Óleo de coco, conheça os benefícios desse emagrecedor natural 

O mercado de produtos naturais a cada dia nos apresenta novos produtos. Muitos supostamente ricos em nutrientes  ou extremamente benéficos para o nosso bem estar. Nessa onda de produtos naturais, o óleo de coco fez história. Conhecido como um poderoso aliado da alimentação saudável e do bom funcionamento do organismo, uma de suas atribuições é ser um  importante precursor no processo de emagrecimento.

Aprenda lindos artesanatos com potes de azeitona

Manchas na pele: É possível tratá-las em casa? 

Extraído do fruto do coqueiro, o óleo pode ser refinado ou extravirgem. Sendo o primeiro, extraído do fruto seco, tendo um custo de mercado mais baixo. O segundo é extraído do coco verde após a sua colheita, preferencialmente de produção orgânica.

Rico em gordura saturada,  o óleo pode realmente ajudar a emagrecer?

dieta-coco

Essa pergunta é costumeiramente feita pelos amantes da boa forma. Como um alimento rico em gorduras pode ajudar a emagrecer? Apesar de rico em gorduras, o óleo de coco ajuda sim a emagrecer e esse não é o seu único benéficio. A gordura saturada presente  é de cadeira média, não longa, o que significa que a gordura é bem absorvida pelo organismo e transformada em energia de modo linear, evitando seu acúmulo no tecido adiposo.  O óleo de coco trabalha favorecendo a oxidação da gordura, ou seja, sua utilização como fonte de energia, o que promove o emagrecimento uma vez que a gordura não se acumula.

O que reforça a eficácia do óleo de coco no processo de emagrecimento é a combinação de vários fatores:

O óleo de coco acelera o metabolismo

dieta-coco

O óleo de coco está entre os dez melhores alimentos do mundo. Tem o poder de acelerar o metabolismo, o que contribui para o emagrecimento, visto que faz as células trabalharem mais e de forma acelerada gastando mais energia para tal atividade.

Traz saciedade

dieta

Pesquisas apontam que quem consome óleo de coco no café da manhã tende a ingerir menos calorias e alimentos no decorrer do dia. Contudo, fazer uso do óleo de coco deve ser de modo controlado, trocando as fontes de gorduras, consuma menos carne vermelha, e invista em oleaginosas e peixes.

Melhora o funcionamento da tireoide, e o tráfego intestinal, favorecendo a queima de gordura e evitando acúmulo de gordura corporal

Controla o colesterol

mcdonald

Ainda que rico em gorduras, o óleo de  coco ajuda no controle do colesterol,  aumentando o colesterol bom. Mas é preciso estar atento! Apesar dos inúmeros benefícios, é necessário controlar o consumo de óleo de coco. Seu consumo não deve ultrapassar 2 colheres (sopa) ao dia. Tendo como base que nossa necessidade diária de gorduras saturadas é de apenas 22 gramas.

O óleo de coco pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados e farmácias. Seu custo costuma variar de R$ 20,00 à R$ 25,00. Seu princípio ativo é o acido laúrio, forte antioxidante e anti-inflamatório, combatendo os radicais livres.

Usos

O óleo de coco in natura pode ser usado em refogados, substituindo o óleo de soja, assim como em frituras e grelhados ou acompanhando outras refeições, exceto no famoso cafezinho.


Publicado

em

,

por

Comentários

Uma resposta para “Óleo de coco, conheça os benefícios desse emagrecedor natural ”

  1. […] Óleo de coco: Conheça os benefícios desse poderoso emagrecedor […]