Dicas para acordar bem disposto

Acordar cabisbaixo às vezes é normal, mas quando esse problema se torna recorrente pode indicar que algo está errado.

Acordar cedo de bom humor é quase impossível, apenas a ideia nos desagrada e acabamos por ficar de mal humor, mas a forma como levantamos pela manhã norteia toda a nossa produção durante o dia. Acordar bem disposto é fundamental para o rendimento no trabalho, ou mesmo dos estudos. Para isso trazemos neste post dicas de como estar bem disposto logo nas primeiras horas do dia.

Dicas especiais para mamães de primeira viagem

Ideias criativas de artesanatos para os amantes de flores

Veja algumas dicas simples para dormir bem

Seja regrado quanto aos horários

relógio

Dormir sempre no mesmo horário acostuma o corpo a uma rotina que pode parecer difícil nos primeiros dias, mas que se torna familiar com o passar do tempo. Quando deitamos sempre no mesmo horário, estamos regulando nosso relógio biológico, deitar em horários alternados desregula nosso relógio circadiano, nos fazendo ter maiores dificuldades para levantar no dia seguinte. O relógio circadiano ou biológico, nada mais é do que a programação do nosso corpo para as atividades diárias distribuídas em 24 horas, quando alteramos alguma das atividades habituais, adiantamos ou atrasamos nosso relógio.

Não durma menos que o indicadocama-quarto-dormir

Dica alguma vai funcionar para acordar bem disposto se não tiver uma noite de sono tranquila é satisfatória. É recomendável em média 7h de sono, dormir menos que o recomendável não possibilita ao corpo tempo hábil para se recuperar do dia árduo e tumultuoso. Privar-se de boas noites de sono são uma das causas mais recorrentes de indisposição pela manhã.

Esqueça o famoso “só mais cinco minutinhos”mulher dormindo

Ainda que indisposto não postergue o momento de levantar. Enrolar na cama não ajuda e tirar um cochilo por mais “cinco minutinhos” torna o sono fragmentado e de baixa qualidade, apenas te deixando ainda mais indisposto e com sensação de cansaço.

Pule da cama, literalmente

Espante o sono pulando da cama assim que o despertador tocar. Alongue-se ainda na cama, com movimentos suaves, nada muito brusco. Alongar-se traz energia e revigora para o dia todo. Assim que levantar alongue-se pra valer. Dê pulinhos por pelo menos cinco minutos, isso vai te ajudar a espantar o sono e ainda atua eliminando as toxinas produzidas à noite, uma vez que ativa o sistema linfático.

Tenha planos para o dia seguinte

Planeje o que será feito no dia seguinte, não muito antes de dormir, mas ao final do dia, pouco antes de deitar. Planeje o que será feito no dia seguinte! Isso te da motivação para levantar cedo da cama. Arrume para que as atividades mais árduas sejam postas pela manhã, assim consegue aliviar a pressão e o estresse no final do dia, próximo à hora de deitar o que comprometeria seriamente a qualidade do sono.

Beba água

Beber um copo de água com limão e mel pela manhã espanta o sono. Mas pode substituir a bebida por café, chá verde ou outros termogênicos ricos em cafeína, eles dão aquele gás pela manhã e nos deixam mais dispostos.

Como dormir bem e acordar disposto

Acordar bem disposto antes de mais nada é resultado de uma boa noite de sono. Resolvemos trazer aqui dicas de como dormir melhor e consequentemente acordar mais disposto e recuperado.

A cama é um lugar apenas de descanso

Fazer atividades na cama pode tumultuar a imagem de local de repouso e descanso. Sintoma mais agressivo em pacientes que sofrem com insônia. Fazer atividades na cama como jogar videogame, assistir tevê acaba nos deixando agitados no momento do descanso e repouso. Para exercitar-se na cama prefira musicas relaxantes ou um bom livro. Eles te tranquilizam e facilitam a indução ao sono. Lembre-se de deitar quando estiver realmente cansado e com sono, ficar na cama apenas por ficar causa mais ansiedade.

Invista em alimentos com triptofano

Mantenha em sua rotina alimentos ricos em triptofano, como por exemplo peixes, nozes, castanhas, semente de abóbora, arroz e aveia. O triptofano é um aminoácido extremamente importante, atuando na produção do neurotransmissor serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Prefira ambientes totalmente escurosacordar

Ainda regido pelo nosso relógio biológico, ao escurecer o nosso corpo começa a produzir melatonina que possui a função de induzir ao estágio inicial do sono. A produção de melatonina só se inicia ao escurecer. Por ser responsável pela indução ao sono, quase todos os órgãos possuem receptores para ela, para gradativamente preparar nosso organismo para uma boa noite de sono. Manter luminosidade no ambiente de repouso prejudica a produção de melatonia e consequente indução ao sono. A luminosidade ainda, além de comprometer a produção de melatonina nos deixa agitados e ativos.

Apesar de produzida pelo corpo, no caso da melatonina, ou ingerida através da alimentação, para o triptofano é possível suplementá-los. A suplementação de triptofano é mais indicada. A melatonina não é ainda regulamentada para comercialização livre no país, podendo ser adquirida apenas por exportação ou por manipulação com retenção da receita. Ainda que adquirida, as doses de melatonina produzida e liberada em nossa corrente sanguínea de modo natural pairam em cerca de 0,1 MG, a versão sintética produzida em laboratório são cápsulas de 3 MG. O triptofano por ser adquirido de modo natural pelo corpo através da alimentação, tem por isso maior indicação e adeptos quando o assunto é tratamento da insônia. Suas cápsulas costumam variar de 190 MG a 500 MG. Para insônia deve-se manter a ingestão de cerca de 200 MG uma hora antes de dormir.

 


Publicado

em

por