Estes são os aparelhos que gastam energia elétrica mesmo desligados

Você quer diminuir o valor da sua conta de luz? Sabe quais são os vilões que fazem sua conta ser muito alta? Talvez você saiba quais aparelhos deve usar por menos tempo, mas já parou para pensar que diversos eletrodomésticos gastam muita energia simplesmente por estarem conectados à tomada?

Como é calculado o valor da conta de luz

O valor da conta de luz é calculado multiplicando a tarifa estadual pela quantidade de kiloWatts-hora (ou kWh) consumida naquele mês. A isso são acrescentados impostos.

A quantidade de kiloWatts-hora consumidos é o valor lido pelo leiturista da luz junto ao medidor de energia. Um kiloWatt-hora equivale a 1000 Watts, que é uma unidade de potência.

Os vilões da conta de luz

Alguns grandes consumidores de energia, como o chuveiro elétrico e o ferro, são desligados logo após o uso. Outros, como o refrigerador e a geladeira, jamais podem ser desligados. Entretanto, não é hábito dos brasileiros desligar totalmente – ou seja, tirar da tomada – vários outros aparelhos e eletrodomésticos. E isso faz toda a diferença na conta de luz.

Se você quer economizar, tire estes aparelhos da tomada! Mesmo desligados, eles continuam consumindo energia, e podem representar uma boa porcentagem da sua conta de luz.

aparelhos-consomem-energia-desligados-computador

  • Computadores e notebooks: um computador desligado, mas conectado à tomada, gasta 21 watts por hora – o mesmo que uma lâmpada fluorescente! O notebook ou laptop gasta menos energia, mas ainda assim é um valor significativo: pelo menos 15 watts por hora, dependendo da marca. Uma dica é apagar o monitor do computador se você não for usá-lo durante pelo menos 15 minutos, e tirar a máquina inteira da tomada quando você for ficar duas ou mais horas sem precisar dela.

aparelhos-consomem-energia-desligados-tv

  • Televisão: sim, é a tela que consome mais energia, mas isso não significa que o consumo é nulo quando a TV está desligada. A luz de stand-by, sozinha, já gasta ao menos 3 watts por hora. Em uma casa pequena, o que acontece então é que a TV desligada pode ser responsável por 10% do consumo de energia mensal.

aparelhos-consomem-energia-desligados-decodificador-tv-a-cabo

  • Aparelho de TV a cabo: é complicado deixar o decodificador da TV a cabo fora da tomada, porque isso em geral acarreta a perda das configurações e faz com que demore um pouco mais para ligar a TV e encontrar o canal que você quer. Mas este pequeno trabalho pode valer a pena, se considerarmos que o decodificador gasta entre 6,5 a 14 watts por hora, dependendo do fabricante.

aparelhos-consomem-energia-desligados-aparelho-de-som

  • Aparelho de som: embora hoje seja um eletrodoméstico cada vez menos comum nas casas brasileiras, não é raro que as casas com aparelho de som deixem-no ligado sempre na tomada. Aqui vem uma surpresa: o aparelho de som gasta mais desligado na tomada que se estiver ligado em volume baixo!

aparelhos-consomem-energia-desligados-carregador

  • Carregadores de celular ou tablet: Você tem o costume de colocar seu celular para carregar e deixá-lo conectado ao carregador mesmo após a carga estar completa? Saiba que essa prática gasta de 1 a 5 watts, dependendo da marca do carregador e do celular.

aparelhos-consomem-energia-desligados-videogame

  • Videogames: desligados, mas conectados à tomada, gastam 1 watt por hora, ou seja: 24 watts por dia, 720 watts por mês, 8640 watts por ano!

aparelhos-consomem-energia-desligados-telefone-sem-fio

  • Telefone sem fio: é quase impossível deixá-lo fora da base ligada à tomada, porque isso causaria o gasto de toda a carga do telefone, mas saiba que, conectado à tomada, o telefone sem fio gasta 3 watts por hora.

aparelhos-consomem-energia-desligados-micro-ondas

  • Micro-ondas: assim como o telefone, ele também consome 3 watts por hora. Mas o micro-ondas é bem mais simples de ser desligado quando não está esquentando alimentos, não?

aparelhos-consomem-energia-desligados-ar-condicionado

  • Ar condicionado e aquecedor: Eles gastam muito ligados, e mesmo desligados representam uma boa porcentagem da conta de luz. Um ar condicionado ligado à tomada todo dia, sem funcionar, pode representar 3% do consumo total mensal.

aparelhos-consomem-energia-desligados-cafeteira

  • Cafeteira: você tem o costume de passar o café e deixar a cafeteira conectada à tomada, para que a base permaneça quente e o café não esfrie no bule? Você está gastando 1 watt por hora com esta estratégia. Desplugue a cafeteira e, com o dinheiro que você economizar na conta de luz, compre uma boa garrafa térmica.

Os vilões da sua conta talvez fossem aparelhos que você nem imaginava que gastavam tanto quando desligados e conectados à tomada. Felizmente, economizar energia pode ser mais fácil do que você pensava: basta desligar alguns aparelhos da tomada e sua conta já virá bem mais baixa no mês que vem.


Publicado

em

por