos  no rosto, a dilatação favorece um acúmulo de gordura  princípio básico para o surgimento de cravos e espinhas que tanto incomodam homens e mulheres.

Quem sofre com poros dilatados tem maior probabilidade de desenvolver manchas escuras na pele uma vez que os poros acumulam além de sebo, sujeira e poluição. Pele escura e acnes causam baixa autoestima, já que se concentram na região de maior destaque, nosso rosto. Nós do Arteblog vamos te ajudar a lidar melhor com poros dilatados e com manchas que por ventura  podem surgir.

Como poros dilatados surgem?

Poros dilatados são resultado de um acúmulo de sebo e sujeira nos poros da pele. É um ciclo vicioso para quem sofre com oleosidade. Excesso de oleosidade favorece para que este acúmulo (de sebo, sujeira e células mortas) se forme, dilatando os poros. Poros dilatados acumulam maior quantidade de gordura, mantendo o quadro de poro dilatado. Mas calma! É possível dar um basta nisso com ingredientes do nosso dia-a-dia.

É possível evitar poros dilatados?

Os cuidados para tratar um quadro de poros dilatados é o mesmo utilizado para prevenção de acnes e controle de oleosidade da pele. Lave o rosto diariamente, duas vezes ao dia com água fria, utilize produtos secativos, esfoliantes, sempre que se expor ao sol utilize protetor solar compatível com o seu tipo de pele. Não durma com maquiagem e opte por maquiagens oil free (livres de óleo). Quem tem pele oleosa, maquiagens leves e umectantes são a melhor opção.

O que causa poros dilatados?

Poros dilatados podem ser causados por inúmeros fatores, como por exemplo limpeza insuficiente, alta ingestão de carboidratos simples como açúcar refinado, pães e massas, mas também pode advir de um excesso de vitaminas do complexo B. Isso mesmo, excesso de vitamina B, especialmente B2 presente em alimentos como leites, ovos, brócolis e vegetais verdes folhosos, cereais integrais, ervilhas, amendoim, castanhas, nozes, laticínios e carnes em geral podem contribuir para maior oleosidade na pele. Tenha uma alimentação balanceada e invista em produtos secantes, esfoliantes e umectantes.

Depois de toda essa explicação sobre o que pode causar poros dilatados e acabar de vez com o aspecto saudável da sua pele com manchas escurecidas, vamos ao que interessa. Separamos algumas máscaras que podem para minimizar a oleosidade da pele e evitar que ela escureça.

Mascara de bicarbonato de sódio

 

O bicarbonato de sódio, facilmente encontrado em casa é um ótimo esfoliante, atuando diretamente na limpeza da pele combatendo cravos e espinhas.

Você vai precisar de:

  • Suco de uma laranja;
    1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio.

Misture todos os ingredientes e aplique sobre o rosto após lavá-lo previamente com água fria. Deixe agir por cerca de 15 minutos. Lave abundantemente também com água fria.

Bicarbonato com tree oil

Tree oil ou óleo de melaleuca, obtido da família da Myrtaceae, planta tipicamente australiana é utilizada para o tratamento de cortes e lesões, o que acaba por atuar também no tratamento de espinhas e cravos fechados (aqueles pontinhos brancos).

Para essa máscara você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de bicarbonado de sódio;
    1 colher (sopa) de água;
    1 colher (sopa) de tree oil.

Misture todos os ingredientes. Aplique sobre o rosto e deixe agir por não mais que cinco minutos. Em seguida, lave abundantemente com água morna.

Clara de ovo para clarear a pele

Caso você perceba regiões já escurecidas em seu rosto, pode investir nessa poderosa máscara de clara de ovo para clarear essas regiões escurecidas tanto por poros dilatados ou por marcas de sol. A clara de ovo é rica em minerais importantes para a boa manutenção da pele como ferro, fósforo, zinco e o selênio. O ovo é um conhecido antioxidante, atua “esticando” a nossa pele, ajudando a hidratar e reduzindo a oleosidade.

Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de clara de ovo;
    2 colheres (sopa) de sabonete líquido;
    1/2 colher de bicarbonato de sódio.

Misture todos os ingredientes muito bem. Aplique diretamente no rosto e deixe agir por cerca de 3 minutos. Em seguida, lave com água fria e aplique um hidratante para finalizar.

Vinagre

Calma, não estamos falando do vinagre que utilizamos em casa propriamente dito, mas sim atuando juntamente com o ovo, presente na maionese. Juntos, tanto o ovo como o vinagre  atuam diminuindo os poros, melhorando a aparência geral da pele e reduzindo assim manchas por sujeiras presente nas glândulas sebáceas. Aplique uma colher de maionese diretamente sobre o rosto e deixe agir por cerca de  20 minutos. Essa máscara feita à noite pode ser combinada com o uso de rodelas de pepino em torno do olhos para um tratamento completo, evitando e minimizando olheiras.


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Acabe com manchas escurecidas na pele”

  1. […] Você sofre com manchas na pele? Não mais! […]

  2. […] Você não sabe mais como acabar com manchas escurecidas na pele? Nós temos a solução […]