Pesquisa da USP Descobre Que A Pele Do Amendoim Absorve Gorduras!

A Universidade de São Paulo vem estudando quais são os princípios ativos presentes em produtos como a pele de amendoim. Neste, especificamente, foram descobertos certos tipos de substâncias capazes de prevenir o diabetes e até mesmo a obesidade.

O mais interessante é perceber que a pele do amendoim é um subproduto industrial, ou seja:

Facilmente descartado pela indústria, apesar de absorver carboidratos e também a gordura.

Crianças deveriam consumir mais amendoim para evitar alergias

Você sabe como é feito cada tipo de açúcar que sua família consome?

As moléculas enzimáticas presentes nessa parte importante do amendoim acabam se revelando como peças que impedem a ação de outras pequenas enzimas, que atuam como “tesouras”, segundo o coordenador do grupo de pesquisas que se dedica a estudá-la.

Essas enzimas quebram tanto os açúcares quanto as gorduras, fazendo com que o nosso corpo as absorva, atuando, portanto, de forma diferente que as enzimas presentes ali na pele do amendoim, que se grudam a essas enzimas e impedem sua ação, fazendo com que, por fim, nem açúcar e nem gordura sejam absorvidos pelo nosso corpo.

E sabe por que isso é tão importante? É que quanto menos açúcar e menos gordura nosso organismo absorve, menor é o risco de desenvolvermos doenças como o diabetes e problemas como a obesidade.

Radicais livres e bactérias

É interessante notar que, segundo o grupo de pesquisadores, essas enzimas também impedem que radicais livres possam comprometer sua saúde, uma vez que também têm ação antioxidante. A atuação desses radicais livres causam danos importantes ao nosso DNA, fazendo com que ele se modifique e até mesmo nos leve a um câncer. Outra ação que pode ser prevenida são as inflamações sistêmicas, bem como a formação de placas de gordura em nossas artérias, o que pode, por sua vez, causar um infarto.

Já na UNICAMP, outro grupo de pesquisa também vem estudando uma outra função importante: a pele do amendoim possui ação antimicrobiana, pois impede, pelas mesmas razões que envolvem a quebra de enzima, a proliferação das bactérias que podem comprometer a saúde do nosso corpo. E esse benefício pode ser alcançado ingerindo também o amendoim.

É interessante notar que até mesmo quando comparado com antibióticos comercializados em qualquer tipo de farmácia já podemos notar efeitos significativos: o antibiótico natural pode ser usado na prevenção de doenças causadas por bactérias da mesma forma que um comprado em farmácia.

Estas pesquisas ainda estão em fase de testes laboratoriais, sendo, portanto, um estudo que ainda levará algum tempo para ser concluído e transformado em remédios que poderemos comprar ou em uma recomendação clínica de uso.

Então, nós aqui do Arteblog, recomendamos que vocês, tanto aqueles que se interessaram pela busca desses benefícios quanto pelas pessoas que já desenvolveram algum dos sintomas que a pele do amendoim pode amenizar, a procurar o seu médico de confiança e conversar com ele a respeito da pesquisa.

Como saúde é coisa séria e como a gente busca trazer informações relevantes sem comprometer a saúde dos nossos leitores, também recomendamos que tomem cuidado com qualquer tipo de dieta pautada nesse tipo de alimento sem recomendação médica.