Reciclagem: Artesanatos Com Vidro de Azeitona

A reciclagem é uma realidade palpável na maior parte das cidades brasileiras, mas sabemos que para além das cooperativas, para além da economia colaborativa e da consciência ambiental, existe ainda uma grande rede de degradação do meio ambiente, o que poderia ser minorada através de iniciativas realmente impactantes para reduzir a produção de lixo.

Como fazer paisagens com areia colorida em vidros

26 trabalhos com garrafas de vidro

Por mais que falemos hoje em formas de substituir a utilização de vidrarias, sabemos que alguns produtos são tradicionalmente vendidos dessa forma, havendo ainda uma grande resistência por parte dos consumidores para utilizarem outros tipos de embalagens.

O vidro

Aquele pote de vidro que foi parar no lixo orgânico, sem que fosse separado, possivelmente virará lixo comum em aterros, ficando ali por, pelo menos, quatro mil anos, que é o tempo de decomposição total desse material.

E aí é que o artesanato e a capacidade criativa que temos de dar um novo sentido para aquilo que já existe entra: que tal reciclar essa embalagem e ainda deixar a sua casa incrível? Veja abaixo formas de reciclar potes de vidro, como o de azeitona, e entre conosco nessa jornada de buscarmos um mundo melhor, mais limpo e mais bonito.

1 – Como terrário

Os potes mais estreitos podem ser ótimos para construir um terrário para a sua casa e ainda são uma ótima opção de reciclagem. Basta adicionar musgo, pequenas suculentas e deixar que a natureza faça o restante do trabalho. Faça também um pequeno furo na tampa, utilizando um prego quente e adicione água semanalmente. Você terá uma minifloresta em sua casa.

2 – Como suporte para velas

Todo mundo ama listras e nós sabemos disso. Para um jantar ainda mais sensacional, pegue pequenas quantidades de sal grosso e intercale em camadas com temperos de sua preferência, bem como com ervas secas. No topo, coloque uma pequena vela. Os aromas exalarão e você terá um ambiente ainda mais perfumado e requintado e nem parecerá reciclagem.

3 – Como porta retrato reciclado

Recorte suas fotos favoritas e coloque dentro do pote, de forma que ela fique alongada na parede dele. Depois, coloque uma pequena vela dentro do frasco, de forma que a foto fique iluminada.

4 – Como enfeite natalino

Uma boa foto de cada membro da sua família pode virar um globo natalino. Misture gel para cabelos translúcido com uma boa quantidade de glitter dourado. Depois, prenda a foto recortada na tampa do pote, de forma que consiga deixar a imagem em posição natural, em pé. Depois, delicadamente, tampe o pote e vire-o com a tampa sobre a mesa. Pronto, você tem um globo natalino super incrível!

5 – Como horta suspensa, interna e vertical

É uma forma simples, linda e sensacional de organizar uma horta e de ainda reciclar uma boa quantidade de potes de conserva. Fixe um pedaço de madeira de demolição que esteja de acordo com a disponibilidade de espaço da sua cozinha ou mesmo um pallet. Depois, usando garfos, molde-os para servir de suporte para os potes de vidro, utilizando o gargalo como estrutura para segurar tudo no devido lugar. Prenda os garfos e, dentro dos potes já cheios de terra, plante seus temperos.

6 – Como organizador para seus temperos

Aqueles potes pequenos de conserva podem ser os melhores amigos da organização da sua cozinha. Limpe muito bem cada um e pinte a tampa com tinta para quadro negro. Será divertido poder escrever com giz o nome de cada tempero que estará dentro do pote e sempre mudar sua coleção quando quiser.

7 – Como vasos decorativos suspensos

Com potes de vidro, criatividade e boas doses de barbantes, a decoração da sua festa pode ser singela, simples e maravilhosa. Amarre cada pote usando os barbantes, encha de água e coloque ali uma flor com a cor do tema da festa. Pronto, é uma forma delicada, bonita e ainda muito simples de reciclar potes de vidro.


Publicado

em

,

por

Comentários

3 respostas para “Reciclagem: Artesanatos Com Vidro de Azeitona”

  1. […] Aprenda lindos artesanatos com potes de azeitona […]

  2. […] Reciclagem: Artesanatos Com Vidro de Azeitona […]

  3. […] Reciclagem: Artesanatos Com Vidro de Azeitona […]