São estes os hábitos que Turbinam a sua memória, mas CUIDADO com o Segundo!

O cérebro, da mesma forma que muitos outros órgãos do nosso corpo, precisa ser rodeado de atenções e de constante vigilância a fim de mantermos ele sempre muito saudável – o que afeta toda a nossa qualidade de vida.

Mulheres precisam sim dormir mais. Sabe por quê?

Veja: quais são os melhores alimentos para o cérebro?

Para fazer isso, assim como você se preocupa com a postura quando o assunto é a sua coluna ou com a alimentação quando o tema é o ganho de peso, chegou a hora de entender quais são as coisas que podem prejudicar aquela máquina maravilhosa que cuida do nosso corpo!

Separamos, para te ajudar, 7 dicas preciosas para entender e melhorar a saúde do seu cérebro!

1 – CONVERSAR

Parece besteira, mas conversar requer um grande empenho do seu cérebro. Muito mesmo. Veja: você aciona toda a capacidade de criar um enredo, ouve, pensa, muda de caminho, exercita a sua memória e por aí vai. Sem script, as nossas conversas são muito estimulantes e verdadeiras ginásticas cerebrais. Aposte, então, em pelo menos 10 minutos de uma conversa sadia no momento de descanso durante seu dia. Pode apostar que seu cérebro vai voltar mais musculoso depois dessa jornada pela academia!

2 – AÇÚCAR NÃO FAZ MAL SÓ PARA SEUS DENTES E PARA O SEU PESO

Parece incrível, mas o açúcar presente na comida não detona só o seu peso, sua saúde e seus dentes. Ele também é um grande inimigo para o seu cérebro. O que acaba causando é que existe um fator neurotrófico no cérebro, que se chama BNDF – aqui a sigla nem interessa -, que é responsável pela produção de neurônios. É ela que cria a memória de longo prazo e que também possibilita o aprendizado. No entanto, o grande consumo de açúcar faz com que esse fator simplesmente colapse. É por causa disso que aquela barra de chocolate que você está pensando em levar no dia de fazer o vestibular pode ser mais um tiro no pé que a sua garantia de aprovação, viu?

3 – EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO FAZ FALTA – TANTO QUANTO PARA O RESTO DO SEU CORPO

Sudoku, palavras-cruzadas, quilos e quilos de apostila: isso só faz muito sentido quando você tem entre 16 e 25 anos. Depois todo o gás de produtividade cerebral cai consideravelmente. Só que, veja bem: se você, mesmo depois de os 25, estabelecer uma rotina para seu cérebro (regularidade aqui é a palavra fundamental), você vai conseguir melhorar o funcionamento dele nessa fase de decadência da atividade mental.

4 – CAFÉ DA MANHÃ É, SIM, A REFEIÇÃO MAIS IMPORTANTE DO DIA

Desde que o mundo é mundo e que as avós existem que a gente sabe que o café da manhã é uma refeição que nunca pode ser pulada. Lembra do açúcar? Pois, sempre que você deixa de tomar café da manhã os seus níveis de glicose tendem a subir no decorrer do dia. O resultado? Nada mais é que perda de atividade cerebral – e pra isso nem adianta deixar de comer aquele chocolate no fim do dia, né?

5 – FAST FOOD

Fast food é outro desses inimigos absurdos para a balança e também para o seu cérebro. Células cerebrais são afetadas em sua comunicação quando você come essas coisas semanalmente, o que faz com que a sua memória de curto prazo quase peça demissão do seu corpo. E, olha só, além disso tudo, a comida gordurosa também é uma das responsáveis diretas por depressão.

6 – SORVETE

Má notícia para a nossa vida aqui no verão: sabe quando ele causa aquela dor de cabeça repentina, aquela sensação de que seu cérebro está congelando? Pois: isso acontece porque quando o corpo identifica uma hipotermia, manda mais sangue para o cérebro, o que faz com que os vasos sanguíneos dele acabem por dilatar. E, veja só: isso pode causar grande dor de cabeça.

7 – CELULAR

E se você achava que tudo aquilo que você gosta está na lista das coisas que fazem mal, tenho outra péssima notícia para você: cérebro, celular e câncer têm coisas em comum sim, segundo experimentos feitos com ratos. Mas, calma, não joga seu telefone fora ainda não: basta que você use mais o viva-voz e deixe o aparelho longe da sua cabeça antes de ir dormir.


Publicado

em

,

por

Comentários

Uma resposta para “São estes os hábitos que Turbinam a sua memória, mas CUIDADO com o Segundo!”

  1. […] Veja quais são os dez hábitos que podem turbinar a sua memória […]