Marca de espinha? Aprenda como amenizá-las

As espinhas e os cravos, lesões que integram o quadro clínico da acne acomete a todos nós. Uns sofrem mais com este problema, outros menos. Costumeiramente elas aparecem na adolescência, mas as marcas deixadas em nossa pele nos acompanham até a fase adulta e costumam ser bem incômodas.

O segredo das pessoas felizes!

Conheça chás e sucos que podem curar

As espinhas nada mais são que inflamações nos poros da pele, resultado da extrema oleosidade que os obstruem, assim como os cravos que são poros entupidos pela produção das glândulas sebáceas que em níveis normais protege a nossa pele do ressecamento.

Antes de ensinarmos tratamentos para atenuar as marcas deixadas por espinhas, trazemos a receita de um poderoso umectante, responsável pelo secamento das tão temidas espinhas ou cravos fechados (aqueles pontinhos brancos e avermelhados).

Máscara para secar espinhasrosto-pele

Os tratamentos caseiros têm apresentado bons resultados e cada vez mais se popularizam entre os usuários. Uma poderosa máscara que combate à oleosidade e previne o aparecimento de novas espinhas é feita com apenas três ingredientes.

Você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de leite;
  • 1 colher (sopa) de cúrcuma;
  • 1 colher (sopa) de mel.

Preparo

Em um recipiente de vidro adicione o cúrcuma e o leite, misture até que incorpore. Adicione o mel e repita o processo. Aplique sobre o rosto e deixe secar naturalmente. Lave em abundância em seguida.

O cúrcuma é um poderoso anti-inflamatório e atua como cicatrizante, o mel atua como esfoliante natural, eliminando as toxinas e ainda hidratando a pele, o leite por ser rico em aminoácidos, é essencial para a manutenção da boa aparência da pele.

Gel de Aloé Vera para acnebabosa

A aloé vera ajuda a nutrir a pele, melhorando a sua aparência, podendo ser aplicada diretamente na região com acne. Aplique o gel de aloé vera  e deixe agir por 30 minutos, lave normalmente.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio tão como o mel pode ser um ótimo esfoliante. Aplique a pasta de bicarbonato e água, na proporção de uma colher de sopa de bicarbonato para 250 ml de água sobre o rosto e deixe agir por cerca de 10 minutos. Em seguida lave em água morna e aplique uma hidratante de sua preferência.

Frutas para o tratamento de acnes

acne-espinha-pele-frutas

O pepino, rico em vitaminas A, C e também magnésio, atua como cicatrizante. Aplique rodelas de pepino no rosto e deixe por 30 minutos. Lave em seguida com água morna. A batata, aplicada da mesma forma é ótima para favorecer a reconstrução dos tecidos. O limão atenua as marcas deixadas pelas espinhas, podendo ser aplicado puro ou diluído, contudo, aplique-o somente à noite. Secando naturalmente lave com água fria e aplique um hidratante para finalizar.

Cuidados fundamentais para pele mais saudávelmascaras

  • Lave o rosto diariamente, 2x ao dia. Manter o rosto limpo e livre de impurezas é fundamental para a saúde da nossa pele. Lave o rosto logo ao acordar para eliminar a oleosidade natural, produzida durante a noite e ao final do dia, para eliminar as impurezas acumuladas durante o dia.
  • Retire toda a maquiagem, ela impede que a pele respire, uma vez que compele os poros. Lembre-se de retirar totalmente a maquiagem antes de deitar.
  • O uso regular de protetor solar evita o envelhecimento precoce da pele e a previne de manchas de sol. Além de ser importante no combate do câncer de pele, um dos mais recorrentes atualmente.

Cuidados diários

  • Use pelo menos duas a três vezes por semana um esfoliante. Há opções naturais eficientes: mel, açúcar mascavo, farinha de aveia e sal rosa do Himalaia. Os esfoliantes naturais ou não, servem para eliminar células mortas e atuam desobstruindo os poros, evitando assim oleosidade e o aparecimento de acnes.
  • Beba chá verde, além de seu um importante termogênico que contribui para manutenção ou perda do peso, previne o envelhecimento precoce e possível câncer de pele.
  • Evite o estresse diário e beba pelo menos 2l de água por dia. A hidratação é essencial não apenas para a saúde de nossa pele, mas também para o bom funcionamento de nosso organismo. O estresse diário deixa nossa pele opaca e sem brilho, fugir do estresse nos garante maior luminosidade no rosto.
  • Alimentos ricos em antioxidantes. Responsáveis por retardarem o envelhecimento precoce, também tem função sobre a inibição da atuação dos radicais livres, protegendo a pele das agressões diárias como poluição, sol, e correlatos.
  • Evite frituras, esse tipo de alimento, comumente atrelado ao consumo de industrializados e gordura saturada eleva consideravelmente a oleosidade da pele, o que pode propiciar o aparecimento de espinhas.
  • Nunca esprema cravos ou espinhas, o simples ato de espremer pode agravar o quadro, aumentando a inflamação e posterior cicatriz.
  • Evite levar sempre a mão ao rosto, nossa mão está repleta da presença de bactérias e ao levarmos ao rosto aumentamos a sua concentração em nossa pele, o que no menor sinal de lesão acabará entrando em nossos poros.
  • Pratique regularmente atividades físicas. Que a atividade física é um dos melhores aliados para quem quer emagrecer não é novidade alguma, mas a atividade física também pode retardar o envelhecimento precoce uma vez que estimula a circulação celular.

Veja outra máscara para pele oleosa

 

 

 


Publicado

em

por