Potes velhos em casa? Aprenda como reutilizá-los

Restaurar, reutilizar, reciclar, os três R da sustentabilidade aplicado aos potes que temos em casa.

Transforme potes de requeijão em lindos vasos

Veja penteados que nunca saem da cabeça das noivas e de moda  

Sofre com olheiras? Nem sempre elas são resultado de noites mal dormidas. Entenda aqui!

Reutilizar nunca esteve tão em pauta. Seja por motivos econômicos ou de apoio à sustentabilidade do planeta, reciclar é a nova moda.

Cada brasileiro produz pouco mais 380 kg de lixo por ano que acaba sendo diretamente depositado nos aterros sanitários ou até mesmo em lixões a céu aberto, realidade muito frequente em nosso país. Pensando em diminuir o descarte, ideias de reutilização e reciclagem de materiais que sem destinação acabariam no lixo vem se tornando cada vez mais populares. Desse modo resolvemos trazer dicas de como reaproveitar frascos e potes que você tem em casa, e o melhor, dar-lhes vida nova com materiais também disponíveis facilmente em casa. Mãos na massa, ou melhor, nos potes e nunca mais jogue fora embalagens desse tipo.

Se você gosta de reciclar, de artesanato, de DIY, solte a imaginação e venha com a gente. E o melhor, dependendo do resultado é possível comercializá-los em feiras de artesanatos.

Potes de produtos como requeijão, maionese e conservas em geral são extremamente úteis em casa, pela sua resistência e principalmente por possuírem tampas. Podendo ser reaproveitado para inúmeras finalidades como: porta-trecos, copo style, porta-lápis e pote para condimentos.

Para decorar, sua criatividade é o limite, pode-se decorar com EVA, tinta, fita, cola e até mesmo esmalte de unha e borra de café.

Pote de conserva e suas mil e uma utilidades potes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa primeira dica DIY é destinada a potes de conserva, normalmente de palmito e azeitona. Transforme-o em um lindo porta-moedas estilo Tumblr. Para isso você vai precisar da estampa que deseja aplicar no pote e papel contact. De posse da estampa fixe-a no pote com um pedacinho de fita. Cole sobre ela o papel contact abrangendo da imagem a toda a circunferência do pote, para finalizar, amarre no gargalho barbante colorido ou fita para presente.

Uma das 1001

Outra alternativa, é utilizar o pote como um porta recados motivacional. Escreva mensagens que te incentivam, te proporcionem bem-estar e deixe na cabeceira, todo dia pela manhã leia uma mensagem e comece bem o dia.

Duas de 1001

Ainda com potes de conserva, é possível personaliza-los apenas com tinta spray, cola e bonecos infantis. O resultado são lindos porta algodões, cotonetes, condimentos. Tem mil e uma utilidades como os próprios potes. Monte tudo antes de iniciar o processo de pintura. Com cola quente cole a miniatura do brinquedo, assim que secar, ponte com a tinta spray e deixe secar a sombra.

Copo style

Para fazer esse copo vai ser preciso antes de mais nada furar a tampa do pote. Potes de maionese dão um acabamento melhor. Para isso, esquente um objeto circular e fure próximo a uma das extremidades da tampa. Quão melhor circular for o objeto melhor é o resultado final do produto. Compre canudos de plástico duro, ou acrílico em lojas de artesanato ou 1,99. Para decorar seu novo copo solte a imaginação. Por se tratar de um recipiente que será constantemente lavado, pintura é o mais recomendado pela sua durabilidade.

Lembrancinhas

Potes de requeijão, maionese, pasta de amendoim e similares podem ser lindas lembrancinhas de chás de bebê principalmente. Com um pouco de tempo, e alguns materiais é possível deixá-los irreconhecíveis.

1.1 Com papel contact

Compre papel contact de sua preferência, que combine com a decoração de sua festa. Cole nas extremidades duas finas tiras, para o acabamento amarre uma fitinha daquelas típicas para presente de aniversário e com a tesoura finalize suas pontas.

1.2 Com Eva

A utilização de EVA permite que possamos personalizar também a tampa do pote. Recorte uma circunferência um pouco maior que a tampa e com cola quente nas extremidades cole o EVA. Para dar um bom acabamento, como se o EVA estivesse de fato bem disposto para baixo, amarre com barbante por algumas horas. Para o pote em si, desenhe figuras em EVA e cole-as, podem ser pequenas figuras coladas em toda a sua extensão como as da imagem ou uma grande no centro. Fica a seu critério.

1.3 Com corda

Decorar com cordas é sempre um charme mas costuma causar algumas dúvidas quanto ao material utilizado para fixação. Por isso resolvemos acrescentar a decoração com corda para sanar essas dúvidas. Bom, vamos lá. Para colar corda de sisal é recomendável utilizar um material chamado “cola universal para artesanato” é como um tipo de “super bonder” para artesãos. Normalmente seu custo varia de R$ 7,00 a R$ 10,00 reais, e sua durabilidade é considerada boa. De mão dessa cola especial o trabalho fica bem mais fácil. Basta ir passando a cola conforme vai dispondo a corda, cuidado para não se perder, tenha paciência, o resultado vale a pena.


Publicado

em

por